FaceBook Instagram Twitter


CDL de Florianópolis clama pelo retorno do transporte público municipal e intermunicipal



Quando: 30 Abril 2020, quinta-feira
Onde: em todas as regiões do Estado de Santa Catarina

CORONAVÍRUS - COVID-19


A CDL de Florianópolis divulgou uma carta pedindo a retomada do transporte coletivo municipal e intermunicipal de Santa Catarina. A manifestação ocorreu após o governo do Estado sinalizar que o serviço continuará suspenso por conta da Covid-19 (decreto do Governo do Estado que restringe a circulação tem prazo até 30 de abril de 2020).

Há mais de 40 dias sem transporte público na Capital e municípios vizinhos de Florianópolis, a CDL de Florianópolis clama pelo retorno dos ônibus com linhas municipais e intermunicipais para proporcionar um pouco de fôlego aos comerciantes que estão com as atividades em pleno funcionamento, porém, com dificuldades para buscar os colaboradores e de receber os consumidores para fazer a economia da cidade prosperar.

Vale lembrar, que a atual interrupção do transporte público é a mais longa da história e que com uma paralisação desta magnitude coloca em ‘xeque’ o modelo de transporte público tão vital e a reboque do comércio.

Segundo o presidente da CDL de Florianópolis, Ernesto Caponi, desde o primeiro dia de isolamento social para conter a curva de contaminação do novo Coronavírus, todo o comércio, embora preocupado com as restrições e desempregos, acataram as recomendações da administração pública nas esferas municipal e estadual. Porém o momento é de retomar de forma gradativa para que a engrenagem não pare de forma definitiva.

“Estamos ansiosos pela retomada do transporte público a partir do dia 1º de maio, será um presente para muitos colaboradores do comércio que desejam retornar ao trabalho. Entendemos que a volta deve ocorrer com regras rígidas de proteção, com opções de horários e de forma segmentada por ramo de atividade para evitar aglomeração, assim como a redução de passageiros dentro do veículo. Com estas medidas o retorno será gradual e o comércio irá se reerguer desta crise mundial”, comenta Caponi.

Ainda de acordo com Caponi, a Entidade preza pela saúde e a vida da população florianopolitana e que o pedido de retorno do transporte público se dá pela curva de contágio estar controlada no estado de Santa Catarina, assim como a ocupação dos leitos públicos reservados para Covid-19 estar estável em 13,9%.

“Estamos atentos as informações concedidas pelo governo e por isto, defendemos a liberação dos ônibus com medidas restritivas de uso, assim como todas as ações de prevenção à doença”, afirma Caponi.

Confira a íntegra da NOTA OFICIAL:

No momento em que assistimos, perplexos, o governador de Santa Catarina exibindo números que apontam a queda na taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) à medida que sentencia que o transporte coletivo continuará suspenso por tempo indeterminado, é inevitável que venha à mente uma das máximas do jornalista Apparício Torelly, pioneiro no humorismo político brasileiro e autointitulado Barão de Itararé: "tudo seria fácil se não fossem as dificuldades".

Já não são poucas as dificuldades vivenciadas pelo setor produtivo de Florianópolis, em uma luta inglória para tentar retomar a atividade econômica e preservar os empregos de milhares de trabalhadores. Não esperávamos que fosse o governador – e logo ele – portador de mais percalços aos cidadãos catarinenses.

O transporte público urbano e intermunicipal de passageiros é instrumento essencial nessa travessia rumo à normalidade econômica, tanto é que não foi objeto de paralisação total em outras praças. Capitais como São Paulo e Curitiba, por exemplo, mantêm a frota em atividade, porém estabelecendo inúmeras condições de natureza sanitária de modo a evitar a transmissão do novo Coronavírus.

Por que Florianópolis – cidade com densidade demográfica e número de casos confirmados e de mortes bem menor (proporcionalmente às demais capitais) – precisa ser diferente?

A inapetência do governo estadual nesse tema agrava sobremaneira o desalento de milhares de empreendedores, já duramente prejudicados com a queda no faturamento resultante da paralisação da atividade. Paradoxalmente, as obrigações, sobretudo aquelas em que o estado é credor, chegam instantaneamente. A reabertura do comércio com certeza ajuda, mas sem um transporte coletivo oferecido de forma responsável a colaboradores e público em geral, a exemplo de outras capitais, a retomada na economia se dará em passos ainda mais lentos. Terá o governador a vã esperança de que a arrecadação de impostos será mantida em meio à ruína econômica e o crescente desemprego no estado?

Libere o transporte público, Moisés. Isso é para ontem!

Diretoria CDL de Florianópolis
Florianópolis, 30 de abril de 2020.


Ações para conter a propagação do vírus

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

- Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Não procure um hospital. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento

- Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde

- Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa

- Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados e a locais com aglomeração

- Evite viajar se estiver com febre ou tosse

- Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza)

- Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel

- Evite tocar os olhos, nariz e boca

- Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente

- Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo

- Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados

- Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes

- Evite que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos

- Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas
CDL de Florianópolis clama pelo retorno do transporte público municipal e intermunicipal


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar