FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Educação / Cursos
12ª Primavera dos Museus no Museu Victor Meirelles



Quando: de 14/09 a 01/10
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/357933304747898

O Museu Victor Meirelles preparou programação gratuita para a 12ª Primavera dos Museus, que acontece de 17 a 23 de setembro em todo o país.

Sob o tema "Celebrando a Educação em Museus", as atividades ocorrem de de 14 de setembro a 1º de outubro no Museu Victor Meirelles que está funcionando na sua sede provisória (Rua Rafael Bandeira, nº 41), no Centro de Florianópolis.

12ª Primavera dos Museus

A cada edição da Primavera dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram lança um tema para fomentar as discussões e inspirar os eventos propostos pelos museus e instituições culturais. O tema desse ano de 2018 vem celebrar a dimensão educativa dos museus em todos os seus aspectos e sua importância na dinamização dos espaços museais. O propósito é que os museus sejam reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia tudo isso.

Nesta 12ª Primavera dos Museus o Ibram convida o público e as instituições a refletirem sobre o lugar da educação nos museus brasileiros e os desafios e perspectivas dessa modalidade educacional para promover a valorização da formação integral em interação com uma reapropriação do espaço museal.cabeçalho

No Museu Victor Meirelles a programação do evento começa na sexta-feira, dia 14, às 16 horas, com a palestra Ressignificando Espaços Urbanos – Diálogo Arquitetura e Arte. Ministrada pelo artista visual Eduardo Frota, o encontro tem como proposta um diálogo a partir de dois vetores: a Arquitetura como espaço físico a ser ressignificado e a Arte como categoria de conhecimento humanista dentro da história das culturas.

Frota abriu recentemente a exposição des/Construir Sobre Ruínas, um projeto concebido especialmente para um dos galpões da Fábrica de Arte Marcos Amaro-FAMA, na área central da cidade de Itu, em São Paulo, onde funcionou uma indústria têxtil e que hoje abriga a sede da Fundação Marcos Amaro.

Cearense de Fortaleza e professor de arte, Eduardo Frota é formado em Arte na Educação pela Escolinha de Arte do Brasil-EAB, no Rio de Janeiro. Possui licenciatura em Educação Artística pelas Faculdades Integradas Bennet e frequentou a Escola de Artes Visuais-EAV, no Rio de Janeiro. Na década de 90 foi cofundador e coordenador do núcleo de artes plásticas do Alpendre Casa de Arte, no Ceará, e em 2001 foi curador adjunto do II Programa Rumos Visuais Itaú.

Seguindo a programação, no dia 19, quarta-feira, das 10 às 12 horas, acontece a Oficina de Estêncil, atividade direcionada a jovens de 14 a 16 anos, tendo como professoras Anete George, Katia Speck e Mylena Nuernberg. O título da oficina é Experimentando Diferentes Formas de Múltiplos e partirá da introdução ao estêncil como técnica da linguagem da gravura, apresentando um panorama do histórico da linguagem, a questão do múltiplo na arte, os artistas referências e como produzir, além dos materiais necessários e os procedimentos adequados.

As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrônico mvm.educativo@museus.gov.br. A oficina ocorre em diálogo com a exposição atual do Museu Victor Meirelles, Gravuras, de Glauco Rodrigues, artista que se utiliza de diversas técnicas de gravuras em suas obras, retratando o contexto social e político do Brasil e criando ligações tanto com a técnica da gravura quanto com a arte urbana.

No sábado, dia 22, das 10 às 12 horas, é a vez da oficina de fotografia Museu Imaginário. Ministrada pela fotógrafa do Museu Victor Meirelles, Ana Viegas, a oficina propõe um trabalho em grupo com cianotipia sobre tecido. A ministrante solicita aos participantes que tragam objetos, transparências e recortes que possam ser impressos por contato (fotograma) e que remetam ao tema. Caso o sol não apareça, haverá atividade fotográfica com câmera artesanal.

Os trabalhos serão acompanhados por trilha sonora escolhida para a ocasião.

No encerramento da 12ª Primavera de Museus, dia 01 de outubro, segunda-feira, às 14 horas, haverá o lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal – PNEM. O evento é uma realização conjunta da Rede de Educadores de Museus-REM e do IBRAM e acontece no auditório do Palácio Cruz e Souza, no Museu Histórico de Santa Catarina.

A programação começa às 14 horas com o painel A Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina-REM/SC e a Construção da PNEM, apresentado por Denilson Antonio, coordenador da REM, curador e educador do Museu Hassis e Maria Helena Rosa Barbosa, educadora do Museu de Arte de Santa Catarina.

Às 15 horas a técnica do Museu Victor Meirelles, Rita Matos Coitinho, da equipe de redação da PNEM, faz a apresentação do Caderno e em seguida, às 16 horas, tem o painel Construindo Indicadores para Acompanhamento e Avaliação da PNEM – Contribuição do Cadastro Estadual de Museus, com apresentação da equipe do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina.

Programação gratuita da 12ª Primavera dos Museus no Museu Victor Meirelles:

Dia 14/9 (sexta-feira) – 16h
Palestra "Ressignificando Espaços Urbanos – Diálogo Arquitetura e Arte".
Propõe um diálogo a partir de dois vetores: a "Arquitetura como espaço físico a ser ressignificado" e a "Arte como categoria de conhecimento humanista dentro da história das culturas".
Ministrante: Eduardo Frota, artista visual.
Local: Auditório MVM

Dia 19/9 (quarta-feira) – 10 às 12h
Oficina de Estêncil - "Experimentando Diferentes Formas de Múltiplos"
Introdução ao estêncil como técnica da linguagem da gravura.
Ministrantes: Anete George, Katia Speck e Mylena Nuernberg
Público-alvo: Jovens de 14 a 16 anos
Local: Auditório MVM
Inscrições: mvm.educativo@museus.gov.br / (48) 3222-0692

Dia 22/9 (sábado) – 10 às 12h
Oficina de fotografia "Museu Imaginário".
Trabalho em grupo com cianotipia sobre tecido.
Os participantes devem trazer objetos, transparências e recortes que possam ser impressos por contato (fotograma) e que remetam ao tema.
Ministrante: Ana Viegas
Local: Auditório MVM
Inscrições: mvm.educativo@museus.gov.br / (48) 3222-0692

Dia 1º de outubro (segunda-feira) – 14h
Lançamento do Caderno da Política Nacional de Educação Museal – PNEM
Local: Palácio Cruz e Souza (R. Ten. Silveira, 60 - Centro)



12ª Primavera dos Museus no Museu Victor Meirelles


Categorias: Programação, Educação / Cursos
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Setembro 2018 EMRB Guitar Summit 2018
até 20 Setembro 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Setembro 2018 Semana da Árvore na UFSC com atividades ecológicas e Cleanup Day 2018
até 24 Setembro 2018 Inscrições para 2,1 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional
até 30 Setembro 2018 Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 01 Outubro 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar