FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2015
“Água Vida” com Turma do Papum



Quando: 26 Abril 2015, domingo, às 11 horas
Onde: Circo da Dona Bilica
Endereço: Rua Manoel Pedro Vieira, 601 - Morro das Pedras
Quanto: R$30 inteira e R$15 meia-entrada

Turma do Papum apresenta o espetáculo infantil "Água Vida” no dia 26 de abril, às 11h, no Circo da Dona Bilica.

SINOPSE

Numa cozinha, Papum e Maquineia pretendem ensinar ao público uma receita. Mas descobrem que a torneira está aberta, desperdiçando água. A partir daí, a própria Dona Água (boneco feito de jarra d’água) conta sua história.

D. Água se sentia suja, cheia de impurezas, queixando-se de mudanças na sua cor, cheiro e gosto, já ao longo da sua viagem entre a nascente e a cidade. Ainda por cima, é atacada por Argh - o esgoto, que decide emporcalhar toda a água do mundo. Em estado lastimável, ela vai ao consultório do Dr. Eça Hude.

O doutor explica o quanto a água potável é rara e preciosa. Através de uma grande lupa, ele consegue ver em Dona Água a presença de "Elba Quitéria” (bactéria) e de "Co-cô-liforme Fecal”, fedorento e gago. O tratamento acontece e D. Água volta a ser potável.

Mas Argh não se conforma e ameaça contaminar novamente D. Água. O Doutor explica que o esgoto também pode ser tratado. Feliz, Argh submete-se a um tratamento e faz planos de voltar para a natureza sem contaminar mais ninguém.

Afinal, a grande receita que Papum e Maquineia queriam passar para o público nada mais era que uma "receita de vida”.

RELEASE

ÁGUA VIDA é um espetáculo teatral que mescla atores e objetos numa encenação dinâmica, interativa e divertida, que tem por objetivo passar uma mensagem séria: a importância da água, os cuidados que devemos tomar para a proteção de seus mananciais e como utilizá-la sem desperdícios. De transporte fácil e montagem rápida, ÁGUA VIDA se adapta a espaços diversos, desde rua e pátios de escolas até caminhões-palco e teatros. Por essa praticidade, pela relevância do tema que aborda e pela graça do espetáculo, já circulou por 8 estados brasileiros, colecionando elogios de professores, pais e artistas, e sorrisos da criançada que, se divertindo, logo assimila a mensagem de sustentabilidade da água.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

A princípio, o espetáculo foi criado por solicitação de uma empresa distribuidora de água e de tratamento de esgoto.

Diante do desafio de produzir um espetáculo voltado para o público infanto-juvenil, abordando a questão da água (sua importância, comportamentos em relação à sua utilização etc), pensamos no teatro de animação como meio de tornar mais leve e divertido esse tema educativo. Mais que isso, no teatro de objetos.Bonecos foram criados a partir da humanização de objetos diversos que portam água, como canecas, jarras, baldes, canos e torneiras, para protagonizarem sua própria história. Dois atores ora encenam os personagens da trama, ora manipulam e dão vida aos objetos que se manifestam com vozes caricatas.

Outra preocupação foi de tornar mais fácil a assimilação, por parte dos jovens e das crianças, da importância e do respeito que merece o nosso bem mais precioso, a água, e mostrar a eles o que podemos fazer para contribuir para a sua sustentabilidade através de nossas pequenas atitudes. Para tanto, inserimos na dramaturgia diversos momentos de humor e também de interatividade com o público. Com bordões e situações cômicas, buscamos ao mesmo tempo tornar as cenas mais atraentes e as mensagens mais facilmente assimiláveis.

Por fim, foram criadas músicas (que são executadas ao vivo) para darem maior dinâmica ao espetáculo. Nelas também são passadas informações importantes sobre o tema.O cenário é de uma cozinha, com painel de fundo plotado com desenhos de geladeira, fogão, armário, janela. Na frente, uma mesa e uma pia onde, através da utilização de uma pequena bomba de água, consegue-se o efeito de desperdício através de uma torneira jorrando água, necessário à encenação.

FICHA TÉCNICA

Concepção e texto teatral: Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Músicas: Márcia Pagani
Direção e bonecos: Sérgio Tastaldi
Técnica: Atores e objetos humanizados
Categoria: Infanto-juvenil de palco ou de rua
Duração: 45 minutos
Equipe: 2 atores/manipuladores
“Água Vida” com Turma do Papum


Categorias: Abril 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar