FaceBook Instagram Twitter


Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis 2019



Quando: 29 Setembro 2019, domingo, das 9h ás 17h
Onde: Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
Endereço: Avenida Santos Dumont, s/n - Tapera
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/765329360589367

A edição 2019 dos Portões Abertos da Força Aérea Brasileira (FAB) acontece no dia 29 de setembro, domingo, na Base Aérea de Florianópolis. O evento será das 9h às 17h e contará com muitas novidades e atrações. A entrada é gratuita.

Dentre as atrações estão exposição de aeronaves, brinquedos para crianças, praça de alimentação, apresentação com cães, e muito mais!

Além das aeronaves da Força Aérea Brasileira, terá aeronaves da Marinha do Brasil e aeronaves civis que poderão ser conhecidas bem de perto no pátio operacional. O visitante também poderá conhecer alguns carros de combate do Exército Brasileiro e embarcações da Marinha do Brasil.

Além disso, também poderá visitar o que há de mais moderno em produtos de tecnologia de Defesa nos estandes da SC Expo Defense, Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa que estará ocorrendo na Base Aérea de Florianópolis, a primeira realizada no Sul do Brasil.

Portões Abertos é um evento tradicional que ocorre, geralmente no mês de Outubro, em diversas Bases Aéreas e Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), como forma de homenagear e relembrar o feito pioneiro de Alberto Santos Dumont, que em 23 de Outubro de 1906 alçou voo com seu 14 Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, na França, mostrando que o sonho de voar por meios próprios e de maneira sustentada não era exclusividade dos pássaros. Além disso, busca a integração da Força Aérea Brasileira com a comunidade local e regional para incentivar a mentalidade aeronáutica e despertar a consciência cívica para o papel da Força Aérea Brasileira, em prol da segurança e do desenvolvimento do País. Oportunidade única para você e sua família.

ENTRADA GRATUITA! A organização do evento pede a colaboração com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que posteriormente vai ser repassado a instituições que necessitem, e possibilitará ao colaborador concorrer a brindes!

Programação

09h - 17h - Visitação aos Estandes
09h - 17h - Alimentação - Food Trucks
09h - 17h - Brinquedos para Crianças
11h - Apresentação com Cães
14h - Apresentação com Cães
- Sorteios de brindes para quem levar 1Kg de alimento não perecível
- Aeronaves já confirmadas que estarão conosco: F5, A29, C97, C98, P95, AH-11B, SH-16, R22, Cesna 152, Seneca.

Histórico da BAFL

A Base Aérea de Florianópolis, atualmente comandada pelo Coronel Luiz dos SANTOS Alves, traça sua descendência do antigo Centro de Aviação Naval, criado a 10 de maio de 1923 para atender as atividades da antiga Aviação Naval. Sua história confunde-se com a própria história de Santa Catarina e de sua capital, tendo, em seus primórdios, o privilégio de ser indicada como lugar ideal para campo de aviação pelos legendários pilotos franceses Hermoz, Saint-Exupery e Guillamet, que por Florianópolis passavam, implantando com seus vôos transatlânticos, o "Correio do Sul", fazendo seus pousos no então Campo do Campeche. Esta Base, com o decorrer dos tempos, recebeu diferentes nomes e várias missões e a sua posição privilegiada respondeu às crescentes necessidades provocadas pelo progresso aeronáutico.

Após a criação do Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de 1941, passou à denominação de Base Aérea de Florianópolis pelo Dec. 3.302, de 22 de maio de 1941. Já em 1942 tomaria nova designação, ou seja, 14º Corpo de Base Aérea. No decorrer do ano de 1944, precisamente a 21 de agosto, era ativada como Base Aérea de 2ª Classe, pelo Dec. Lei 6.814.

Durante a 2ª Guerra Mundial, aeronaves da FAB desempenharam missões de patrulha anti-submarina e proteção a comboios a partir da BAFL. Com a declaração de guerra aos países do Eixo, amplia-se o seu efetivo de aviões, com a introdução das aeronaves Catalina, destinadas ao patrulhamento do Atlântico-Sul.

Em 01 de outubro de 1947, a então Base Aérea de 2ª Classe, passa a denominação de Destacamento de Base Aérea de Florianópolis, conforme documentação específica do Ministério da Aeronáutica.

Esta Base, com o decorrer dos tempos, recebeu diferentes nomes e várias missões e a sua posição privilegiada respondeu às crescentes necessidades provocadas pelo progresso aeronáutico em meio século.

Em 1961, foi instalado o 2º/10º GAV - Grupo de Aviação e o 1º GT Grupo de Transporte em Florianópolis. Em 15 de julho de 1967, foi inaugurada a torre de controle do serviço de proteção ao vôo, que deu origem ao atual DTCEA-FL.

Em 30 de dezembro de 1970, foi ativada a Base Aérea de Florianópolis, de acordo com o decreto nº 67994, sendo que o Destacamento de Base, somente foi desativado em fevereiro de 1971.

A Base Aérea é página escrita com denodo, sacrifício e luta, em defesa, auxílio e socorro aos cidadãos catarinenses que, em momentos de calamidade, viram-se necessitados, como nas enchentes da década de 1980 e, mais recentemente, em 2008.

Em janeiro de 1972, incorporou o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, Unidade Operacional em Busca e Salvamento, com a nobre missão de salvar vidas humanas. Em 1982, com a transferência do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação para a Base Aérea de Campo Grande, a Base Aérea de Florianópolis incorporou o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação – o Esquadrão PHOENIX, que em 31 de dezembro de 2016 foi transferido para a ALA 3 em Canoas.

A Base Aérea também sedia o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis, atualmente comandado pelo Ten Cel Uemura. O DTCEA FL é responsável pelo controle das aeronaves que cruzam, chegam ou saem da capital de Santa Catarina, bem como pela produção e divulgação de informações meteorológicas e aeronáuticas, utilizando-se de uma vasta gama de equipamentos de detecção e de comunicações, além de pessoal especializado e qualificado.

Trânsito

Ônibus: trajeto normal (Bairro - Centro / Centro - Bairro)
Veículos Particulares:
- Entrada: Portão Norte e Portão Sul
- Saída: Apenas Portão Sul

Como chegar

O primeiro acesso será dado pela entrada principal da Base Aérea no Aeroporto Internacional de Florianópolis. (Av. Santos Dumont, s/n - Tapera, Florianópolis - SC, 88047-400).

Para facilitar a sua chegada, todo o trajeto será sinalizado até o portal do evento, na localização abaixo:





Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis 2019


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 23 Outubro 2019 Udesc promove oficina gratuita de Hatha Yoga
até 26 Outubro 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 28 Outubro 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar