FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Cine Memória exibe filme "Martinho de Haro - A Cidade Reinventada" de Chico Pereira



Quando: 12 Setembro 2015, Sábado, às 14 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1485163591794727

Todos os sábados, Cine Memória vai divulgar obras do acervo da Fundação Franklin Cascaes e produção audiovisual catarinense. As sessões do Cine Memória têm como objetivo a exibição de filmes (curta, média e longa metragem) relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva da cidade, para discutir e refletir com o publico presente os aspectos socioculturais abordados nos filmes, bem como filmográficos. Alem disso busca difundir e honrar o conhecimento da historia das artes e dos os costumes locais, bem como, expor e pensar os problemas socioculturais e ambientais retratados nos filmes. Por fim, ele objetiva divulgar e enaltecer a pesquisa e a produção cinematográfica local e nacional.

Nesta etapa serão apresentados filmes da temática "Obras e Artistas Locais”. As artes plásticas em Santa Catarina, tendo como referências Martinho de Haro (1907-1985) e seu filho, Rodrigo, inspiram a segunda edição do Cine Memória, programação audiovisual semanal oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura. A vida e obra dos dois artistas são temas de documentários que serão exibidos neste sábado, 12 de setembro, a partir das 14 horas, na Casa da Memória, no Centro, com entrada franca.

Na agenda desta edição está prevista a exibição do filme "Martinho de Haro – A Cidade Reinventada”, de Chico Pereira. Também serão apresentadas as entrevistas "Do que tu tens saudades" e "Entrelinhas”, ambas com Rodrigo de Haro. Após a sessão, haverá uma roda de conversa com a participação do cineasta Chico Pereira e da cantora e apresentadora Claudia Barbosa.

No dia da exibição, a Casa da Memória vai abrir também o setor do banco de imagens e a biblioteca, com atendimento das 10 às 16 horas. A iniciativa contribui para fortalecer o projeto Viva a Cidade, que propõe a realização de atividades culturais todos os sábados, favorecendo a humanização do Centro Histórico de Florianópolis.

"Martinho de Haro – A Cidade Reinventada” de Chico Pereira (Documentário – 2007 – SC – 30’)

Com 30 minutos, o documentário de Chico Pereira narra a trajetória de Martinho de Haro, a partir de relatos de historiadores, críticos, familiares e artistas catarinenses de expressão no panorama contemporâneo. Além dos depoimentos, apresenta rico material iconográfico da cidade e revisita cenários que inspiraram algumas obras do pintor e desenhista. O filme foi o primeiro da série Alma de Artista, conjunto de programas especiais em formato documental produzidos pela Fundação Franklin Cascaes sobre o universo das artes na Capital.

A trajetória, o ideário e toda a arte de Martinho de Haro, um dos maiores nomes da pintura do País, tornando-se referência do modernismo brasileiro. Entre os temas de suas obras destacam-se interiores, natureza morta, paisagens, cenas religiosas, folclore e retratos diversos utilizando variadas técnicas, que transitam pelo desenho, pintura e mural. A produção desvenda aspectos que marcaram sua forma de viver e entender o mundo de sua época. Um artista que captou com argúcia e expressividade apuradas a paisagem urbana de Florianópolis.

- "Do que tu tens Saudades” Rodrigo de Haro
(Entrevista Claudia Barbosa)

- Entrelinhas – Rodrigo de Haro"
Entrevista

RODRIGO DE HARO - Paris, 1939

Rodrigo de Haro, poeta, intelectual, pensador, mosaicista e artista multifacetado e tem uma trajetória de vida absolutamente mágica. É filho do grande pintor clássico Martinho de Haro, que certa vez ganhou como prêmio uma bolsa de estudos na França, onde passou longa temporada. Rodrigo nasceu em Paris e veio bebê para o Brasil logo que estourou a II Guerra, em 1939.

Rodrigo de Haro herdou do pai a paixão pelas artes plásticas. Poeta e contista, Rodrigo é membro da Academia Catarinense de Letras e tem diversos livros publicados no Brasil e no exterior. Mosaicista e pintor, o artista tem diversas obras plásticas espalhadas em murais na cidade, um de seus trabalhos mais vistosos orna as paredes e a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Outro é um quadro localizado na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, padroeira de Florianópolis.

Literato e dotado de grande força criativa, é uma espécie de referência segura para qualquer artista catarinense ou para quem quer fazer um estudo sério sobre a vida cultural catarinense e brasileira. Entre muitas atividades, é autor de todos os cenários do filme sobre Cruz e Sousa rodado pelo cineasta Sílvio Back, também catarinense.

Na penúltima Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, Rodrigo apresentou um enorme painel em mosaico rodeando todo o evento. Foi a única obra que ficou no local depois que a exposição acabou, por causa de sua característica de permanência. O mais importante da obra de Rodrigo de Haro, no entanto, está bem preservado no carinho, na admiração e no apreço dos catarinenses e dos muitos amigos que guarda por toda parte. Nos últimos anos, vem dividindo seu tempo entre Florianópolis e São Paulo, o que, com certeza, deve conferir mais visibilidade às múltiplas iniciativas em que sempre se envolve, emprestando seu talento não apenas às letras e às artes em geral, mas especialmente à arte do mosaico, que tem nele um realizador emérito, pelo estilo, pela força, pela surpresa de suas obras, pela extravagância do colorido e pela temática, sempre comprometida com nossa latinidade, nossa gente, nossa fé e nossa cultura.

Promoção: Diretoria de Artes
Casa da Memória
Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Secretaria Municipal de Cultura.
Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Cine Memória exibe filme "Martinho de Haro - A Cidade Reinventada" de Chico Pereira


Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 02 Março 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar