FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Feira Volta ao Mundo com mais de mil peças de artesanatos internacionais e exclusivos



Quando: até 31 de março
Onde: Praça de Eventos, Shopping Iguatemi
Endereço: av. Madre Benvenuta, 687 - Santa Mônica
Quanto: Gratuito

Pelo segundo ano consecutivo, estarão presentes no Shopping Iguatemi Florianópolis, de 4 a 31 de março, na Feira Volta ao Mundo, representantes de quatro países que estarão expondo mais de mil modelos diferentes de produtos exclusivos e tradicionais de seus países. A entrada no evento é gratuita, de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

A feira conta com a exposição dos mais variados produtos artesanais, que vão de objetos de decoração e utilitários domésticos a roupas típicas e acessórios femininos. Venha conferir o melhor dos artesanatos da Índia,Turquia, Itália e Paquistão!

Diferencial no mercado

A presença pela primeira vez este ano, em Florianópolis, do expositor italiano Luciano Alessio e do paquistanês Ayaz Khamblawala, que comercializam com exclusividade seus produtos artesanais em feiras no Brasil, confere ao evento um grande diferencial no mercado, oferecendo ao visitante peças que só poderão ser encontradas durante o mês de março no Shopping Iguatemi.

Luciano Alessio levará à feira acessórios femininos da Itália, feitos com os tradicionais “cristais de Murano”, como são conhecidos os vidros produzidos no pequeno arquipélago próximo a Veneza. A técnica de produção deste artesanato é milenar, sendo feito com areia do Mar Adriático, de onde é retirada a sílica, matéria-prima do vidro.

Ayaz Khamblawala traz de Karachi, no Paquistão, peças artesanais tradicionais da sua cultura, feitas em madeira rosewood. Entalhadas à mão, as tábuas de servir pizza se transformam facilmente, de forma engenhosa, em fruteiras ou centros de mesa.

Já os cachepos e vasos apresentam delicados trabalhos de entalhe, mas o que chama a atenção são os seus suportes, onde os pés apresentam camelos esculpidos na madeira, que se entrelaçam, abrem e fecham, sem emendas, representando a família unida.

Também de Karachi, o paquistanês Ayaz irá expor no evento ânforas e vasos feitos com estanho e cobre, inteiramente marchetados e pintados à mão. São peças únicas de decoração que chamam a atenção pelo delicado trabalho, beleza, peso e tamanho.

Outro produto do Paquistão são os objetos esculpidos na pedra ônix, natural do país, reconhecida mundialmente pela qualidade, variedade e pelas cores, cujas nuanses são inexistente em outras regiões do planeta.

Novidades do evento

Da Turquia, o expositor Tahsin Cansiz traz as novidades para a edição de 2017 da Feira Volta ao Mundo no Shopping Iguatemi Florianópolis. São mais de 30 modelos diferentes de pratos, travessas e tigelas feitos em vidro, cuja base, dourada ou prata, serve de realce para o trabalho de pintura manual feita no interior da peça com cores e desenhos variados.

Os jogos de copos e xícaras também estarão sendo expostos pela primeira vez no evento. Feitos de vidro na cidade de Istambul, seus detalhes são em ouro ou prata.

Peças exclusivas

Tradicionais ou exóticos, os objetos expostos pela Turquia, Índia, Paquistão e Itália na Feira Volta ao Mundo são sempre exclusivos e uma excelente opção para quem quer presentear ou renovar sua casa.

ÍNDIA

De Kashmir, no norte da Índia, vêm as famosas pashminas de lã pura, os xales e mantas, bem como bolsas, capas de almofadas, tapetes e lenços. Os materiais e técnicas variam de acordo com o produto, com destaque para a lã, o couro e o bordado Ari, uma técnica extremamente aperfeiçoada na região.

Saharanpur, no estado indiano de Uttar Pradesh, é um dos mais famosos centros de produção moveleira artesanal no mundo. Dali saem os mais variados móveis esculpidos em madeira de rosewood ou madeira rosa. São mesas de centro e de canto, cantoneiras, biombos, bancos, cadeiras e outras peças, todas ricamente entalhadas e com detalhes em cobre.

Já os artesanatos feitos em Moradabad, também em Uttar Pradesh, são admirados pela alta qualidade e beleza, além de oferecerem emprego e renda a milhares de famílias. Feitos com madrepérola, osso de camelo e chifre de búfalo, são produzidos com matérias-prima que se originam dos descartes das grandes indústrias, promovendo também a sustentabilidade ambiental na região.

Outro artesanato de Uttar Pradesh, feito na cidade de Varanasi, são as toalhas e trilhos de mesa feitos em algodão, veludo, linho, seda, organza e chiffon, pintados e depois bordados à mão. A maioria dos artesãos que faz este trabalho é constituída por homens.

Em Jaipur, Capital do estado do Rajastão, são produzidos alguns artesanatos admirados pela alta qualidade, como os trilhos e as toalhas de mesa feitos sobre uma base de tule colorido e bordados à mão com pedrarias e missangas ou com desenhos coloridos.

As colchas feitas em patchwork são uma tradição de algumas tribos do estado do Rajastão. Cada uma é tecida por um único artesão em uma base espessa que a torna muito durável e leva de 10 a 15 dias para ser produzida, havendo uma grande variedade de cores e estilos.

Os preços dos produtos indianos variam muito, de R$ 45,00 num lenço até R$ 5.000,00 num gaveteiro de madeira entalhado à mão.

TURQUIA

Da Turquia virão dezenas de modelos de jogos de cama, toalhas e trilhos de mesa ricamente bordados à mão com pedrarias e fitas nos estilos de Bursa e da Capadócia.

Das cidades de Kutahya e Iznik estarão expostos na feira pratos, travessas e tigelas feitos em cerâmica branca, totalmente produzidos de forma artesanal. Os lustres e luminárias turcos, produzidos em Istambul, são feitos com sua base em latão ou bronze e suas cúpulas são formadas de mosaicos de vidros coloridos, aplicados na resina com silicone, o que proporciona um efeito visual muito especial no ambiente. O valor da peça varia de acordo com a quantidade de cúpulas que possui, sendo que quanto mais cúpulas tiver, mais caro o artesanato ficará. Cada peça é única e exclusiva.

O «Nazar Boncuk» ou «Olho Turco» foi criado na Turquia e depois disseminado para outros países, entre eles a Grécia, onde ficou conhecido como «Olho Grego». É um amuleto que protege contra mal olhado e olho gordo. Na Feira Volta ao Mundo será possível encontrar o olho turco e inúmeros produtos, de mandalas a chaveiros e acessórios femininos, para garantir àqueles que acreditam, muita proteção diária na casa, no carro e na pessoa. Feira Volta ao Mundo com mais de mil peças de artesanatos internacionais e exclusivos

Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 02 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
até 03 Maio 2017 Inscrições para curso gratuito Músicas Afr... >> Música
até 03 Maio 2017 II Congresso da Associação Brasileira de T... >> Música
até 10 Maio 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
até 11 Maio 2017 Inscrições para cursos gratuitos de ensino... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar