FaceBook Instagram Twitter


Oficina Poéticas Festivas - Cia. Rústica de Teatro



Quando: 19 Maio 2014, segunda-feira, das 14h às 17h
Onde: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/483084071793165

CIA RÚSTICA EM CIRCUITO propõe a circulação de parte do repertorio da Cia Rústica de Teatro (Porto Alegre- RS) por cinco cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Santa Maria e Pelotas. A intenção é fomentar necessárias redes de comunicação entre cidades que abrigam movimentos teatrais significativos, que demandam a ampliação de seus canais de relação artística e intercâmbio cultural. O projeto integra a programação de comemoração de dez anos da Cia Rústica, um dos núcleos contemporâneos de criação cênica mais destacados e significativos de Porto Alegre, desenvolvendo uma trajetória consistente de investigação e produção desde 2004.

Para comemorar os dez anos, o grupo promove o projeto Cia Rústica em Circuito, que recebeu o Prêmio Myriam Muniz de Circulação da Funarte. Além de duas montagens teatrais, Natalicio Cavalo e Clube do Fracasso, com debate após cada apresentação, no dia 19, às 11 horas, fará uma intervenção urbana no Calçadão Felipe Schmidt, no centro de Florianópolis. Após, o grupo segue para Blumenau e Itajaí.

O Teatro da UFSC recebe os espetáculos "Clube do Fracasso”, no sábado, 17 de maio, e "Natalício Cavalo”, no domingo, 18, ambos às 20 horas. As peças integram o Cia. Rústica em Circuito e a apresentação no Teatro faz parte do projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCULT).

A programação inclui produções do repertório do grupo, como a montagem Natalício Cavalo (Prêmio Braskem 2013 de melhor espetáculo). Na peça, o protagonista está morto. Cabe aos atores reconstituir sua história tecendo fragmentos e imaginando o que não sabem. Em cena, a trajetória de um anti-herói que vaga entre a cidade e o pampa durante o século XX, celebrando a vida e encontrando a morte em mais de uma esquina.

Outro destaque do roteiro é o espetáculo Clube do Fracasso (Prêmio RBS Cultura 2010). A peça se estrutura em vários jogos que se desdobram sobre áreas diversas da experiência humana: memórias, amores despedaçados, exposições ao ridículo, tentativas falidas, a sede do sucesso, nossos medos e dificuldades. Os espectadores são recebidos como sócios de um clube que não pretende impor um discurso, apenas compartilhar experiências de um encontro. Já dizia Beckett: "Tente. Fracasse. Tente outra vez. Fracasse outra vez. Fracasse melhor”.
 

Dia 17 de maio às 20h - Clube do Fracasso (Trilogia Festiva I)
Um olhar sobre o erro e a fragilidade humana, questionando discursos de sucesso e superioridade. Somos bastante imperfeitos, mas talvez na imperfeição resida nossa salvação. O espetáculo se estrutura em jogos que se desdobram sobre áreas diversas da experiência humana: histórias de pequenos e grandes fracassos, de amor e desastres, de sede de sucesso e vexames, histórias fraturadas como a vida mesma. Qualquer semelhança com fatos reais não é mera coincidência. Misturamos verdades com mentiras, real com ficção, memória com agora. Prêmio Açorianos 2010 Melhor Dramaturgia e Prêmio RBS Cultura Melhor Espetáculo Júri Popular.

Ficha técnica
Elenco: Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Priscilla Colombi, Francisco de los Santos
Direção e composição dramatúrgica: Patrícia Fagundes
Trilha sonora e Preparação vocal/musical: Simone Rasslan
Captação e Edição de imagens: Fabio Lobanowski
Figurinos: Heinz Limaverde e Francisco de los Santos
Cenografia: Álvaro Vilaverde
Preparação corporal e composições coreográficas: Cibele Sastre
Iluminação: Lucca Simas
Direção de Produção: Patrícia Fagundes
Produção Executiva: Priscilla Colombi e Lisandro Bellotto
Assessoria de Imprensa: Leo Sant'anna

Dia 18 de maio às 20h
Natalício Cavalo (Trilogia Festiva II)
O espetáculo lança um olhar festivo à experiência da mortalidade, através das vidas e mortes de Natalicio Cavalo, um anti-herói que vaga entre a cidade e o pampa durante o século XX. Em uma linguagem polifônica que celebra o teatro como estado de encontro, a montagem percorre diversos universos e possibilidades cênicas. Vida, morte e memória se encontram na teia de trajetórias que atravessa a composição dramatúrgica: a do próprio Natalício, que já está morto, e a dos atores e personagens que buscam reconstituí-la, tecendo fragmentos e imaginando o que não sabem. A trama foi inspirada em pessoas e histórias reais. Uma celebração do tempo e dos espaços que habitamos, e que outros habitaram antes de nós. Prêmio Braskem Porto Alegre Em Cena 2013 de Melhor Espetáculo; indicado em 9 categorias do Prêmio Açorianos 2013 (Prêmio de Melhor Ator para Rossendo Rodrigues).

Ficha técnica
Elenco: Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Priscilla Colombi, Rossendo Rodrigues, Marcelo Mertins
Direção e composição dramatúrgica: Patrícia Fagundes
Assistência de direção: Anderson Belotto e Mauricio Casiraghi
Trilha sonora: Arthur de Faria
Preparação vocal/musical: Simone Rasslan
Vídeos (captação, edição e operação): Mauricio Casiraghi
Figurinos: Daniel Lion
Cenografia: Rodrigo Shalako
Danças de salão e composições coreográficas: Clovis Rocha
Iluminação: Lucca Simas
Direção de Produção: Patrícia Fagundes
Produção Executiva: Priscilla Colombi e Vinicius Mello
Assessoria de Imprensa
Leo Sant'anna

Dia 19 de maio às 11h - Desvios em Trânsito no projeto Cia Rústica em Circuito
Calçadão Felipe Schmidt
Ficha
Elenco: Heinz Limaverde, Lisandro Bellotto, Marina Mendo, Priscilla Colombi, Francisco de los Santos, Rossendo Rodrigues, Marcelo Mertins
Direção: Patrícia Fagundes
Criação: Cia Rústica e colaboradores

Dia 19 de maio das 14h às 17h - Oficina Poéticas Festivas - Cia. Rústica de Teatr o
Sala 403 - CCE UFSC
Gratuito
Inscrições no local 30 minutos antes.
www.facebook.com/events/483084071793165

A proposta da oficina está fundamentada no trabalho desenvolvido pela Cia Rústica, guiado por perspectivas festivas, ou por uma ética da festividade na criação cênica. (Este é também o título da tese defendida em março de 2010 pela diretora Patrícia Fagundes em doutorado realizado na Universidade Carlos III de Madri, em um constante diálogo entre teoria e prática, reflexão e experiência criativa). Uma ética do encontro e da diversidade, que celebra o corpóreo, o prazer e o próximo, aceitando o caos e a turbulência como parte de uma existência complexa e multidimensional. Desde tal perspectiva, ética e estética são vetores
indissociáveis. Todo procedimento e poética artística nasce de um conjunto de opções que implica uma relação particular com o mundo e com o outro.

Na perspectiva de uma "ética festiva”, o aspecto coletivo, imediato e corporal da criação teatral é reconhecido e valorizado, em uma metodologia que assume o prazer, o tosco, a cumplicidade, o risco e o ridículo como fluxos necessários; compondo a partir do corpo, da
experiência sensível e do jogo com o outro. A oficina pretende compartilhar experiências e perspectivas da Cia Rústica, através de diálogos e experiência prática, oferecendo uma viagem compacta pelo universo de criação da companhia, desvendando os bastidores dos processos de ensaios. Os breves e intensivos encontros de 3 horas propostos em cada cidade incluirão uma conversa inicial sobre a trajetória, buscas e metodologias de criação da Cia Rústica, seguida por exercícios práticos
(jogos de cumplicidade e confiança, composições a partir do corpo e memória, musicalidade, breves criações no tempo/espaço); sendo finalizados com uma conversa sobre a experiência.
Oficina Poéticas Festivas - Cia. Rústica de Teatro


Categorias: Maio 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar