FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Camerata Florianópolis abre temporada com Réquiem de Mozart



Quando: 16 Março 2017, Quinta-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$50 inteira e R$25 meia-entrada

Dia 16 de março, às 21h, no Teatro Ademir Rosa, a Camerata Florianópolis, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresenta o concerto da Abertura Oficial da Temporada 2017, interpretando uma das melhores e mais famosas obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeu Mozart – O Requiem em ré menor (K.626).

Apresentação única contará com a participação do Polyphonia Khoros, regido pela maestrina do coro Mercia Mafra Ferreira, solos de Carla Domingues, Débora Almeida, Thompson Magalhães e Javier Venegas.

Orquestra Camerata Florianópolis
♦ Maestro: Jeferson Della Rocca
♦ Coro: Polyphonia Khoros
♦ Regente Do Coro: Mércia Mafra Ferreira
♦ Produção: Maria Elita Pereira
♦ Solistas:
Soprano Carla Domingues, Contralto Débora Almeida, Tenor Thompson Magalhães, Baixo Javier Venegas

Os ingressos disponíveis pelo site Blueticket, bilheterias dos teatros e sede da Camerata Florianópolis.

História

Em Março de 1791, Mozart rege em Viena um de seus últimos concertos públicos; tocando o Concerto para piano n.º 27 (KV 595). Seu ultimo filho, nasceu em 26 de Julho. Poucos dias antes, bateu à sua porta um desconhecido, que se recusou a identificar-se e deixou Mozart encarregado da composição de um Réquiemem Rémenor. Deu-lhe um adiantamento e avisou que retornaria em um mês. Mas pouco tempo depois, o compositor é chamado de Praga para escrever a opera A clemência de Tito, para festejar a coroação de Leopoldo II.

Quando subia com sua esposa Constanze na carruagem que os levaria a esta cidade, o desconhecido ter-se-ia apresentado outra vez, perguntado por sua encomenda. Posteriormente supôs-se que aquele sombrio personagem era um enviado do conde Walsegg Stuppach, cuja esposa havia falecido. O viúvo desejava que Mozart compusesse a missa de réquiem para os ritos fúnebres no enterro de sua esposa, mas faria crer - como diz-se que já fizera antes – aos presentes que for a ele quem compôs a obra (por isso o anonimato).

Diz-se que Mozart, obsessivo com ideias de morte desde o falecimento de seu pai, Leopold, debilitado pela fadiga e pela doença que lhe atingia, muito sensível ao sobrenatural devido às suas vinculações com a franco-maçonaria e impressionado pelo aspecto misterioso do homem que encomendou a missa, terminou por acreditar que este era um mensageiro do Destino e que o réquiem que iria compor seria para seu próprio funeral.

Antes de sua morte, Mozart, conseguiu terminar apenas três secções com o coro e composição completa: Introito, Kyrie e Dies Irae. Do resto da sequência deixou os trechos instrumentais, o coro, vozes solistas e o cifrado do contrabaixo e órgão incompletos, deixando a notações para seu discípulo Franz Xaver Süssmayer. Também havia indicações para o Domine Jesu e Agnus Dei. Não havia deixado nada escrito para o Sanctusnem para o Communio. Seu discípulo Süssmayer completou as partes em falta da composição, agregou música onde faltava e compôs completamente o Sanctus. Para o Communio, simplesmente utilizou dos temas do Introito e do Kyrie, à maneira de uma-reexposição, para dar sentido integral à obra.

Uma das principais influências para a obra é o réquiem de Michael Haydn. A obra teve a sua estreia em Viena, 2 de Janeiro de 1793, num concerto em benefício da viúva de Mozart, Konstanze Weber. Foi interpretado novamente em 14 de Dezembro de 1793, durante uma missa para a esposa da Walsegg. Camerata Florianópolis abre temporada com Réquiem de Mozart

Categorias: Março 2017
Tags: Camerata
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Abril 2017 Festival de Sapateado Floripa TAP 2017 ter... >> Dança
até 25 Abril 2017 3º Cine PET Odonto-Fono exibe filme "... >> Cinema Gratuito
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 05 Maio 2017 Passeio Noturno "Floripa Assombrada&q... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar