FaceBook Instagram Twitter


Festa do Padroeiro em Santo Antônio de Lisboa



Quando: de 8 a 18 de junho
Onde: Centro Histórico de Santo Antônio de Lisboa
Quanto: Gratuito
Informações: tel (48) 99631-3325

Numa parceria entre empresários, artistas e moradores, a edição 2017 da festa de Santo Antônio de Lisboa terá, além das celebrações religiosas, atrações inéditas, como a exposição “Sermão aos Peixes”, montada ao longo da Rua Quinze de Novembro, na orla do Centro Histórico. A abertura acontece nessa quinta-feira, dia 8 de junho, às 20h e as obras permanecem na rua por cerca de duas semanas.

A mostra tem 20 obras em formato de tainha, com cerca de 1,60 metros de altura, feitas por artistas ligados ao bairro e pessoas da comunidade: Samuel Casal, Frank Maia, Mariza Dandolini, Danubia Vieira, Glaci Pacheco, Douglas Ferreira, Eliane Arouca, Helena Poetsch, Liliane Motta da Silveira, entre outros.

Nos moldes do tradicional concurso de sardinhas realizado em Lisboa, a exposição daqui tem a tainha como fonte de inspiração. A criação do evento tem participação coletiva, a partir da ideia dos restaurantes da via e a coordenação está com artista plástica e moradora, Liliane Motta da Silveira. O evento tem apoio do Villa do Porto, Marisqueira Sintra, Estúdio 1080, Tonho Boteco, Cerveja Sambaqui Santo Antônio, Atelier Santo de Casa, Studio Fides, Freguesia Oyster Bar e Amsal (Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa).

A programação da festa conta com outras exposições inspiradas no padroeiro, shows musicais, danças típicas, tour pelo Centro Histórico com o Guia Manezinho, sarau e outras atrações. Dentro da programação cultural dos festejos de Santo Antônio, o cantor Tony Dias marca presença no Música na Rua no dia 14/06, à partir das 20h30, em frente a Gambarzeira, também na rua Cônego Serpa. Na quinta-feira (15/06) será a vez do trio Tons de Sambaqui (mesmo horário e local).

O tombamento do centro histórico de Santo Antônio de Lisboa, transformado em patrimônio histórico nacional pelo Iphan, será debatido na quarta-feira (14/06) na Casa de Cultura Clara Manso de Avelar (rua Cônego Serpa). O evento organizado pela Asso ciação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa (Amsal) começa às 19h30. Estão confirmadas as presença da superintendente do Iphan no Estado, Liliane Janine Nizzola, e da dirigente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira. É aguardada a vinda de representante do Sephan, órgão municipal de proteção do patrimônio. Além de Santo Antônio, estão protegidas como Freguesias Luso Brasileiras da Grande Florianópolis, o Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição (Florianópolis), e Enseada de Brito (Palhoça).

PROGRAMAÇÃO

Dia 8
20h - Exposição ‘Sermão aos Peixes’ NA rua Quinze de Novembro/rua da Praia.
Exposição “Isto é lá com Santo Antonio” no Atelier Santo de Casa, roda de conversa com o músico Marcelo Muniz no Studio Fides e reabertura da EntreMundos Arte Funcional e Peculiar. Local: rua Quinze de Novembro, nº 181.

Dia 9
21h - Música na Rua com Gazu e Banda na rua Conego Serpa

Dia 10
15h - Jazz Manouche, com Mauro Albertt, no Tonho Boteco, Rua Quinze de Novembro, nº 181
16h - exposição “Um Trono Para Santo Antônio”, Apresentação do grupo Balho e Tocada da Casa dos Açores de Santa Catarina na casa da cultura Clara Manso de Avelar, rua Cônego Serpa, nº 15
17h30 - Boi de Mamão da Amsal na rua Cônego Serpa
18h30 – Roda de Capoeira com o grupo Mandinga na Rua Cônego Serpa.
20h00 – Música na Rua com Rossano Cancelier e Fidel Piñero na Rua Cônego Serpa.

Dia 11
11h e 16h – Tour Guiado com o Guia Manezinho por Santo Antônio de Lisboa
17h30 – Sarau com Cristiano Mendonça e convidados na Casa de Cultura Clara Manso de Avelar
18h - ‘Primeiro Piano Bar Sambaqui’, com Patrícia Bolsoni e Eduardo Vidili, na Cerveja Sambaqui Santo Antônio
19h - Música na Rua com Nilera e Banda. Local: rua Cônego Serpa.

Dia 14
19h - Mesa redonda: Santo Antônio de Lisboa – Patrimônio e Tombamento. Local: sede da Amsal.
20h - Música na Rua com Toni Dias. Local: rua Cônego Serpa.

Dia 15
20h - Música na Rua com o trio Tons de Sambaqui. Local: rua Cônego Serpa.

Dia 16
20h - Música na Rua com Rossano Cancelier. Local: rua Cônego Serpa.

Dia 17
20h - Música na Rua com Amigos do Edu Samba. Local: rua Cônego Serpa.

Dia 18
20h - Música na Rua com Julião do Baiacu. Local: rua Cônego Serpa

*Programação sujeita a alteração por conta da chuva festa

Festa do Padroeiro em Santo Antônio de Lisboa


Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar