FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2013
Peça de improviso “A primeira vez que…”



Quando: 01 Dezembro 2013, Domingo, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: R$10 inteira e R$5 meia-entrada

O grupo Caras de Palco Teatro de Improviso apresenta "A primeira vez que…” no Teatro da UFSC nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 20 horas. A peça faz parte da modalidade playback theatre, em que a diretora, atores, músicos e plateia fazem o espetáculo juntos. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro, que abrirá às 19 horas.

Em "A primeira vez que…” não há um enredo pronto; a plateia conta suas histórias e experiências, que são transformadas pelo grupo em uma pequena peça teatral. Tudo acontece na hora, sem nenhuma combinação entre atores, músicos e direção.

O grupo trabalha com o que o desconhecido desperta no ser humano: uma série de sentimentos desencadeada pela sensação de estranhamento. Os enredos – fornecidos pelo público – são explorados pelos atores e músicos, que fazem sua performance com base nas experiências e emoções humanas compartilhadas no momento.


Os Caras de Palco Teatro de Improviso

O Caras de Palco Teatro de Improviso nasceu em setembro de 2011, quando 15 pessoas, a convite de Carolina Andaló Fava, se reuniram para criar um novo grupo de teatro na cidade de Florianópolis. O objetivo da equipe era fazer teatro de improviso – com as modalidades de playback theatre e teatro espontâneo como carros-chefes de seu repertório.

A partir de então, iniciou-se a jornada de treinamento e preparação da trupe, que, em 2012, foi batizada de Caras de Palco Teatro de Improviso. Durante o primeiro ano, o grupo dedicou-se ao intenso aprendizado e treinamento para iniciar suas apresentações públicas em novembro de 2012, no encerramento do "Encontro de Terapias Energéticas e Corporais”, em Florianópolis. Nesse mesmo ano, a diretora Carolina e alguns de seus colegas de grupo realizaram, em espaço próprio, várias sessões de teatro espontâneo e ensaios abertos de playback theatre.

Em março de 2013, o grupo se apresentou na "Páscoa Solidária”, organizada pela CUFA (Central Única de Favelas). Em abril deste ano, o grupo realizou sua primeira apresentação em teatro, com o espetáculo de playback theatre "Momentos Marcantes”, no teatro da UBRO. Também já subiu aos palcos com as peças "Encontros e Desencontros”, "Vida em Cena”, "Caleidoscópio” e "Mosaico”.


A diretora


Carolina Andaló Fava, diretora do Grupo Caras de Palco Teatro de Improviso, iniciou sua caminhada pelas artes cênicas ainda em seus tempos de graduação. Sua experiência em aulas de Psicodrama a encaminhou para a formação na Cia. do Teatro Espontâneo, dirigida por Moysés Aguiar. Anos mais tarde, participou da fundação da primeira companhia de playback theatre do Brasil – a São Paulo Playback Theatre –,  na qual participou como atriz por três anos e meio.

Graduou-se como psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1992. Sempre se interessou em trabalhos com grupos, formando-se como coordenadora de grupos na abordagem de Pichon-Rivière em 1991, na cidade de Florianópolis. Em 1998, concluiu sua formação em Psicodrama e Teatro Espontâneo em Campinas/SP, e, no ano de 1999, obteve a especialização Reichiana no Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo.

A partir do ano de 2011, retomou seu desejo de fazer playback theatre e convidou alguns atores para integrar uma equipe de teatro de improviso na cidade de Florianópolis. A partir de então, passou a ensaiar com o grupo, que ainda não tinha um nome definido; Carolina o sugeriu durante um ensaio, e este foi aceito prontamente por todo o grupo –  assim nasceu o Caras de Palco Teatro de Improviso.


Sinopse

O desconhecido desperta no ser humano uma sensação de estranhamento, que desencadeia uma serie de novas emoções. Somos constituidos a partir de nossas experiências, e, a cada instante, o estranho e o novo nos põem em contato com aquilo que, ao mesmo tempo em que nos instiga, também nos paralisa. No espetáculo "A primeira vez que…” o público terá a oportunidade de contar, ver e reviver momentos preciosos em que experimentou algo pela primeira vez. É a vida, transformada em arte, nos ensinando e emocionando!


Ficha técnica

Direção: Carolina Andaló Fava.

Elenco: Denise Miguel, Leonardo Lima, Lilian Reif, Márcio Jibrin.

Música: Gabriel Ferrão.

Equipe de Produção: Allyne Fernandes, Dilmo Nunes, Suelen Santos.
Peça de improviso “A primeira vez que…”


Categorias: Dezembro 2013
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Novembro 2017 III Encontro de Agricultura Urbana e Práti... >> Educação / Cursos
até 19 Novembro 2017 Trilha Medita da Praia Secreta da Joaquina... >> Esportes
até 20 Novembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar