FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2015
Espetáculo “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa”



Quando: 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Classificação 12 anos, Duração 60 minutos
Recomendação etária: a partir de 12 anos

O monólogo teatral "Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa" volta aos palcos de Florianópolis numa curta temporada de verão, ocupando dois teatros na capital catarinense. Até Sábado, dia 7 de fevereiro, serão sete apresentações: no Teatro da Ubro dias 28, 29 e 30 de janeiro e em seguida, no Teatro do Sesc Prainha, dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, sempre às 20 horas.

As apresentações fazem parte do projeto Temporada Verão, da Cia Aérea de Teatro, de Florianópolis, que também colocará em cartaz o espetáculo "Cascaes - memórias do homem de argila crua”. – A ideia é dar a opção para os visitantes de nossa Ilha, e para quem ainda não assistiu, de conhecer a essência da vida e obra desses dois nomes fundamentais para o entendimento da nossa cultura, explica Luiza Lorenz, atriz e co-fundadora da Cia Aérea.

Em Evocações, Luiza Lorenz dá corpo e voz a figura apaixonante de Cruz e Sousa (1861-1898), fazendo com que a plateia emocione-se e entre no cerne de sua criação poética. Dirigido por Andrea Ojeda (Cia Periplo de Teatro, de Buenos Aires - AR), Luiza revive alguns dos temas mais caros ao autor: o emparedado, o artista, o excluído, o louco. "É através dessas evocações que se vai reconstruindo o poeta morto, que ao final descobre-se vivo em tudo que ainda nos comunica em seu genial legado poético”, afirma a atriz.

Transformando em linguagem teatral do mais alto nível a essência da vida e da obra do poeta simbolista, a atriz utiliza seus recursos cênicos, cumprindo brilhantemente o desafio de dar voz e corpo ao poeta, que ressurge em sua plenitude nos exatos 60 minutos de espetáculo. O clima intimista é estabelecido e o espectador fica imerso na alma do Cruz e Sousa revolucionário e abolicionista, expoente da prosa e poesia do país.

João da Cruz e Sousa era negro, descendente de escravos e um pária social no tocante à sua condição econômica. Nasceu na cidade de Desterro, atual Florianópolis, em 1861, e teve uma vida marcada por perseguições de ordem racial e enorme incompreensão estética. Morreu aos 36 anos de tuberculose em meio à pobreza.

"Cruz e Sousa enfrentou de forma heroica as condições adversas que marcaram toda a sua existência, transformando em poesia da mais alta qualidade todo o seu destino trágico”, considera Luiza.

O espetáculo "Evocações” estreou no teatro El Astrolábio de Buenos Aires em 2011 e em 2012 integrou o projeto Via Poesia, que passou por mais de 20 cidades em comemoração os 150 anos de nascimento de Cruz e Sousa – celebrado em novembro de 2011.

SINOPSE
Com o objetivo de materializar a verve invulgar manifestada em uma atmosfera sombria, em sopros de angústias e em uma incessante preocupação com a beleza existente na genial prosa poética de Cruz e Sousa, Evocações conta a história de uma jovem que busca nos mistérios da noite o místico, o brumoso e o oculto. Deste modo ela ganha da noite a oportunidade de evocar o poético pelos olhos de Cruz e Sousa, poeta rejeitado e maldito em sua época, esquecido em antigas seletas de bibliotecas nos dias de hoje. Ao longo desta viagem ao universo do poeta, representado por três personagens distintos, a jovem atravessa o estágio da curiosidade pelo desconhecido e vai trilhando caminhos que a levam a maior compreensão das questões fundamentais que alimentam o espírito humano.

FICHA TÉCNICA
Atuação: Luiza Lorenz
Realização cenográfica: Nora Churquina
Trilha sonora: soundtrack Delicatessen - autoria Carlos D´Alessio
Fotografia: Diego Ojeda
Ideia de espaço e figurino: Andrea Ojeda e Julieta Fassone
Diretora assistente: Julieta Fassone
Direção e dramaturgia: Andrea Ojeda Espetáculo “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa”

Categorias: Fevereiro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar