FaceBook Instagram Twitter


Projeto Peep Classic Ésquilo: Palestra e apresentações da Cia Club Noir



Quando: 26, 27 e 28 de março, às 20h30min
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/493384047434517

Palestra com Roberto Alvim e apresentações do grupo paulistano Cia Club Noir com dois espetáculos por dia, de quarta a sexta, dias 26, 27 e 28 de março, no Teatro Governador Pedro Ivo. Tudo gratuito! Aproveitem!

As seis tragédias gregas do dramaturgo considerado o criador do teatro mundial serão apresentadas gratuitamente na capital nos dias 26, 27 e 28 de março. A Cia Club Noir é quem responde pelo projeto Peep Classic Ésquilo, que apresenta todas as tragédias do autor. Serão duas peças por dia, totalizando as seis do projeto. Esta é a primeira vez no Brasil (e também no âmbito internacional) que uma companhia encena todas as obras do primeiro autor da história do teatro. O projeto foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013-2014 e, além de Florianópolis, irá circular por oito cidades brasileiras. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal.

Os espetáculos terão entrada gratuita e serão realizados no Teatro Governador Pedro Ivo, sempre a partir das 20h30min. "As obras serão apresentadas de uma maneira surpreendente, que potencializa radicalmente a pesquisa da companhia: todas as obras serão encenadas dentro de um cubo formado por linhas metálicas, sem trilha sonora alguma, explorando as inúmeras modulações e texturas das vozes dos atores, e tendo como iluminação apenas uma única lâmpada fluorescente, que delineia tenuemente a imobilidade das figuras em cena”, explica o diretor Roberto Alvim.

O projeto Peep Classic Ésquilo pretende proporcionar ao público uma experienciação estética imprevisível e autônoma, através do diálogo com obras de arte que se localizam fora de qualquer tempo específico ou contexto cultural.


Palestra e debate
Além da apresentação das seis tragé dias gregas, a companhia Club Noir também fará uma palestra com o diretor Roberto Alvim na quinta-feira, 27 de março, às 16h. Ele falará sobre "O Teatro Grego: origem e contemporaneidade”. Diretor, professor e dramaturgo, Roberto Alvim, traçará um panorama histórico das origens do teatro na Grécia antiga; os sentidos do fenômeno trágico; e os desdobramentos e diálogos da poética fundante de Ésquilo na contemporaneidade (nos âmbitos filosófico e artístico).

No último dia, após a apresentação das peças, os atores da companhia Club Noir conversarão com o público. O elenco do projeto Peep Classic Ésquilo falará com o público local sobre as peculiaridades da atuação em tragédias, sintetizando a pesquisa que envolveu o grupo durante a montagem dos espetáculos. Ambas as atividades são oferecidas gratuitamente.

Cronograma

Primeira noite (26/3 – quarta-feira)
"As Suplicantes” e "Os Persas”
Duração: 50m
Faixa etária indicada: 18 anos

Segunda noite (27/3 – quinta-feira)
"Orestéia I” e "Orestéia II”
Duração: 50m
Faixa etária indicada: 18 anos

Terceira noite (28/3 – sexta-feira)
"Sete contra Tebas” e "Prometeu”
Duração: 50m
Faixa etária indicada: 18 anos


Sobre as peças

As Suplicantes:
É a primeira peça que se tem registro em toda a história do teatro. A obra proporciona a experienciação do dilaceramento de indivíduos pelos turbilhões incontroláveis das pulsões: a sexualidade como enigma indecifrável. Sinopse: Um grupo de mulheres, fugindo desesperadamente de um grupo de homens que querem desposá-las, buscam refúgio em um país estrangeiro.

Os Persas:
Aqui o retrato do dilaceramento pela guerra de toda uma civilização. Sinopse: O gigantesco império persa, liderado por Xerxes, é aniquilado pelos gregos.

Sete Contra Tebas:
A obra conduz à escolha deliberada pela morte como forma de se irmanar ao medo do implacável. Sinopse: Um exército comandado por sete guerreiros monstruosos tenta invadir e destruir a cidade de Tebas.

Prometeu:
É a proposição de uma habitação da vida (que ecoa a visão do filósofo pré-socrático Heráclito) cuja configuração é a de alteridade radical em relação a modo hegemônico de estruturação psíquica. Sinopse: Por dar o fogo aos homens, o deus Prometeu é acorrentado por outros deuses ao cume de uma montanha, onde deverá permanecer preso por toda a eternidade.

Orestéia:
A trilogia Orestéia (composta pelas tragédias: Agamêmnon; As Coéforas; e As Eumênides) é a obra final de Ésquilo. Neste trabalho, o autor grego faz seu voto inevitável – posto que incontornável – em prol do caminhar para além da pulsão de morte: não se trata aqui do retorno ao útero materno, mas sim da chegada a uma instância existencial para além do homem.

Orestéia I:
O rei Agamêmnon retorna de Tróia, após ter vencido a guerra, e é assassinado por sua esposa, Clitemnestra.

Orestéia II:
Orestes, filho de Agamêmnon e Clitemnestra, volta a casa para vingar a morte de seu pai, assassinando a própria mãe. Em seguida, sentindo a loucura se aproximar, foge.

FICHA TÉCNICA
Gênero: Tragédia
Dramaturgia original: Ésquilo
Direção e adaptação: Roberto Alvim
Com os atores da cia CLUB NOIR: Juliana Galdino, Paula Spinelli, Gabriela Ramos, Martina Gallarza, Bruno Ribeiro, Fernando Gimenes, Marcelo Rorato, Renato Forner e Ricardo Grasson
Direção de Produção: Juliana Galdino
Produção Executiva: Dan ielle Cabral
Produtor de Operações: Marcelo Rorato
Cenário e iluminação: Roberto Alvim
Figurinos: Juliana Galdino
Fotografias: Julieta Bacchin
Arte gráfica: Felipe Uchôa

Projeto Peep Classic Ésquilo: Palestra e apresentações da Cia Club Noir


Categorias: Março 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar