FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
Programação gratuita de novembro do Cineclube Infantil tem temática indígena



Quando: 25 Novembro 2017, Sábado, às 16 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Cineclube Infantil tem programação semanal gratuita no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura) com sessões todos os sábados, às 16h, das produções feitas especialmente para a criançada.

A programação de novembro do Cineclube Infantil reúne sob uma temática muito especial, a questão indígena, uma variedade de excelentes filmes. São longas e curtas-metragens catarinenses, nacionais e internacionais. Série Tainá é o destaque da programação de novembro.

Logo na primeira sessão do mês, no dia 4, será exibido o filme "Tainá – Uma Aventura na Amazônia", produção de 2001 e que representa um marco do novo cinema infantil brasileiro. A cineasta catarinense Tania Lamarca assina a direção do filme junto com Sergio Bloch. A trama apresenta a indiazinha Tainá em uma série de aventuras pela floresta Amazônica. A esse seguiram-se outras duas sequências – "Tainá 2, A Aventura Continua", e "Tainá 3, A Origem" – e que também serão exibidos ao longo deste mês.

Além dos longas, o Cineclube reservou também uma leva de curtas-metragens, a maioria animações nacionais, com destaque para O Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo, premiada neste ano na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O Cineclube Infantil é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e a organização da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA NOVEMBRO:

4 de Novembro
"Tainá - Uma Aventura na Amazônia"
De Tania Lamarca, Sergio Bloch (Ficção, Brasil, 2001, 85min)
Tainá, uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho, um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mund os: o da selva e o da cidade.

11 de Novembro [CANCELADO]
O cancelamento da sessão é em virtude da Mostra Internacional Strangloscope
"Tainá 2 - A Aventura continua"
de Mauro Lima (Ficção, Brasil, 2004, 80’)
A pequena índia Catiti anda pela floresta seguindo e imitando Tainá, hoje uma linda e corajosa adolescente. Elas inutilizam as armadilhas dos traficantes de espécimes raros. Encontram Carlito, garoto da cidade à procura de seu cachorrinho perdido, que Catiti resgata e quer adotar. Quando uma quadrilha se apodera dos bichinhos de estimação da aldeia, todas as crianças devem esquecer as diferenças de cultura e temperamento para socorrer os amigos sob a liderança de Tainá.

18 de Novembro
CURTAS NACIONAIS

"Aquitã, o indiozinho"
de Frata Soares, RJ, animação, 2015, 4min
Aquitã é um indiozinho muito forte e corajoso. Porém, quando a noite chega trazendo a escuridão, Aquitã rapidamente procura abrigo no colo de sua mãe. O indiozinho, quem diria, morre de medo do escuro!

"O Awa Poanpé"
de Julia Vellutini, animação, SP, 2017, 5’27’’
O Awa Poanpé é um curta-metragem em animação, que surge de um processo colaborativo com um grupo de jovens da Aldeia indígena Krukutu, localizada em Parelheiros, São Paulo.

"Como fazer um pião"
de Rita de Cácia Oenning da Silva, documentário, SC, 2017, 3’09’’
Em Balaio, uma aldeia indígena Desana/Tucano do Alto Rio Negro (AM), crianças fabricam seus próprios brinquedos. Edernilton Meireles Sampaio, um menino de onze anos, ensina como fazer pião com sementes e galhos de madeira que encontra na mata ao redor de sua casa. Mostra, ainda, com graça, como disputam e cantam esses piões.

"Caminho dos gigantes"
de Alois Di Leo, animação, SP, 2016, 11’52’’
“Caminho dos Gigantes” é uma busca poética pela razão e pelo propósito da vida, que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos Naiá e a Lua.

"Nossa vida no Amazonas: uma resposta às crianças da eFaz"
de Kurt Shaw, documentário, SC, 2016, 9’24’’
Depois de assistir à “carta-vídeo”, enviada pelas crianças da Escola da Fazenda (Florianópolis,
SC), as crianças da aldeia Tapajós mostram dinâmicas cotidianas, suas brincadeiras, a escola e suas famílias. Orgulhosamente mostram como sobem e descem com facilidade de árvores, como nadam no rio, como coletam frutas etc., desmistificando algumas ideias que as crianças urbanas tinham sobre a vida na mata.

"O último índio"
de Maria Teresa Murer, animação, RS, 2017, 12’15’’
Quando a aldeia acaba, o velho pajé Tamai leva o último índio, o jovem Caiua, para viver com o povo índio irmão. Durante o caminho, vai ensinando Caiua, que vivia com os homens brancos, a ser índio de novo, mostrando costumes, valores e pensamentos sobre a vida e a integração com a natureza.

"Naiá e a Lua"
de Leandro Tadashi, ficção, SP, 2010, vídeo HD e 35mm, 13 min
A jovem índia naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.

25 de Novembro
"Tainá 3, A Origem"
De Rosane Svartman ( Ficção, BR, 2011, 100min, 35mm)
Piratas da biodiversidade invadem a área da floresta amazônica onde vive Maya, jovem índia que é vítima do ataque predatório, deixando órfã a bebê Tainá.Abrigada entre as raízes da Grande Árvore (Sapopemba), a criança é salva e criada pelo velho e solitário pajé Tigê. Cinco anos depois, ele leva Tainá à aldeia do seu povo, onde está para ser escolhido o novo líder defensor da natureza.
Programação gratuita de novembro do Cineclube Infantil tem temática indígena


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar