FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2017
Espetáculo teatral "A Última Dança" inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil



Quando: 16 Agosto 2017, Quarta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/121199301842080

A Aliança Francesa de Florianópolis traz para Santa Catarina, pela primeira vez, o espetáculo solo "A Última Dança" com duas apresentações gratuitas nos dias 15 e 16 de agosto.

Na peça a atriz Natalia Gonsales interpreta o monólogo inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil, que decidiu se tornar operária para estudar a opressão contra os trabalhadores.

A peça, escrita por César Baptista, dramaturgo, diretor, coordenador do Núcleo de Dramaturgia do SESI, estreia no Teatro do Centro de Cultura e Sustentabilidade Parque Encantos do Sul, em Capivari de Baixo, dia 15 de agosto, e no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, dia 16 de agosto, com entrada gratuita. As sessões ocorrem às 20h, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria dos teatros.

Baseado no diário de Simone Weil "Expérience de la vie d'usine" ("Vivendo a vida da fábrica") e nas pesquisas publicadas por Eclea Bosi (“Simone Weil - A condição operária e outros estudos sobre a opressão”), A Última Dança será apresentada pela primeira vez em Santa Catarina, após duas temporadas em São Paulo, onde obteve ótimas críticas e um retorno muito positivo do público.

O monólogo narra a trajetória da escritora e filósofa francesa Simone Adolphine Weil (1909-1943), no período em que ela abandonou seu trabalho e sua família para se tornar operária e escrever sobre o cotidiano em uma fábrica.

Em cena a atriz Natalia Gonsales e algumas máquinas de linha de produção que fazem parte do cenário assinado pelo cenógrafo, ator e diretor Flávio Tolezani.

Entre as máquinas, ela relata as precárias condições do ofício (o calor das fornalhas, a fome, as doenças, o barulho, o esgotamento físico, etc.), o medo dos empregados, o crescente ritmo de trabalho, as greves, o envelhecimento nesse ambiente e os pensamentos retraídos.

A trilha é composta por ruídos das correias e barulhos de macetadas. Outras manifestações sonoras do ambiente fabril são transformadas em músicas compostas pelo premiado compositor Daniel Maia.

O espetáculo é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal, patrocínio Engie, apoio da Associação Catarinense para Integração do Cego, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Parque Ambiental Encantos do Sul e coordenação Marte Inovação Cultural.

Um pouco sobre Simone Weil

Nascida em 1909 em Paris, filha de médicos judeus, Simone Weil aluga um pequeno cômodo perto de uma fábrica aos vinte e poucos anos. Despede-se de seus pais, amigos e do ensino da filosofia para trabalhar nas linhas de produção com o objetivo de analisar a condição operária e a opressão social. Para ela, não é possível entender a realidade dos trabalhadores sem viver junto a eles. Formada em filosofia pela Sorbonne, foi a primeira mulher catedrática da França. Era a discípula predileta do filósofo Alain, formada em completo agnosticismo, apaixonada pelo tema da condição humana no mundo do trabalho.

Lutou na Guerra Civil Espanhola, ao lado dos republicanos, e na Resistência Francesa, em Londres; por ser bastante conhecida, foi impedida de retornar à França como pretendia; acometida de tuberculose, não teria admitido se alimentar além da ração diária permitida aos soldados, nos campos de batalha, ou aos civis pelos tickets de racionamento. Com a progressiva deterioração de seu estado de saúde, em estado de desnutrição, faleceu poucos dias depois de seu internamento hospitalar aos 34 anos de idade.

Com Natalia Gonsales
Direção Dramatúrgica: César Baptista
Espetáculo teatral "A Última Dança" inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil


Categorias: Agosto 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Setembro 2017 Inscrições para cursos gratuitos da Escola... >> Música
até 25 Setembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 25 Setembro 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 25 Setembro 2017 Inscrições de artesãos e trabalhadores man... >> Especiais / Outros
até 25 Setembro 2017 Primavera parisiense com mais de três mil ... >> Exposições
até 27 Setembro 2017 Curso sobre Cinema no Museu Histórico de S... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar