FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2015
“Água Vida” com Turma do Papum



Quando: 26 Abril 2015, Domingo, às 11 horas
Onde: Circo da Dona Bilica
Endereço: Rua Manoel Pedro Vieira, 601 - Morro das Pedras
Quanto: R$30 inteira e R$15 meia-entrada

Turma do Papum apresenta o espetáculo infantil "Água Vida” no dia 26 de abril, às 11h, no Circo da Dona Bilica.

SINOPSE

Numa cozinha, Papum e Maquineia pretendem ensinar ao público uma receita. Mas descobrem que a torneira está aberta, desperdiçando água. A partir daí, a própria Dona Água (boneco feito de jarra d’água) conta sua história.

D. Água se sentia suja, cheia de impurezas, queixando-se de mudanças na sua cor, cheiro e gosto, já ao longo da sua viagem entre a nascente e a cidade. Ainda por cima, é atacada por Argh - o esgoto, que decide emporcalhar toda a água do mundo. Em estado lastimável, ela vai ao consultório do Dr. Eça Hude.

O doutor explica o quanto a água potável é rara e preciosa. Através de uma grande lupa, ele consegue ver em Dona Água a presença de "Elba Quitéria” (bactéria) e de "Co-cô-liforme Fecal”, fedorento e gago. O tratamento acontece e D. Água volta a ser potável.

Mas Argh não se conforma e ameaça contaminar novamente D. Água. O Doutor explica que o esgoto também pode ser tratado. Feliz, Argh submete-se a um tratamento e faz planos de voltar para a natureza sem contaminar mais ninguém.

Afinal, a grande receita que Papum e Maquineia queriam passar para o público nada mais era que uma "receita de vida”.

RELEASE

ÁGUA VIDA é um espetáculo teatral que mescla atores e objetos numa encenação dinâmica, interativa e divertida, que tem por objetivo passar uma mensagem séria: a importância da água, os cuidados que devemos tomar para a proteção de seus mananciais e como utilizá-la sem desperdícios. De transporte fácil e montagem rápida, ÁGUA VIDA se adapta a espaços diversos, desde rua e pátios de escolas até caminhões-palco e teatros. Por essa praticidade, pela relevância do tema que aborda e pela graça do espetáculo, já circulou por 8 estados brasileiros, colecionando elogios de professores, pais e artistas, e sorrisos da criançada que, se divertindo, logo assimila a mensagem de sustentabilidade da água.

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

A princípio, o espetáculo foi criado por solicitação de uma empresa distribuidora de água e de tratamento de esgoto.

Diante do desafio de produzir um espetáculo voltado para o público infanto-juvenil, abordando a questão da água (sua importância, comportamentos em relação à sua utilização etc), pensamos no teatro de animação como meio de tornar mais leve e divertido esse tema educativo. Mais que isso, no teatro de objetos.Bonecos foram criados a partir da humanização de objetos diversos que portam água, como canecas, jarras, baldes, canos e torneiras, para protagonizarem sua própria história. Dois atores ora encenam os personagens da trama, ora manipulam e dão vida aos objetos que se manifestam com vozes caricatas.

Outra preocupação foi de tornar mais fácil a assimilação, por parte dos jovens e das crianças, da importância e do respeito que merece o nosso bem mais precioso, a água, e mostrar a eles o que podemos fazer para contribuir para a sua sustentabilidade através de nossas pequenas atitudes. Para tanto, inserimos na dramaturgia diversos momentos de humor e também de interatividade com o público. Com bordões e situações cômicas, buscamos ao mesmo tempo tornar as cenas mais atraentes e as mensagens mais facilmente assimiláveis.

Por fim, foram criadas músicas (que são executadas ao vivo) para darem maior dinâmica ao espetáculo. Nelas também são passadas informações importantes sobre o tema.O cenário é de uma cozinha, com painel de fundo plotado com desenhos de geladeira, fogão, armário, janela. Na frente, uma mesa e uma pia onde, através da utilização de uma pequena bomba de água, consegue-se o efeito de desperdício através de uma torneira jorrando água, necessário à encenação.

FICHA TÉCNICA

Concepção e texto teatral: Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani
Músicas: Márcia Pagani
Direção e bonecos: Sérgio Tastaldi
Técnica: Atores e objetos humanizados
Categoria: Infanto-juvenil de palco ou de rua
Duração: 45 minutos
Equipe: 2 atores/manipuladores “Água Vida” com Turma do Papum

Categorias: Abril 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 05 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar