FaceBook Instagram Twitter


Udesc promove gratuitamente recital e palestra sobre shakuhachi, flauta de bambu japonesa



Quando: 30 Abril 2019, terça-feira, às 17 horas
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove na próximo dia 30 de abril, terça-feira, o recital e palestra “Shakuhachi na Música Nova”.

Gratuito e aberto ao público, o evento ocorrerá às 17h na Sala 13 do Departamento de Música, no Centro de Artes (Ceart), e será ministrado pelo professor Luigi Antonio Irlandini, do Departamento de Música do Ceart Udesc, para tratar sobre música contemporânea de conteúdo transcultural, com foco nas atividades desenvolvidas em uma viagem recente ao Japão.

A palestra, vinculada ao grupo de pesquisa Processos Músico-Instrumentais (Promusi), irá incluir a apresentação do shakuhachi, flauta de bambu da tradição Zen budista, e discussões sobre o repertório tradicional e contemporâneo do instrumento. Além disso, o professor fará a performance de Akasha, sua composição eletroacústica para shakuhachi e meios fixos. Serão fornecidos certificados com carga horária de uma hora e meia para o público presente.

O professor Luigi Irlandini compareceu, com apoio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc (Proeven), ao Seminário Internacional de Shakuhachi promovido pelo Kokusan Shakuhachi Kenshukan (Centro Internacional de Treinamento de Shakuhachi) entre os dias 22 e 24 de março. A palestra “Shakuhachi na Música Nova” abordará os conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados com a viagem a Saitama, Japão.

Sobre o ministrante

Luigi Antonio Irlandini é compositor, instrumentista (piano e shakuhachi) e professor na Udesc desde 2010, atuando na graduação e pós-graduação no Departamento de Música. Sua pesquisa se concentra no projeto "Conteúdos Antigos e Não-europeus na Composição Musical dos Séculos 20 e 21". Recentemente, recebeu o Prêmio Elisabete Anderle para a produção do CD Akasha, que será lançado em 2019.

Sobre o Proeven

O Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc apoia pedidos de auxílio para participação de docentes pesquisadores, no exterior, em eventos tecnológicos, científicos e artístico-culturais, como congressos e similares. Tem o objetivo de ampliar a visibilidade da produção intelectual da Udesc fora do Brasil, oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos imprescindíveis ao desenvolvimento da pesquisa e aumentar a possibilidade de colaboração entre pesquisadores por meio de redes internacionais.
Udesc promove gratuitamente recital e palestra sobre shakuhachi, flauta de bambu japonesa


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 27 Maio 2019 Inscrições para mais de 900 vagas em cursos gratuitos da Escola Livre de Artes (ELA)
até 27 Maio 2019 Inscrições para o Floripa Teatro 2019 - 24º Festival Isnard Azevedo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar