FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
"Uma noite de ópera" com as mais famosas árias das óperas de Verdi



Quando: 19 Novembro 2017, Domingo, às 19 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/397415817345590

Pró-Música de Florianópolis de volta aos palcos, apresenta o concerto "Uma noite de ópera", com solistas consagrados, no 19 de novembro, domingo, às 19h, no Teatro Ademir Rosa (CIC).

No programa, obras de Giuseppe Verdi, os melhores momentos das mais famosas de suas óperas: Don Carlo, La Forza del Destino, Rigoletto, La Traviata, Il Trovatore, Un Ballo in Maschera.

Uma Noite de Ópera terá a presença de duas renomadas sopranos, Masami Ganev, japonesa radicada no Brasil e Alícia Cupani, soprano argentina também radicada no nosso país. Artistas elogiadas pela crítica especializada e aplaudidas pelo público de Florianópolis pelas suas brilhantes participações nas óperas aqui apresentadas pela Cia Ópera de SC.

Árias das mais conhecidas óperas de Verdi terão também a participação do tenor Paulo Mandarino, com formação na Accademia Lirica Italiana em Milão e o barítono Douglas Hahn, artista joinvillense, constantemente convidado para as óperas do Teatro Colón, na Argentina.

Uma Noite de Ópera conta com a participação da pianista Helena Scheffel, experiente correpetidora em óperas no Teatro Municipal de São Paulo, atualmente residindo em Florianópolis.

Alícia Cupani e Masami Ganev - sopranos
Paulo Mandarino - tenor
Douglas Hahn - barítono
Helena Scheffel - piano

PROGRAMA

Don Carlo:
Duetto “È lui, desso, l’infante... Dio che nell’alma infondere” (Don Carlo e Rodrigo)
Tenor Paulo Mandarino Baritono Douglas Hahn

La Forza Del Destino:
Aria “Pace, mio Dio!” (Leonora)
Soprano Masami Ganev

Rigoletto:
Duetto “E il sol dell’anima” (Duca e Gilda)
Soprano Alicia Cupani Tenor Paulo Mandarino

Aria “Pari Siamo” (Rigoletto)
Baritono Douglas Hahn

Duetto “Tutte le feste”(Gilda e Rigoletto)
Soprano Alicia Cupani Baritono Douglas Hahn

INTERVALO

La Traviata:
Aria “È strano... Sempre Libera” (Violetta)
Soprano Alicia Cupani

Il Trovatore:
Aria “Ah si bem mio” (Manrico)
Tenor Paulo Mandarino

Un Ballo in Maschera:
Scena e aria “A tal colpa è nulla... Morrò, ma prima in grazia” (Amelia)
Scena e aria “Alzati!... Eri tu che macchiavi quell´anima” (Renato)
Soprano Masami Ganev Baritono Douglas Hahn

Duetto “Teco io sto. Gran Dio!” (Amelia e Riccardo)
Soprano Masami Ganev Tenor Paulo Mandarino

Um brevíssimo histórico das óperas de Verdi aqui mencionadas

Verdi foi o compositor que dominou a produção lírica italiana na segunda metade do século XIX. Foi um criador para a voz, escrevendo um total de 28 óperas.

La Traviata, baseada na peça A Dama das Camélias, retrata a vida curta e trágica morte de uma famosa cortesã na França do Segundo Império. O súbito amor desta mulher pelo ingênuo Alfredo e a destruição igualmente repentina deste amor, geraram uma das mais brilhantes melodias de Verdi.

Rigoletto retrata a corte corrupta de Mantua, com o seu todo poderoso Duque e seu bobo da corte, o corcunda Rigoletto. A raiva impotente e o rancor do desventurado Rigoletto, resulta num comovente teatro musical.

Don Carlo, ópera trágica,dramatiza as lutas políticas sociais e religiosas na Espanha no século XVII e conta a história de pessoas vitimadas por esses conflitos. Verdi aqui acrescenta o poder da Inquisição espanhola e sua determinação em controlar a política da Espanha.

La Forza Del Destino retrata a história do amor impossível entre Álvaro, um cavaleiro sem fortuna, e Leonora, filha de uma família nobre. Os infortúnios do casal apaixonado nas mãos de Carlos, irmão da jovem, e o final trágico dos personagens são pretexto para um trabalho artístico que se desenvolve e se atualiza através de uma linguagem elaborada e saborosa. Na realidade o título Destino representa um papel menos decisivo do que uma trágica coincidência.

Il Trovatore é considerada como uma das mais amadas e festejadas óperas da história. É baseada na peça do espanhol Garcia Gutiérrez - El Trobador - e estreou em 1853 em Roma. A ópera tem sido um sucesso em todo o mundo operístico e conta a história de uma cigana queimada na fogueira por bruxaria. Sua filha, por vingança, sequestra um dos filhos do velho Conde de Luna, que ainda era bebê. Os anos passam e o irmão do bebê sequestrado é o novo Conde de Luna que está apaixonado por Leonora. Esta, por sua vez, só tem olhos para Manrico, o Trovador, que é o filho sequestrado. Conflitos, revelações e um desfecho dramático.

Um Ballo in Maschera A noite dos mascarados! A estória contada por Verdi ocorre num baile de máscaras. É neste cenário de amor proibido, ódio, traição e morte que se passa a história da ópera Um Baile de Máscaras foi situada pelo libretista em uma cidade europeia. Mas a censura oficial levantou objeções porque a história incluía uma conspiração bem sucedida, um assassinato de um príncipe. A ação foi transportada então para a cidade de Boston (EEUU). Giuseppe Verdi utiliza nesta ópera a comédia para valorizar a tragédia. O contraste entre a leveza e o drama coloca à frente dos nossos olhos o terrível destino das personagens. Esta obra constitui a primeira grande síntese de teatro e música realizada por Verdi, abrindo o caminho para as obras-primas da maturidade do compositor italiano.

Conheça um pouco as personagens que serão vividas pelas sopranos Alícia Cupani e Masami Ganev

Alícia Cupani e suas personagens de Uma Noite de Ópera:
Gilda da ópera Rigoletto e Violetta da ópera La Traviata

Gilda é a filha do bobo da corte, Rigoletto. E é vítima da luxúria do Duque de Mântua que a persegue continuadamente e finalmente consegue raptá-la.Porém, em sua inocência e ingenuidade, ela acredita que o Duque realmente a ama.

A personalidade de Violetta Valery domina a ação de toda a ópera La Traviata. Ela começa como uma doente mas cínica cortesã que decide aproveitar o que puder da vida. Mas seu afeto para com o ingênuo jovem Alfredo se transforma num verdadeiro amor.Nesta ária Sempre Libera ela busca a sua total liberdade sem se ligar a nenhum amor e deseja curar-se da doença.

Ópera O Rigoletto de Verdi
Duetto “E il sol dell’anima” (Gilda e Duca)
Soprano Alicia Cupani Tenor Paulo Mandarino

Duetto “Tutte le feste”(Gilda e Rigoletto)
Soprano Alicia Cupani Baritono Douglas Hahn

La Traviata:
Aria “È strano... Sempre Libera” (Violetta)

Alícia Cupani
Em sua carreira artística já viveu muitos papeis de heroínas de óperas como Violetta, (La Traviata), Pamina (A Flauta Mágica), Julieta (Romeu e Julieta), Cherubin (Bodas de Fígaro), Serpina (La Serva Padrona), Miss Silberklang (O Empresário). Atuou em La Traviata (Verdi) no projeto Ópera de Bolso em Joinville; e Romeo et Juliette (Gounod) em Porto Alegre e Florianópolis. Em 2017, participou do I Festival de Ópera de Joinville em La Serva Padrona (Pergolesi) e La Bohème (Puccini). Recebeu o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura, pelo projeto Imagens de Ópera e o Prêmio Personalidade Musical do Ano 2013 concedido pela Academia Catarinense de Letras e Artes.

Masami Ganev e suas personagens de Uma Noite de Ópera:
Leonora da ópera La Forza Del Destino e Amelia da ópera Um Ballo In Maschera

Leonora, filha do Marquês de Calatrava, personagem doce, essencialmente inocente, é cercada por um amante apaixonado a quem seu pai não vê com bons olhos o casamento. Seu tormento ainda é acrescido pelo fato de viver ao lado de um irmão obcecado em vingar a morte do pai. A dureza dos homens e a fragilidade de Leonora ocasionam a tragédia e a condenam ao sofrimento e à morte.

Amelia, enamorada do governador Riccardo, conde de Warwick e governador de Boston, é casada com Renato e está dividida entre sua obrigação para com seu marido e seu amor pelo melhor amigo dele. Ela consulta Ulrica, uma feiticeira que lê as mãos para descobrir como se livrar de sua paixão ilícita. Ela diz a Amelia como reprimir o amor proibido por Riccardo e prevê o assassinato de seu amado.

La Forza Del Destino:
Aria “Pace, mio Dio!” (Leonora)

Un Ballo in Maschera:
Scena e aria “A tal colpa è nulla...Morrò, ma prima in grazia” (Amelia)
Scena e aria “Alzati!... Eri tu che macchiavi quell´anima” (Renato)
Soprano Masami Ganev Baritono Douglas Hahn
Duetto “Teco io sto. Gran Dio!” (Amelia e Riccardo)
Soprano Masami Ganev Tenor Paulo Mandarino

Masami Ganev
As heroínas de óperas vividas por Masami Ganev foram muitas. Entre elas, Cio-cio-san (Madama Butterfly), Condessa (As bodas de Fígaro), Mimi (La Bohème), Micaëla (Carmen), Delia (Fosca), Quarta Criada (Elektra), Flora (Traviata), Giovanna (Rigoletto). Masami Ganev recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Canto Lírico na cidade de Trujillo, Peru (2010). Foi semifinalista no Concorso Lírico Internazional Città di Ferrara, Italia (2012) e no Concorso Lírico Umberto Giorndano na cidade de Lucera, Italia (2015). Fez masterclasses com Dame Kiri Te Kanawa e Carlo Colombara. Em 2015, teve a oportunidade de participar de aulas e ser ouvida por Mirella Freni em Modena, Itália.

Conheça um pouco as personagens que serão vividas pelos cantores Paulo Mandarino (tenor) e Douglas Hahn (barítono)

Paulo Mandarino e suas personagens de Uma Noite de Ópera:
Don Carlo, da ópera com o mesmo nome, Duque de Mântua da ópera Rigoletto, Manrico da ópera Il Trovatore, Riccardo da ópera Um Ballo In Maschera.

Don Carlo- Personagem de grande força psicológica, é um príncipe espanhol que entra em conflito com as autoridades da Inquisição espanhola. Sua história é baseada em conflitos perenes como Príncipe das Astúrias (1545-1568). Após o seu noivado com Elisabeth de Valois, ela acabou casando-se com o pai de Carlos, Filipe II da Espanha, como parte do tratado de paz que terminou a Guerra Italiana de 1551-1559 entre as Casas de Habsburgo e Valois.

Duque de Mântua-Um conde lascivo e sua corte decadente e venal, quer conquistar todas as mulheres de seu reino. Manda raptar Gilda, a filha de Rigoletto, o bobo da corte.

Manrico-O Trovador, é amado por Leonora, mas enfrenta a fúria de um rival, Conde de Luna, personagem vingativo que pretende conquistar a
amada do Trovador.

Riccardo Riccardo, um governante jovial e benevolente está apaixonado pela mulher de seu melhor amigo, mas não quer manchar a sua honra. Em um momento ele é o cortesão elegante e em outro, um personagem despreocupado, num terceiro é um apaixonado e recebe a profecia da feiticeira Ulrica sobre sua morte com o riso de um aristocrata cinicamente divertido.

Don Carlo:
Duetto “È lui, desso, l’infante... Dio che nell’alma infondere”
(Don Carlo e Rodrigo)

Rigoletto:
Duetto “E il sol dell’anima” (Duca e Gilda)

Il Trovatore:
Aria “Ah si bem mio” (Manrico)

Un Ballo in Maschera:
Duetto “Teco io sto. Gran Dio!” (Amelia e Riccardo)
Soprano Masami Ganev Tenor Paulo Mandarino

Paulo Mandarino - tenor
Seus mais famosos personagens de ópera foram Edgardo (Lucia di Lammermoor) Rodolfo (La Bohème), Pinkerton (Butterfly), Cavaradossi (Tosca), Idomeneo (Idomeneo), Riccardo (Un ballo in maschera), Duca di Mantova (Rigoletto), Oedipus, de Strawinski, Hoffmann de Offenbach e Faust, de Berlioz.Compromissos recentes incluem o Requiem de Verdi, no Teatro Solis, em Montevideo, Faust, em La damnation de Faust, de Berlioz, no Theatro Municipal de São Paulo e a Nona Sinfonia de Beethoven na abertura da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Agraciado com a Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura a profissionais consagrados, estudou na Accademia Lirica Italiana, em Milão, com o tenor Pier-Miranda Ferraro.Apresentou-se em concertos nas cidades de Paris, Milão, Roma, Viena e Budapeste.

Douglas Hahn e suas personagens de Uma Noite de Ópera:
Rodrigo, da ópera Don Carlo,Rigoletto da ópera com o mesmo nome, Renato da ópera Um Ballo In Maschera.

Rodrigo-Marquês de Posa, um liberal da corte espanhola do Infante Don Carlo, luta contra a autoridade estabelecida (Coroa e Igreja), a Igreja contra o Estado.

Rigoletto-O corcunda Rigoletto fascina os espectadores pelo seu sarcasmo trágico e seu ódio ao injusto sistema político. Ele aprendeu todo o horror desta aristocracia má, pois sua filha morre depois de oferecer a própria vida pela do Duque de Mântua.

Renato esposo de Amelia e secretário de Riccardo é seu amigo de confiança. Ele é leal a Riccardo e o avisa sobre uma conspiração para assassiná-lo, até que ele descobre que Riccardo está apaixonado por sua esposa Amelia. Ele se junta a Samuel e Tom na conspiração para matar Riccardo.

Don Carlo:
Duetto “È lui, desso, l’infante...Dio che nell’alma infondere” (Don Carlo e Rodrigo)
Tenor Paulo Mandarino Baritono Douglas Hahn

Rigoletto:

Aria “Pari Siamo” (Rigoletto)
Baritono Douglas Hahn

Duetto “Tutte le feste” (Gilda e Rigoletto)
Soprano Alicia Cupani Baritono Douglas Hahn

Un Ballo in Maschera:
Scena e aria “Alzati!... Eri tu che macchiavi quell´anima” (Renato)
Soprano Masami Ganev Baritono Douglas Hahn

Douglas Hahn - barítono
Entre seus trabalhos mais recentes destacam-se L’amore dei tre rè no Teatro Amazonas (Manaus) e Teatro São Pedro (SP); As Bodas de Fígaro (Mozart) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Don Pasquale (Donizetti) no Teatro São Pedro de Porto Alegre; La Traviata (Verdi) no Teatro Municipal de Chapecó; e na temporada deste ano no Theatro Municipal de São Paulo, Fidélio (Beethoven) e Nabucco (Verdi). Apresentou-se também na Argentina, com as óperas Poliuto, Loreley e Aida no Teatro Avenida (Buenos Aires); Tristan und Isolde (Wagner) no Teatro Argentino de La Plata; Lucia di Lammermoor (Donizetti) no Teatro San Martin Libertador em Córdoba. Destaca-se como um dos poucos cantores brasileiros a se apresentar no prestigioso Teatro Colón (Buenos Aires/Argentina), protagonizando as óperas Un Ballo in Maschera (Verdi) e Macbeth (Verdi). Tem em seu repertório mais de 40 papéis líricos completos.

Ingressos a R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada) à venda nos teatros do CIC, Pedro Ivo e TA
"Uma noite de ópera" com as mais famosas árias das óperas de Verdi


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar