FaceBook Instagram Twitter


Espetáculo "220 Cartas De Amor"



Quando: 10 Novembro 2017, sexta-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: R$60 inteira e R$30 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/572846916380747

Criado a partir das cartas reais trocadas pelos pais do ator Renato Farias na época em que eram namorados, entre 1956 e 1962, o espetáculo 220 Cartas de Amor chega a Florianópolis em novembro, no dia 10, para única apresentação no Teatro Pedro Ivo.

Ele morava em Porto Alegre. Ela, em Santa Maria. Mesmo cinco décadas depois, ao abrir e ler as cartas trocadas pelo casal, é possível perceber que o amor segue lá, vivo e turbulento como costuma ser. E traz consigo outras histórias: histórias de uma época em que as distâncias pareciam maiores e o tempo era realmente outro.

Os atores Renato Farias, gaúcho de Santa Maria e Gaby Haviaras, catarinense de Florianópolis, se apropriam da correspondência de Maria de Lourdes Lang e Lourenço Renato Medeiros de Farias, sob a direção de Rafael Sieg. “Optamos por um caminho mais documental, mas com liberdade para algumas licenças poéticas. A dramaturgia se dá a partir da relação de amor construída através das cartas. A distância entre eles acabou nos parecendo fundamental para que o amor perdurasse.”, comenta o diretor do espetáculo.

O material encontrado por Renato após o falecimento de seu pai, em 1998, ficou guardado por quase 20 anos. “Eram mais de 300 cartas, e pensamos sobre a possibilidade de transformá-las em um espetáculo pela primeira vez há uns quatro anos, tendo em vista o nosso deslumbre frente ao potencial literário destes documentos. Este ano, a partir de uma mobilização familiar, achei que era hora de colocar o projeto em prática.”, explica o ator.

Quebrando estereótipos, 220 Cartas de Amor apresenta um casal onde o homem não tem medo de ser romântico, lírico e delicado. Enquanto a mulher se permite ser mais retilínea, racional e objetiva (além de despojada e com uma atitude que, mesmo pelos padrões de hoje, pode ser considerada feminista). “Em um primeiro momento, pensamos em fazer um questionamento a partir dos nossos corpos em um espetáculo de dança, o que acabou não acontecendo. Mas a questão de gênero, de certa forma, persiste no espetáculo”, afirma Gaby. “No entanto, o mote da narrativa é o amor e a relação com o tempo.”

Formada em 2005, a Companhia Teatro Íntimo (RJ) propõe em seus trabalhos que não haja barreiras entre atores e espectadores – de forma que a comunhão não se dê apenas no aplauso final, mas, sim, antes, durante e depois dos espetáculos. Conceitos como horizontalidade, singularidade, intimidade, afeto e a importância da palavra poética traduzem o foco da pesquisa do grupo, que conta com outros 16 integrantes. No currículo da Cia, constam espetáculos como “Os Dragões” (2005), “Veridiana e eu” (2006), “Cuidado com o Cão” (2007), “Degustação Poética” (2008/2009) “Histórias da Democracia” (2008/2009), “Adélia” (2010), “8 Solos Acompanhados” (2011), “Dorian” (2012), “Ere, Piá, Curumim” (2013), “João Cabral” (2015); entre outros.

Classificação Livre

Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos teatros CIC, TAC, Pedro Ivo e no site Blueticket
Espetáculo "220 Cartas De Amor"


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar