FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2015
Espetáculo “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa”



Quando: 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito

Classificação 12 anos, Duração 60 minutos
Recomendação etária: a partir de 12 anos

O monólogo teatral "Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa" volta aos palcos de Florianópolis numa curta temporada de verão, ocupando dois teatros na capital catarinense. Até Sábado, dia 7 de fevereiro, serão sete apresentações: no Teatro da Ubro dias 28, 29 e 30 de janeiro e em seguida, no Teatro do Sesc Prainha, dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, sempre às 20 horas.

As apresentações fazem parte do projeto Temporada Verão, da Cia Aérea de Teatro, de Florianópolis, que também colocará em cartaz o espetáculo "Cascaes - memórias do homem de argila crua”. – A ideia é dar a opção para os visitantes de nossa Ilha, e para quem ainda não assistiu, de conhecer a essência da vida e obra desses dois nomes fundamentais para o entendimento da nossa cultura, explica Luiza Lorenz, atriz e co-fundadora da Cia Aérea.

Em Evocações, Luiza Lorenz dá corpo e voz a figura apaixonante de Cruz e Sousa (1861-1898), fazendo com que a plateia emocione-se e entre no cerne de sua criação poética. Dirigido por Andrea Ojeda (Cia Periplo de Teatro, de Buenos Aires - AR), Luiza revive alguns dos temas mais caros ao autor: o emparedado, o artista, o excluído, o louco. "É através dessas evocações que se vai reconstruindo o poeta morto, que ao final descobre-se vivo em tudo que ainda nos comunica em seu genial legado poético”, afirma a atriz.

Transformando em linguagem teatral do mais alto nível a essência da vida e da obra do poeta simbolista, a atriz utiliza seus recursos cênicos, cumprindo brilhantemente o desafio de dar voz e corpo ao poeta, que ressurge em sua plenitude nos exatos 60 minutos de espetáculo. O clima intimista é estabelecido e o espectador fica imerso na alma do Cruz e Sousa revolucionário e abolicionista, expoente da prosa e poesia do país.

João da Cruz e Sousa era negro, descendente de escravos e um pária social no tocante à sua condição econômica. Nasceu na cidade de Desterro, atual Florianópolis, em 1861, e teve uma vida marcada por perseguições de ordem racial e enorme incompreensão estética. Morreu aos 36 anos de tuberculose em meio à pobreza.

"Cruz e Sousa enfrentou de forma heroica as condições adversas que marcaram toda a sua existência, transformando em poesia da mais alta qualidade todo o seu destino trágico”, considera Luiza.

O espetáculo "Evocações” estreou no teatro El Astrolábio de Buenos Aires em 2011 e em 2012 integrou o projeto Via Poesia, que passou por mais de 20 cidades em comemoração os 150 anos de nascimento de Cruz e Sousa – celebrado em novembro de 2011.

SINOPSE
Com o objetivo de materializar a verve invulgar manifestada em uma atmosfera sombria, em sopros de angústias e em uma incessante preocupação com a beleza existente na genial prosa poética de Cruz e Sousa, Evocações conta a história de uma jovem que busca nos mistérios da noite o místico, o brumoso e o oculto. Deste modo ela ganha da noite a oportunidade de evocar o poético pelos olhos de Cruz e Sousa, poeta rejeitado e maldito em sua época, esquecido em antigas seletas de bibliotecas nos dias de hoje. Ao longo desta viagem ao universo do poeta, representado por três personagens distintos, a jovem atravessa o estágio da curiosidade pelo desconhecido e vai trilhando caminhos que a levam a maior compreensão das questões fundamentais que alimentam o espírito humano.

FICHA TÉCNICA
Atuação: Luiza Lorenz
Realização cenográfica: Nora Churquina
Trilha sonora: soundtrack Delicatessen - autoria Carlos D´Alessio
Fotografia: Diego Ojeda
Ideia de espaço e figurino: Andrea Ojeda e Julieta Fassone
Diretora assistente: Julieta Fassone
Direção e dramaturgia: Andrea Ojeda
Espetáculo “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa”


Categorias: Fevereiro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar