FaceBook Instagram Twitter


Coronavírus: Florianópolis não vai liberar transporte coletivo mesmo que seja liberado pelo governo estadual



Quando: 13 Maio 2020, quarta-feira
Onde: município de Florianópolis

CORONAVÍRUS - COVID-19


Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, divulgou pronunciamento na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, afirmando que a prefeitura não irá permitir a retomada do transporte coletivo no município. A afirmação veio em resposta à sinalização do governador Carlos Moisés em favor da retomada do serviço em todo o Estado.

Também na tarde desta quarta-feira, Moisés se reuniu junto a secretários para discutir o tema. As decisões tomadas durante a reunião devem ser apresentadas na coletiva de imprensa do governador Carlos Moisés (PSL), marcada para as 18h.

A circulação pode ser retomada na próxima segunda-feira (18). Porém, a taxa de isolamento é um fator de preocupação e isso será levado em conta pelos técnicos da saúde estadual.

O Estado já tem em vista um plano sanitário para padrões de comportamento ao utilizar coletivos em Santa Catarina. A possibilidade da volta do transporte coletivo foi anunciada um dia após a Assembleia Legislativa ter aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), um projeto que determina o transporte público como atividade essencial. Ele será analisado em plenário ainda nesta semana.

Caso o governo libere o transporte, estão em jogo viagens municipais, intermunicipais, interestaduais e internacionais. Os prefeitos podem restringir a circulação de transportes municipais, mas os demais são liberados pelo Governo de Santa Catarina.

“O governo do Estado sinalizou liberar o transporte coletivo em Santa Catarina na semana que vem. Caso o governo realmente tome essa decisão, aqui em Florianópolis nós não iremos liberar.” afirmou Loureiro.

O mandatário alega que as equipes técnicas da Saúde analisam que é muito cedo ainda para liberar o transporte. Isso pode causar um aumento considerável nos contágios por coronavírus (covid-19) na Capital. A suspensão dos coletivos já dura 56 dias na Capital catarinense.

Essa não foi a primeira decisão da Prefeitura de Florianópolis que foi na contramão daquelas tomadas pelo Estado. Dentre elas, a não autorização da retomada dos treinos dos times de futebol da cidade foi também anunciada nesta quarta-feira.

Loureiro também citou um estudo da Fiocruz, que projetou que, caso Florianópolis não tivesse adotado as medidas de restrição, “no momento em que Florianópolis estava com 340 casos e 6 mortes, poderíamos estar com mais de 2 mil casos e 48 mortes”.

Assista vídeo do pronunciamento:

Coronavírus: Florianópolis não vai liberar transporte coletivo mesmo que seja liberado pelo governo estadual


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar