FaceBook Instagram Twitter


O Menino Tereza



Quando: 19, 20 e 21 de setembro
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/654632711302662

Conduzido pela atriz Claudia Missura (SP), o espetáculo musical "O Menino Teresa", que retrata descobertas da infância, terá três apresentações gratuitas em Florianópolis.

A história de uma menina curiosa que decide desvendar mistérios do universo masculino, e virar menino por um dia, conduz a trama do espetáculo "O Menino Teresa”, que aborda de forma lúdica o delicado tema das diferenças de gênero. Depois de passar por cinco capitais brasileiras, o musical infantil do grupo teatral Banda Mirim (SP) encerra a turnê esta semana, em Florianópolis, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) com sessões de sexta-feira a domingo, de 19 a 21 de setembro: sexta às 14h30; sábado e domingo às 16h, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro.

Contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 para circulação em seis capitais no Brasil, o espetáculo já passou por Curitiba, Cuiabá, Porto Alegre, Goiânia e Brasília. Em Florianópolis, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a peça será apresentada na sexta-feira, às 14h30, para alunos da rede municipal de ensino, já com lotação esgotada. No sábado e domingo, a sessão inicia às 16h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro até uma hora antes do início da apresentação.

Vencedor do prêmio de melhor cenário concedido pela APCA -Associação Paulista dos Críticos de Arte (2008) e do prêmio FEMSA (2008) de melhor atriz e cenário, o musical infantil tem texto e direção de Marcelo Romagnoli. No palco, a atriz Claudia Missura interpreta a personagem Teresa, acompanhada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, que executa as músicas ao vivo.

Desvendando as diferenças

Cheia de convicção e ingenuidade, Teresa decide desvendar os mistérios que envolvem costumes e hábitos do mundo masculino. Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, a heroína organiza uma expedição ao quarto escuro e abandonado dos meninos. Nessa aventura em busca do desconhecido, a garota leva um mapa, uma vela, além de muitas dúvidas e certezas sobre questões que envolvem os gêneros.

Delicado e intimista, o espetáculo aborda também o reencontro da menina com a figura paterna. Na peça, os mistérios do outro sexo são tratados de forma divertida e suave, onde vale mais a diversão do que as certezas dos adultos. "Curiosidade é a palavra que move a infância”, explica Romagnoli. "Em O Menino Teresa, discutimos gênero, trocamos identidades e ampliamos as possibilidades. Isso através de uma menina que irá subverter a ordem ao entrar no quarto dos meninos”, completa.

Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças – sempre anotando tudo no caderninho que leva no bolso, e no qual faz um detalhado "placar” entre os sexos. Trazendo os desafios da infância ao investigar o mundo, o outro e a si mesmo, o musical O Menino Teresa é um convite para falar sobre a identidade e discutir os padrões ou a falta deles. "Por isso, propomos um bate-papo com a plateia ao final das apresentações”, acrescenta o diretor.

A peça já foi adaptada à linguagem televisiva para um programa especial veiculado na TV Cultura e também inspirou série de oito episódios no suplemento "Folhinha” do jornal Folha de S.Paulo. Agora, o espetáculo ganha uma versão em livro, com o lançamento de "Os Mundos de Teresa” de Marcelo Romagnoli (Ed. Companhia das Letrinhas) que é vendido após as sessões. A turnê do espetáculo pelo Brasil marca as comemorações dos 10 anos de fundação do grupo Banda Mirim.

Teatro para a infância

Formado por atores, músicos, cantores e artistas circenses, a Cia Banda Mirim foi criada em 2004, destacando-se na cena de espetáculos para crianças e jovens. Com musicais que combinam linguagens de teatro, música e circo , traduzindo em poesia o universo infantojuvenil, o grupo contabiliza cerca de 600 apresentações, reunindo mais de 100mil espectadores em todo o Brasil.

Na bagagem profissional, além dos prêmios, o coletivo de artistas tem ainda dois CD’s gravados e dois especiais produzidos para televisão, além de uma série para jornal e algumas mostras de repertório para apresentação dos trabalhos produzidos, sempre com ingressos esgotados, com destaque para Felizardo (2004), O Menino Tereza (2007), Sapecado (2008), Espoleta (2010) e Rádio Show (2011).

Em 2013, o grupo estreou a montagem O Fantasma do Som, por meio do projeto "Rádio Mirim” contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo (2012), tendo realizado algumas temporadas na capital paulista. Em 2014, completando uma década de atuação, o grupo prepara uma série de atividades, entre lançamento de CDs, livros, exposição e novas apresentações.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Cláudia Missura e Tata Fernandes
Músicas: Tata Fernandes
Luz e Cenário: Marisa Bentivegna
Figurino: Verônica Julian
Apoio Técnico: Luiz Cláudio Fumaça
Produção: Andrea Pedro
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e
Secretaria Municipal de Cultura
Classificação: livre - Recomendado a partir de 5 anos
Duração: 50 minutos


O Menino Tereza


Categorias: Setembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar