FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2014
O Romantismo de Brahms por Vânia Pimentel



Quando: 06 Dezembro 2014, Sábado, às 20h30min
Onde: Auditório Jurerê Classic
Endereço: Rua dos Lambari-Guaçu, 437 - Jurerê Internacional
Quanto: R$50 inteira e R$25 meia-entrada

Auditório Jurerê Classic convida para último concerto da temporada de 2014, no dia 06 de dezembro de 2014 às 20:30 horas com a pianista: Vânia Pimentel. É graduada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Concluiu com lauda o curso de "Maturidade Concertística” na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha). Obteve os títulos de Mestre em Performance e Pedagogia e Doutora em Música pela Universidade de Houston (EUA). É membro eleito da National Music Honor Society. Mora em São Diego, Califórnia –USA.


O ROMANTISMO DE BRAHMS
Vânia Pimentel - piano

Programa:

Johannes Brahms (1833-1897)


8 Klavierstücke Op. 76

1. Capriccio em Fá Menor (1871)
2. Capriccio em Si Menor (1878)
3. Intermezzo em Lá Maior (1878)
4. Intermezzo em Si Maior (1878)
5. Capriccio em Dó Menor (1878)
6. Intermezzo em Lá Maior (1878)
7. Intermezzo em Lá Menor (1878)
8. Capriccio em Dó Maior (1878)

2 Rapsodias Op. 79 (1879)

1. Agitato em Sí Menor
2. Molto appassionato, ma non troppo allegro, em Sol Menor

3 Intermezzi Op. 117 (1892)

1.Andante moderato, em Mi Maior
2.Andante ma non tropo e con molta espressione, em Sí Menor
3.Andante con moto, em Dó# Menor

De 6 Klavierstücke do Op. 118 (1893)

1.Intermezzo. Allegro ma non tropo, ma molto appassionato, em Lá Menor
2.Intermezzo. Andante tenero, em Lá Maior
3 Ballade. Allegro energico, em Sol Menor

4 Klavierstücke Op. 119 (1893)

1. Intermezzo. Adagio, em Sí Menor
2.Intermezzo. Andantino un poco agitato, em Mi Menor
3.Intermezzo. Grazioso e giocoso, em Dó Maior
4. Rapsodia. Allegro risoluto, em Mi Maior

O programa inteiramente dedicado sobre Klavierstuecke de Brahms, é um genérico título que ele deu as suas músicas para piano segundo a tradição das miniaturas de Schumann e Mendelssohn, é um testemunho do apogeu da sua escrita para piano. Isto porque é uma música de caráter romântico refinado, escrita com audácia nos seus ritmos e harmonias, e profunda expressão pessoal. A dificuldade técnica da textura densa será clarificada na execução para expressar os variados estados da alma do compositor nos seus Caprichos, Intermezzos, e Rapsódias. O Opus 76, inicial da coletânea, oscila entre agitado e gracioso; é o mundo interior de Brahms revolvido e sensível. Já o Opus 79, inspirado por uma de suas musas, é intenso, passional e extrovertido. Nos seus últimos Opus, Brahms transparece o sofrimento pela perda de entes queridos nas "canções de ninar minhas dores" como denominou o Opus 117. Novamente o contraste reaparece no Opus 118, com paixão, ternura e uma enérgica Ballada. Mas no Opus 119, a melancolia retorna, cinco anos antes da sua morte, alternando agitação e leveza e culminando com uma Rapsódia resoluta para lutar até o fim.

Este é o último concerto da temporada 2014 do Auditório Jurerê Classic.


Vania Pimentel

Deve sua sólida formação musical às mestras Liddy Mignone no Rio de Janeiro e Henriqueta Garce Duarte em Curitiba. É graduada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e também em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, tendo lecionado em ambas as instituições. Concluiu com lauda o curso de "Maturidade Concertística” na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), onde exerceu o cargo de Tutora. Obteve os títulos de Mestre em Performance e Pedagogia e Doutora em Música pela Universidade de Houston (EUA), onde foi docente no departamento de piano e no Festival de Música do Texas. É membro eleito da National Music Honor Society, e a convite da Academia Brasileirade Música apresentou um recital na Casa de Rui Barbosa. O seu CD, Brazilian Toccatas and Toccatinas, Ultimo Productions, foi muito elogiado pelo critico musical Carlos Dantas do Rio.

Foi premiada em vários concursos no Brasil, e na Europa, no 26° Concurso Internacional Jaen na Espanha, e no 6° Concurso internacional J.S.Bach em Paris, com concerto final na famosa Salle Gaveau.

Participou como concertista e professora convidada nos festivais de música de Londrina, Cascavel, e Blumenau. Ministrou masterclasses na EMBAP em Curitiba e no Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto, com subsequente recital no Teatro Dom Pedro I. Dois anos atrás, fez concerto e masterclass na UFRGS .Foi também recitalista na série Pianomaster no Lago de Como, Itália.

Desde de 2009 mora em San Diego, onde tem feito recitais nas principais bibliotecas no sul da Califórnia, além de recitais em San Francisco, Pittsburgh e Washington D.C.

Neste ano será a sua terceira apresentação consecutiva no Auditório Jurerê Classic.


Entrada permitida para maiores de 14 anos ou para estudantes de música de qualquer idade.
Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Auditório Jurerê Classic no dia do concerto, podendo ser reservados com antecedência, através do e-mail: secretaria@auditoriojurereclassic.com.br ou pelo telefone: (48) 9647-9911 O Romantismo de Brahms por Vânia Pimentel

Categorias: Dezembro 2014
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar