FaceBook Instagram Twitter


Concerto gratuito com Daniel Zimmermann Quartet



Quando: 23 Agosto 2014, sábado, às 21h30min
Onde: Célula Showcase
Endereço: Rod. João Paulo, 75 - João Paulo
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/366281893519095

"Atrás do homem de razão, que faz carreira nos melhores púlpitos de trombone e é solicitado pela sua segurança instrumental, muito além das fronteiras do jazz, esconde-se um virtuose do instrumento, que nunca deixou de se engajar em projetos ofensivos, ou mesmo desvairados”, foi declarado sobre Daniel Zimmermann na Jazz Revista. O trombonista, compositor e arranjador apresenta em Florianópolis show do primeiro álbum assinado por ele, o "Bone Machine” (2012), ao lado de Maxime Fougères (violão), Jérôme Regard (contrabaixo) e Julien Charlet (bateria).

O evento acontece no dia 23 de agosto, às 21h30, no Célula Showcase, com patrocínio da Tractebel Energia e realização da Aliança Francesa de Florianópolis. A abertura ficará por conta do Alliance Jazz Trio, que é o trio oficial do Sexta Jazz AF, evento musical promovido mensalmente pela Aliança Francesa Florianópolis. ENTRADA FRANCA. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Aliança Francesa de Florianópolis a partir de 11/08.

Daniel Zimmermann foi trombonista do último grupo de Claude Nougaro e do Marabou­tik Band de Manu Dibango, além de primeiro lugar como solista no Concurso Nacional Jazz de La Défense em 2002 e solista convidado do Gnawa Festival de Essaouira em 2010. Com Thomas de Pourquery, Zimmermann foi também um dos fundadores do grupo DPZ, cu jo álbum "He’ s looking at you, kid” foi premiado como "Choc Jazzman” e "Disco do ano 2009 (Jazz revista)”. No passado, teve outros projetos de compositor: o septeto inspirado em Frank Zappa, Spice’ Bones, o trio com o violonista Emmanuel Codjia e o acordeonista Vincent Peirani, e, o mais novo, o combo funk 90′ies Duckbill.

Seu álbum "Bone Machine” foi gravado ao vivo e sem possibilidade de retoques nem nas rítmicas, nem nas partes de trombone solo e lead. O repertório é fruto de muitas influências, misturando quase sempre harmonias herdadas do jazz moderno a ritmos inspirados do rock, do funk ou do soul. O registro do trombone (três tenores, um baixo) faz do quarteto uma ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e contraponto ideal, possibilitando construções e formas musicais inéditas e originais. Sem chegar à catalogação, o trabalho do som mereceu um cuidado especial pela utilização de múltiplas surdinas, aspecto quase sempre negligenciado no jazz contemporâneo.

Daniel Zimmermann combina um som muito claro, aliado a uma pontinha penetrante ou até picante nos agudos, com uma suavidade específica que provém do lado macio do trombone. O fraseado é flexível, ágil, e pouco afeito à tradição staccato do instrumento. A concepção das improvisações demonstra um desejo de espontaneidade, de generosidade, bem como uma preocupação de encadear as ideias de forma fluida e dando impressão de evidência. Os demais músicos também têm a oportunidade de exprimir brilhantemente a sua personalidade neste álbum. Maxime Fougères distingue-se pelo calor e o som redondo, a sensibilidade melódica e a recusa dos artifícios. Julien Charlet literalmente eletriza as músicas com a sua energia nervosa e orgânica, em especial com um solo arrepiante em "Komodo dragons attack Wall Street!!”. Jérôme Regard parece encontrar, pelo seu groove e o seu som profundo, o ponto de encontro exato entre o contrabaixo de jazz e as linhas tipicamente binárias do repertório.

Repertório:

Flying Pachydermes

Mademoiselle

Reggatta de Bones

Mister Squale

Nos Funerailles

Rollerball

Taxi Noche en Yaounde

Open Letter to Charles

Schizophrenia

Komodo Dragons Attack Wall Street!! (à la sacem : "unbonekable”) tu crois savoir mamelles et une "reprise” : Please Don’t Bug Me (romano)

Patrocínio: Tractebel Energia
Realização: Aliança Francesa Florianópolis
Apoio Local: SIC Radio
Concerto gratuito com Daniel Zimmermann Quartet


Categorias: Agosto 2014
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar