FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Rodas de Conversa "Proximidades com Schwanke" abordam vida e produção do artista joinvilense



Quando: 15 de fevereiro e 15 de março, às 17 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1652021038433734

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea/Instituto Schwanke, promove as rodas de conversa Proximidades com Schwanke, programadas para 15 de fevereiro e 15 de março. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A agenda está em sintonia com o interesse das duas instituições em oferecer possibilidades para ampliar o conhecimento em arte contemporânea e, no caso específico, de aprofundar o conhecimento em torno da vida e da obra do artista joinvilense cuja produção integra a mostra Schwanke: Habitar os Incorporais.

Os dois encontros pretendem estabelecer duas análises distintas, a primeira, em tom mais afetivo, tentará construir uma memória mais biográfica do artista, com relatos pautados na proximidade. A ideia é dar voz aos amigos de Schwanke que tinha forte articulação com os colegas artistas da Capital. A segunda roda de conversa buscará discussões em torno da produção. A distinção entre os dois encontros determina o perfil do conjunto de convidados.

No próximo dia 15 de fevereiro, às 17h, pessoas mais próximas a Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) conduzem a conversa sobre a trajetória e os processos criativos do artista, sob a mediação da jornalista Néri Pedroso. A irmã do artista, Maria Regina Schwanke Schroeder, o fotógrafo Paulo de Araújo, a gestora e galerista Marina Mosimann, a artista Linda Poll e a pesquisadora Letícia Mognol são alguns dos convidados

No dia 15 de março, às 17h, sob a coordenação do artista Franzoi, a proposta é que pesquisadores, artistas e críticos compartilhem suas impressões sobre as obras da exposição “Schwanke: Habitar os Incorporais”, que tem curadoria de Rosângela Cherem, que abrirá a conversa. Para esta roda, os convites foram encaminhados à Alena Marmo, Edélcio Mostaço, Sandra Makowiecky e Antônio Vargas.

As rodas de conversa ocorrerão na galeria. “Será uma grande oportunidade para o público conferir também os 89 trabalhos expostos no casarão histórico no Centro da capital”, sugere a arte educadora da Fundação, Carolina Ramos, que participou do processo curatorial da exposição que encerra a visitação no dia 16 de março. Schwanke, Habitar os Incorporais reúne 89 trabalhos em todas as salas expositivas. A curadoria da professora e doutora Rosângela Miranda Cherem inclui obras nunca expostas em Florianópolis. Entre elas estão as “Sem Título”, criadas entre 1988 e 1991, apelidadas como mandala, perfis, maletas, pregadores de roupas, cuja matéria-prima é o plástico. A seleção inclui a chamada fase das revisitações, em que o artista descontrói a referência original de telas de Georges La Tour, Canova e Leonardo da Vinci, adotando signos do design contemporâneo, além de desenhos e pinturas de diferentes fases, como os sonetos, os Cristos e os shorts. Inéditos na Capital, “Cobra Coral”, instalada no jardim, e a instalação “Claro-escuro” (1990) composta de plotagem, ferro, 24 spots de luz e 24 espetos.

Sobre Schwanke
Entre as décadas de 1970 e 1980, Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) construiu uma produção vasta e vigorosa com 5 mil peças entre desenhos, pinturas, instalações, esculturas e projetos, recebeu cerca de 30 prêmios nacionais e participou de inúmeras exposições individuais, coletivas e salões. Suas obras integram acervos de museus de diferentes cidades, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, entre outras.

Sobre Rosângela Miranda Cherem
Doutora em história pela USP (1998) e doutora em literatura pela UFSC (2006); professora associada de história e teoria da arte no curso artes visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Ceart (Centro de Artes) da Udesc (universidade do Estado de Santa Catarina); coordenadora do Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem-acontecimento. Orienta e tem pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Maneira de Arquivar, Modos de Experimentar, Paradoxos e Singularidades do Gesto Artístico na Contemporaneidade.

MAC Schwanke
Criado em 2002, o Museu de Arte Contemporânea (MAC Schwanke), mantido pelo Instituto Schwanke, filiado ao MinC (Ministério da Cultura) e ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), tem o compromisso de zelar pela memória de Schwanke e oferecer possibilidades de aprimoramento intelectual em torno da arte contemporânea. Com esse fim, organiza seminários e encontros de discussão, cursos e palestras com pesquisadores, críticos e artistas.

Fundação Cultural Badesc
Criada em 2005 e inaugurada em 2006, está instalada em uma das importantes edificações históricas de Florianópolis tombada pelo patrimônio municipal. Além de preservar parte da memória arquitetônica da cidade, o imóvel foi moradia de um dos políticos mais influentes do Estado, Nereu de Oliveira Ramos, que foi presidente da República por um breve período. O casarão se tornou um ponto de encontro de intelectuais, profissionais ligados às diferentes vertentes da arte e da cultura de Santa Catarina, professores, artistas e público interessado na intensa agenda. Espaço transdisciplinar, valoriza o artista e todas as formas de arte e cultura.

Ficha técnica mostra Schwanke, Habitar os Incorporais:
Coordenação: Eneleo Alcides (Fundação Cultural Badesc) e Maria Regina Schwanke Schroeder (MAC/Instituto Schwanke)
Curadoria: Rosângela Miranda Cherem
Pesquisadoras assistentes: Carolina Ramos (1ª assis.) e Anete George (2ª assis.)
Arte educação: Carolina Ramos Nunes
Articulação: Néri Pedroso
Logística: Franzoi, Gabriela Maria Carneiro de Loyola e Mônica Juergens
Design: Bianca Justiniano dos Santos
Montagem: Flávio Brunetto
Rodas de Conversa "Proximidades com Schwanke" abordam vida e produção do artista joinvilense


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar