FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2017
Espetáculo teatral "A Última Dança" inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil



Quando: 16 Agosto 2017, quarta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/121199301842080

A Aliança Francesa de Florianópolis traz para Santa Catarina, pela primeira vez, o espetáculo solo "A Última Dança" com duas apresentações gratuitas nos dias 15 e 16 de agosto.

Na peça a atriz Natalia Gonsales interpreta o monólogo inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil, que decidiu se tornar operária para estudar a opressão contra os trabalhadores.

A peça, escrita por César Baptista, dramaturgo, diretor, coordenador do Núcleo de Dramaturgia do SESI, estreia no Teatro do Centro de Cultura e Sustentabilidade Parque Encantos do Sul, em Capivari de Baixo, dia 15 de agosto, e no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, dia 16 de agosto, com entrada gratuita. As sessões ocorrem às 20h, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria dos teatros.

Baseado no diário de Simone Weil "Expérience de la vie d'usine" ("Vivendo a vida da fábrica") e nas pesquisas publicadas por Eclea Bosi (“Simone Weil - A condição operária e outros estudos sobre a opressão”), A Última Dança será apresentada pela primeira vez em Santa Catarina, após duas temporadas em São Paulo, onde obteve ótimas críticas e um retorno muito positivo do público.

O monólogo narra a trajetória da escritora e filósofa francesa Simone Adolphine Weil (1909-1943), no período em que ela abandonou seu trabalho e sua família para se tornar operária e escrever sobre o cotidiano em uma fábrica.

Em cena a atriz Natalia Gonsales e algumas máquinas de linha de produção que fazem parte do cenário assinado pelo cenógrafo, ator e diretor Flávio Tolezani.

Entre as máquinas, ela relata as precárias condições do ofício (o calor das fornalhas, a fome, as doenças, o barulho, o esgotamento físico, etc.), o medo dos empregados, o crescente ritmo de trabalho, as greves, o envelhecimento nesse ambiente e os pensamentos retraídos.

A trilha é composta por ruídos das correias e barulhos de macetadas. Outras manifestações sonoras do ambiente fabril são transformadas em músicas compostas pelo premiado compositor Daniel Maia.

O espetáculo é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal, patrocínio Engie, apoio da Associação Catarinense para Integração do Cego, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, Parque Ambiental Encantos do Sul e coordenação Marte Inovação Cultural.

Um pouco sobre Simone Weil

Nascida em 1909 em Paris, filha de médicos judeus, Simone Weil aluga um pequeno cômodo perto de uma fábrica aos vinte e poucos anos. Despede-se de seus pais, amigos e do ensino da filosofia para trabalhar nas linhas de produção com o objetivo de analisar a condição operária e a opressão social. Para ela, não é possível entender a realidade dos trabalhadores sem viver junto a eles. Formada em filosofia pela Sorbonne, foi a primeira mulher catedrática da França. Era a discípula predileta do filósofo Alain, formada em completo agnosticismo, apaixonada pelo tema da condição humana no mundo do trabalho.

Lutou na Guerra Civil Espanhola, ao lado dos republicanos, e na Resistência Francesa, em Londres; por ser bastante conhecida, foi impedida de retornar à França como pretendia; acometida de tuberculose, não teria admitido se alimentar além da ração diária permitida aos soldados, nos campos de batalha, ou aos civis pelos tickets de racionamento. Com a progressiva deterioração de seu estado de saúde, em estado de desnutrição, faleceu poucos dias depois de seu internamento hospitalar aos 34 anos de idade.

Com Natalia Gonsales
Direção Dramatúrgica: César Baptista
Espetáculo teatral "A Última Dança" inspirado no diário da escritora e filósofa francesa Simone Weil


Categorias: Agosto 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 26 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar