FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2014
Peça “O Abajur Lilás” de Plínio Marcos



Quando: 28, 29 e 30 de novembro, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1510296565893917
Informações: tel (48) 9957-6900
e-mail: seteeum@outlook.com

Duração: 80 minutos
Classificação para maiores de 16 anos

O espetáculo "O Abajur Lilás" volta ao palco do Teatro da UFSC neste fim de semana, dias 28, 29 e 30 de novembro, às 20 horas. A peça tem entrada gratuita e é aberta à comunidade. Ingressos: Retirar 1 hora antes do espetáculo. Ingressos conforme a disponibilidade de lugares no teatro (capacidade: 106 pessoas).

O Grupo Sete e Um, formado pelos estudantes da oitava fase do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu a peça "O Abajur Lilás" de Plínio Marcos, na disciplina de Processo Criativo na sétima fase do curso de Artes Cênicas da UFSC. A estreia ocorreu em julho deste ano.

Grupo SETEeUM, formado pelos estudantes da oitava fase do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolveram a peça "O Abajur Lilás” de Plínio Marcos,
Sinopse:
A peça "O Abajur Lilás” revela a verdade única na relação entre Giro, cafetão e dono do mocó, seu truculento auxiliar Osvaldo, e as prostitutas Dilma, Célia e Leninha. Cada personagem exerce uma função específica na trama, buscando garantir sua segurança econômica, através da obsessão e ganância, o desafio da sobrevivência é o que as anima. Algo inesperado acontece no mocó e as três prostitutas são as suspeitas as principais suspeitas.

O processo teve início em outubro de 2013, em que o grupo de acadêmicos decidiu trazer um texto de um dramaturgo brasileiro Plínio Marcos aos palcos da Universidade. Escritor brasileiro, autor de inúmeras peças de teatro, escritas principalmente na época do regime militar. Foi também ator, diretor e jornalista. Suas obras se destacavam pela denúncia e protesto contra formas de organizações sociais. Embora o texto seja da década de 1970, o grupo acredita que ainda é muito atual e resolveu retratar um pouco do submundo da prostituição.

A pesquisa e os encontros aconteciam antes do início das aulas, com estudo do texto e algumas leituras sobre esse universo. Após fazerem uma pesquisa de campo com profissionais da área, os atores se sentiram mais aptos a representar essa realidade e convidam o púbico para conhecê-la para além das esquinas.

A direção é feita por Neluna Hatschbach Freitas, direção de arte por Juliana Schiavo, o elenco é formado por Ana Paula Gozalo (Giro), Bruna Guollo Patricio (Célia), Bruna Lourenço (Leninha), Gisele Farias (Dilma) e Célio Alves (Osvaldo) com orientação do professor Fabio Salvatti.

"Essa peça é um grande sonho realizado por todos nós, apesar das muitas dificuldades que tivemos com a falta de verba, fizemos o máximo possível para que ela se concretizasse. Escolhi essa peça pois primeiramente aborda assuntos que não estão sobre os nossos olhares mas que existem e que são difíceis de serem questionados. A peça se passa na década de 70 e retrata o drama vivido em um mocó entre um cafetão, seu capanga e as prostitutas, e é a partir daí que podemos observar e comparar que muitas coisas mudaram daquela época até os dias atuais, mas que certos preconceitos ainda fazem parte da nossa sociedade e que devem ser retratados para que possam ser melhorados.” – Neluna Hatschbach Freitas.

"Nunca pensei que um dia faria uma peça como essa, a primeira impressão era bem esquisita no ínicio, mas com o tempo, com o trabalho dos atores, fui entendendo mais a proposta e ficando mais empolgada. Fazer um personagem masculino é realmente um desafio, mas com a orientação certa fui me aproximando do que poderia ser o Giro”– Ana Paula Gozalo.

Ficha Técnica
Direção: Neluna Hatschbach Freitas
Direção de Arte: Juliana Schiavo
Orientação: Fabio Salvatti
Elenco: Ana Paula Gozalo, Bruna Guollo Patricio, Bruna Lourenço, Gisele Farias e Ikizera
Servidores Técnicos: Gabriel Guedert, Guilherme Rosário Rotulo, Rachel Teixeira Dantas
Produção: Grupo Sete e Um
Realização e apoio: Grupo Sete e Um, UFSC, Art Vidros Distribuidora Ltda, Dali, DAC e SeCult.
Fotos: Fabio Salvatti


Peça “O Abajur Lilás” de Plínio Marcos

Categorias: Novembro 2014
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar