FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2014
Espetáculo “Plural” da Cia Nu Escuro



Quando: 03 Outubro 2014, Sexta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Uma das mais bem conceituadas companhias de teatro goianas, a Cia Nu Escuro circula na Rede Sesc de Teatros, com o espetáculo "Plural”. As apresentações são gratuitas e acontecem em Florianópolis no Teatro do Sesc Prainha dia 3 de outubro, às 20 horas. Os ingressos são distribuídos gratuitamente na Central de Atendimento do Sesc Prainha na semana do espetáculo. Sujeito à lotação.

"Plural” é a trama tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus sete anos, onde se distraia brincando com uma boneca de milho no terreiro de sua casa, enquanto sua avó cozinhava no fogão a lenha e lhe falava pela janela. A narrativa segue intercalando o universo rural ao urbano, com bonecos e atores contracenando entre si, em meio a projeções de vídeo e mapeamento de imagens.

Com direção de Izabela Nascente, o espetáculo conta histórias de mulheres que tiveram seus cotidianos familiares alterados pela necessidade de migração da zona rural para a zona urbana. Uma migração que aconteceu também no íntimo de cada uma das personagens, que saem do aconchego do lar para a frieza do mundo além dos portões de casa. Nesta montagem os personagens são feitos de pano, tricô e crochê, e contracenam com os atores, em instantes que misturam cantigas populares e cirandas. Parte das histórias contadas pelas mães de três dos integrantes do grupo, e as vozes das matriarcas também estão em cena. Uma trama sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor.

Para o espetáculo foram confeccionados bonecos forrados de tricô e de crochê, assim como os figurinos e cenários, com a intenção de criar um universo lúdico e poético que retrate o ambiente rural. A linguagem do vídeo aparece como um contraponto ao universo popular, as projeções de imagens (video mapping) sobrepostas ao cenário, aos bonecos e aos atores/manipuladores, criam texturas e efeitos que dialogam com a cena. Outro ponto importante do espetáculo foi a rica pesquisa corporal desenvolvida, que teve o objetivo de aprofundar a interação entre o boneco e o manipulador, em que o ator explora seu corpo a serviço da animação do inanimado. Atores e atrizes que também cantam, dançam e tocam cantigas populares junto com os bonecos, como em uma brincadeira em que as linguagens cênicas do teatro de animação, músicas ao vivo e projeções de vídeos se cruzam em um calidoscópio infantil.

A brincadeira é o ponto de ligação, brincar de boneca é uma das diversões mais prazerosas para meninas do mundo inteiro, onde é possível atravessar universos e histórias, remontar comportamentos familiares ou simplesmente se distrair. Este universo é o tema que a Cia de Teatro Nu Escuro se propõe a investigar.

"Plural” aprofunda os estudos do grupo em técnicas de construção e manipulação de formas animadas, e linguagem videográfica. A Cia. de Teatro Nu Escuro trabalha coletivamente, de forma horizontal e completa 18 anos de trajetória neste ano, tendo montado 14 espetáculos e realizado inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversos estados brasileiros e também no exterior, consolidando-se como uma das principais companhias de teatro do Centro-Oeste. Espetáculo “Plural” da Cia Nu Escuro

Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 01 Julho 2017 Oficina gratuita "Produção de Mudas&q... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
até 01 Outubro 2017 Projeto literário de âmbito nacional "... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar