FaceBook Instagram Twitter


Semana do Calouro da Udesc Ceart 2015



Quando: de 9 a 14 de março
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Apresentações musicais e teatrais, exibição de documentário sobre história da Moda em Santa Catarina, palestra sobre um curta-metragem de animação em stop motion e bate-papo sobre a relação entre universidade e sociedade, a formação do aluno de Artes e oportunidades como bolsas de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio.

Essas são algumas das atividades programadas para a Semana do Calouro do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será realizada entre segunda-feira, 9 de março, e sábado, 14, em Florianópolis.

A programação, que é aberta aos interessados em geral, busca integrar os novos estudantes à comunidade acadêmica. Não é necessário realizar inscrição para participar das atividades, mas, para os espetáculos de teatro, serão distribuídas senhas de entrada 30 minutos antes das apresentações.

De acordo com a Direção de Ensino de Graduação da Udesc Ceart, as aulas serão ministradas normalmente durante a Semana do Calouro, mas os alunos que quiserem participar das atividades serão liberados pelos professores. Confira a seguir as sinopses de algumas apresentações.

Peça "Müllermaterial"

Com concepção e direção do professor Stephan Baumgärtel, será realizada uma leitura cênica de dois textos teatrais e um poema do dramaturgo alemão Heiner Müller (1927-1995), um dos autores teatrais mais influentes na segunda metade do século 20.

A leitura será realizada por Alyssa Tessary, Leonardo Brandão, Marco Antonio de Oliveira, e Tuany Fagundes, alunos do curso de Teatro da Udesc Ceart.

Recital de modinhas e canções

Os professores Alicia Cupani (soprano), Marcos Holler (cravo) e Luiz Fiaminghi (rabeca) apresentam-se em um recital de modinhas e outras canções escolhidas por valorizar a sonoridade e o equilíbrio entre a voz, o cravo e a rabeca.

"Caracterizada pela sua abordagem lírica e sentimental do amor, a modinha é ; um dos primeiros gêneros considerados tipicamente brasileiros. É uma das manifestações mais antigas da canção em nosso País, aparece desde meados do século 18, e virá a influenciar tanto a canção de câmara como a canção popular. Este recital se propõe a recriar e difundir esse gênero, pelo que tem de belo e de brasileiro", afirma a professora Alicia.

Performance "Pequeno Manual de inapropriações"

A peça estreou em novembro de 2014, em Florianópolis, e é resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida por Daiane Dordete no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc Ceart.

Segundo Daiane, professora de voz e interpretação do curso de Licenciatura de Teatro, "a proposta estética da peça parte de investigações sobre a arte da performance e o teatro performativo, as possibilidades de (re)criação do corpo vocal em cena e (des)construções de gênero".

"É feito um convite à vivência de experiências sinestésicas através de memórias (re)inventadas, reveladas pelo corpo vocal engendrado e desconstruído em cena. Ao público, é destinado o papel de coautor da obra, na apreensão singular do acontecimento teatral, na responsividade à cena e na disponibilidade de ser humano", complementa.

Teatro de animação "Livro dos Atos"

O "Livro dos Atos" é uma apresentação de teatro de animação que conta com a utilização de bonecos para compor a narrativa e é composto por uma série de poemas de autoria do Roberto Gorgati, aluno de doutorado em Teatro na Udesc Ceart.

Durante a Semana do Calouro, Gorgati apresentará ao público o texto "Antígona", de Sófocles. Nessa apresentação de 30 minutos, "o enfoque está no olhar de Antígona a partir do ocorrido com seus dois irmãos na disputa pelo poder e também sobre a pena que recai sobre ela ao tentar proporcionar o funeral do irmão acusado de traição".

Peça "Lulu"

Home nageando o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, o espetáculo "Lulu" estreou em junho de 2014 e traz para os palcos, de forma leve e bem humorada, crônicas do autor.

Com direção de Samanta Daus Silvius, graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Teatro na Udesc, a peça tem Adriano Medeiros, Arthur Rogoski Gomes, Luan Marques, Maikon Andretti e Marcos Mazzucco no elenco.

"Cheio de críticas sociais e políticas, além de muito humor e descontração, Lulu é a peça perfeita para todos os públicos. Impossível assisti-la e não sair do teatro mais relaxado, com um sorriso no rosto e alguns questionamentos importantes na cabeça", dizem os produtores da peça.

Peça "$em Vintén$"

Dirigida pelo professor Diego Di Medeiros, "$em Vintén$" é uma livre adaptação da "Ópera dos Três Vinténs", uma tragicomédia musical do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, com músicas de Kurt Weill. Em três atos, a montagem trata de temas como corrupção, pobreza e injustiça social.

O espetáculo produzido na Udesc estreou em setembro de 2014 e busca pôr em cena as discussões políticas e sociais contidas nessa obra de Brecht, fazendo um paralelo com a realidade brasileira.

Semana do Calouro da Udesc Ceart 2015


Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar