FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2015
Espetáculo “Um amor de Renúncia”, psicografado por Chico Xavier



Quando: 31 Maio 2015, Domingo, às 18 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$60 inteira e R$30 meia-entrada

Uma das mais importantes obras da literatura espírita e psicografada pelo mestre Chico Xavier será encenada em Florianópolis. A peça estará em cartaz no teatro do CIC no dia 31 de maio.

Baseado no livro "Renúncia”, publicado pela primeira vez em 1944, o espetáculo "Um amor de renúncia” chega ao Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura) no dia 31 de maio em sessão única às 18h. A peça integra a programação de aniversário de 70 anos da Federação Espírita Catarinense (FEC), que está à frente do projeto em parceria com a Esfera Produções Artísticas na capital.

"Renúncia” narra a saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcíone ao longo de quatro décadas. Nos palcos, um recorte deste painel conta a história do amor impossível de Alcíone e Padre Carlos, que é Pólux reencarnado. Amor impossível, porém invencível, pois transcende os limites temporais, abrindo-se em perspectivas de eternidade.

Pólux, um espírito caído, sacerdote várias vezes fracassado, prepara-se para nova reencarnação como sacerdote católico, a fim de redimir-se dos erros passados. Sua amada Alcíone encontra-se em situação muito diferente, desenvolvendo pesquisas no campo da música, habitando altas esferas espirituais.

Uma distância enorme os separa, no aspecto da evolução moral. Entretanto, estão unidos para sempre por um amor invencível. A fim de amparar seu amado Pólux, a bondosa Alcíone também regressa à Terra em reencarnação sacrificial, num ato de renúncia pessoal em nome do amor.

Mesmo baseado em uma história do espiritismo, "Um amor de renúncia” fala de amor, entrega e sentimento em geral, abrindo para variados públicos, independente de crença ou religião.

A produção do espetáculo é da Rama Kriya Produções, também responsável pela montagem de "O Amor Venceu” de Lucius/ Zibia Gasparetto/ É Impossível Morrer”de Ricardo O. Forni e "O Advogado de Deus” de Lucius/ Zibia Gasparetto. A transposição teatral é de Alberto Centurião, também responsável pela adaptação de "O Advogado de Deus”.

O Grupo teatral Rama Kriya Produções é de São Paulo, com elenco formado pelos experientes Valdir Ramos, Luciene da Cunha, Flávio Wongalak e Thalita Drodowski, eles que tem passagem por grandes produções – de musicais ao cinema, a peça faz uma adaptação ao romance, que se destaca pela qualidade literária e artística que apresenta.

Em Santa Catarina, O projeto é uma realização da Federação Espírita Catarinense (FEC); com produção local da Esfera Produções Artísticas; e apoio da Blueticket, Costão do Santinho Resort, Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, 1ªURE, 14ªURE, Jornal Notícias do Dia, ClubeRBS, Diário Catarinense, B2B, Fundação Catarinense de Cultura, Quality Contabilidade e Estação Web.

SINOPSE

Da extensa galeria de personagens de "Renúncia”, três são trazidos à cena: Pólux/Padre Carlos, Alcíone e Emmanuel, que comenta e conduz a narrativa. Mantida a sequência original das cenas, a peça começa no umbral, onde Pólux recebe a visita da luminosa Alcíone quando prepara-se para reencarnar.

Os espíritos enamorados voltam a se encontrar, já encarnados, na cidade de Ávila, quando Alcíone tem 17 anos e Carlos já fez seus votos de padre. Alcíone faz o possível para orientar o jovem padre a respeitar seus votos e sublimar o amor que sentem, mas Carlos tem dificuldade de compreender as elevadas razões morais da amada. Levada por Padre Damiano e por sua mãe Madalena, Alcíone muda-se para Paris, onde receberá a visita de Carlos, que largou a batina e partiu ao seu encontro.
Ocorre que Alcíone está às voltas com pesados compromissos familiares, cujos detalhes não pode relatar a Carlos que, desiludido e enciumado, retorna à Espanha. Passados alguns anos, quando pode dar por terminada sua tarefa junto ao grupo familiar, Alcíone parte ao encontro do amado, mas vai encontrá-lo casado, tendo que suportar uma união infeliz. Mais uma vez, Alcíone sente-se obrigada a renunciar ao seu amor, afastando-se de Carlos.

Sem que ele saiba, decide entrar para a ordem das Carmelitas, para dedicar-se ao serviço aos necessitados, sob o nome de Maria de Jesus Crucificado. Carlos, por sua vez, traído pela esposa, entra para a ordem dos Jesuítas, sendo admitido em importante cargo da Santa Inquisição, em Madri. Servindo na comunidade de Medina Del Campo, onde desempenha funções de subpriora, Alcíone toma posição em defesa das jovens freiras assediadas por um capelão corrupto.

Em represália, é denunciada à Inquisição, sendo encarcerada sob as ordens de Frei José do Santíssimo, na realidade seu amado Carlos. Alcíone não sofre torturas, mas, depois de dez meses sem ver a luz do sol, nas mais precárias condições, está à morte, quando finalmente recebe a visita de seu algoz, a quem reconhece de pronto. Carlos se desespera ao perceber o mal que causou à pessoa que mais ama no mundo, mas é tarde demais. Alcíone morre em seus braços, deixando-o entregue a profundo desespero enquanto ela, mais uma vez vitoriosa perante os desafios da carne, retorna, luminosa, à esfera superior de onde proveio.

Ficha Técnica

Produção Nacional – Rama Kriya Produções
Produção Local – Esfera Produções Artísticas
Adaptação – Alberto Centurião
Concepção cênica – Lucienne Cunha
Preparação de atores e assistência de direção – Ione Prado
Cenário e Figurinos – Claudete Oliveira
Iluminação – Mauro Junior

Espetáculo “Um amor de Renúncia”, psicografado por Chico Xavier

Categorias: Maio 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar