FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2015
Semana do Calouro 2015 da Udesc Ceart



Quando: de 9 a 14 de março
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Apresentações musicais e teatrais, exibição de documentário sobre história da Moda em Santa Catarina, palestra sobre um curta-metragem de animação em stop motion e bate-papo sobre a relação entre universidade e sociedade, a formação do aluno de Artes e oportunidades como bolsas de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio.

Essas são algumas das atividades programadas para a Semana do Calouro do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será realizada entre segunda-feira, 9 de março, e sábado, 14, em Florianópolis.

A programação, que é aberta aos interessados em geral, busca integrar os novos estudantes à comunidade acadêmica. Não é necessário realizar inscrição para participar das atividades, mas, para os espetáculos de teatro, serão distribuídas senhas de entrada 30 minutos antes das apresentações.

De acordo com a Direção de Ensino de Graduação da Udesc Ceart, as aulas serão ministradas normalmente durante a Semana do Calouro, mas os alunos que quiserem participar das atividades serão liberados pelos professores. Confira a seguir as sinopses de algumas apresentações.

Peça "Müllermaterial"

Com concepção e direção do professor Stephan Baumgärtel, será realizada uma leitura cênica de dois textos teatrais e um poema do dramaturgo alemão Heiner Müller (1927-1995), um dos autores teatrais mais influentes na segunda metade do século 20.

A leitura será realizada por Alyssa Tessary, Leonardo Brandão, Marco Antonio de Oliveira, e Tuany Fagundes, alunos do curso de Teatro da Udesc Ceart.

Recital de modinhas e canções

Os professores Alicia Cupani (soprano), Marcos Holler (cravo) e Luiz Fiaminghi (rabeca) apresentam-se em um recital de modinhas e outras canções escolhidas por valorizar a sonoridade e o equilíbrio entre a voz, o cravo e a rabeca.

"Caracterizada pela sua abordagem lírica e sentimental do amor, a modinha é um dos primeiros gêneros considerados tipicamente brasileiros. É uma das manifestações mais antigas da canção em nosso País, aparece desde meados do século 18, e virá a influenciar tanto a canção de câmara como a canção popular. Este recital se propõe a recriar e difundir esse gênero, pelo que tem de belo e de brasileiro", afirma a professora Alicia.

Performance "Pequeno Manual de inapropriações"

A peça estreou em novembro de 2014, em Florianópolis, e é resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida por Daiane Dordete no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc Ceart.

Segundo Daiane, professora de voz e interpretação do curso de Licenciatura de Teatro, "a proposta estética da peça parte de investigações sobre a arte da performance e o teatro performativo, as possibilidades de (re)criação do corpo vocal em cena e (des)construções de gênero".

"É feito um convite à vivência de experiências sinestésicas através de memórias (re)inventadas, reveladas pelo corpo vocal engendrado e desconstruído em cena. Ao público, é destinado o papel de coautor da obra, na apreensão singular do acontecimento teatral, na responsividade à cena e na disponibilidade de ser humano", complementa.

Teatro de animação "Livro dos Atos"

O "Livro dos Atos" é uma apresentação de teatro de animação que conta com a utilização de bonecos para compor a narrativa e é composto por uma série de poemas de autoria do Roberto Gorgati, aluno de doutorado em Teatro na Udesc Ceart.

Durante a Semana do Calouro, Gorgati apresentará ao público o texto "Antígona", de Sófocles. Nessa apresentação de 30 minutos, "o enfoque está no olhar de Antígona a partir do ocorrido com seus dois irmãos na disputa pelo poder e também sobre a pena que recai sobre ela ao tentar proporcionar o funeral do irmão acusado de traição".

Peça "Lulu"

Homenageando o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, o espetáculo "Lulu" estreou em junho de 2014 e traz para os palcos, de forma leve e bem humorada, crônicas do autor.

Com direção de Samanta Daus Silvius, graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Teatro na Udesc, a peça tem Adriano Medeiros, Arthur Rogoski Gomes, Luan Marques, Maikon Andretti e Marcos Mazzucco no elenco.

"Cheio de críticas sociais e políticas, além de muito humor e descontração, Lulu é a peça perfeita para todos os públicos. Impossível assisti-la e não sair do teatro mais relaxado, com um sorriso no rosto e alguns questionamentos importantes na cabeça", dizem os produtores da peça.

Peça "$em Vintén$"

Dirigida pelo professor Diego Di Medeiros, "$em Vintén$" é uma livre adaptação da "Ópera dos Três Vinténs", uma tragicomédia musical do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, com músicas de Kurt Weill. Em três atos, a montagem trata de temas como corrupção, pobreza e injustiça social.

O espetáculo produzido na Udesc estreou em setembro de 2014 e busca pôr em cena as discussões políticas e sociais contidas nessa obra de Brecht, fazendo um paralelo com a realidade brasileira.

Semana do Calouro 2015 da Udesc Ceart

Categorias: Março 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar