FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Cine Memória exibe filme "Martinho de Haro - A Cidade Reinventada" de Chico Pereira



Quando: 12 Setembro 2015, Sábado, às 14 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1485163591794727

Todos os sábados, Cine Memória vai divulgar obras do acervo da Fundação Franklin Cascaes e produção audiovisual catarinense. As sessões do Cine Memória têm como objetivo a exibição de filmes (curta, média e longa metragem) relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva da cidade, para discutir e refletir com o publico presente os aspectos socioculturais abordados nos filmes, bem como filmográficos. Alem disso busca difundir e honrar o conhecimento da historia das artes e dos os costumes locais, bem como, expor e pensar os problemas socioculturais e ambientais retratados nos filmes. Por fim, ele objetiva divulgar e enaltecer a pesquisa e a produção cinematográfica local e nacional.

Nesta etapa serão apresentados filmes da temática "Obras e Artistas Locais”. As artes plásticas em Santa Catarina, tendo como referências Martinho de Haro (1907-1985) e seu filho, Rodrigo, inspiram a segunda edição do Cine Memória, programação audiovisual semanal oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura. A vida e obra dos dois artistas são temas de documentários que serão exibidos neste sábado, 12 de setembro, a partir das 14 horas, na Casa da Memória, no Centro, com entrada franca.

Na agenda desta edição está prevista a exibição do filme "Martinho de Haro – A Cidade Reinventada”, de Chico Pereira. Também serão apresentadas as entrevistas "Do que tu tens saudades" e "Entrelinhas”, ambas com Rodrigo de Haro. Após a sessão, haverá uma roda de conversa com a participação do cineasta Chico Pereira e da cantora e apresentadora Claudia Barbosa.

No dia da exibição, a Casa da Memória vai abrir também o setor do banco de imagens e a biblioteca, com atendimento das 10 às 16 horas. A iniciativa contribui para fortalecer o projeto Viva a Cidade, que propõe a realização de atividades culturais todos os sábados, favorecendo a humanização do Centro Histórico de Florianópolis.

"Martinho de Haro – A Cidade Reinventada” de Chico Pereira (Documentário – 2007 – SC – 30’)

Com 30 minutos, o documentário de Chico Pereira narra a trajetória de Martinho de Haro, a partir de relatos de historiadores, críticos, familiares e artistas catarinenses de expressão no panorama contemporâneo. Além dos depoimentos, apresenta rico material iconográfico da cidade e revisita cenários que inspiraram algumas obras do pintor e desenhista. O filme foi o primeiro da série Alma de Artista, conjunto de programas especiais em formato documental produzidos pela Fundação Franklin Cascaes sobre o universo das artes na Capital.

A trajetória, o ideário e toda a arte de Martinho de Haro, um dos maiores nomes da pintura do País, tornando-se referência do modernismo brasileiro. Entre os temas de suas obras destacam-se interiores, natureza morta, paisagens, cenas religiosas, folclore e retratos diversos utilizando variadas técnicas, que transitam pelo desenho, pintura e mural. A produção desvenda aspectos que marcaram sua forma de viver e entender o mundo de sua época. Um artista que captou com argúcia e expressividade apuradas a paisagem urbana de Florianópolis.

- "Do que tu tens Saudades” Rodrigo de Haro
(Entrevista Claudia Barbosa)

- Entrelinhas – Rodrigo de Haro"
Entrevista

RODRIGO DE HARO - Paris, 1939

Rodrigo de Haro, poeta, intelectual, pensador, mosaicista e artista multifacetado e tem uma trajetória de vida absolutamente mágica. É filho do grande pintor clássico Martinho de Haro, que certa vez ganhou como prêmio uma bolsa de estudos na França, onde passou longa temporada. Rodrigo nasceu em Paris e veio bebê para o Brasil logo que estourou a II Guerra, em 1939.

Rodrigo de Haro herdou do pai a paixão pelas artes plásticas. Poeta e contista, Rodrigo é membro da Academia Catarinense de Letras e tem diversos livros publicados no Brasil e no exterior. Mosaicista e pintor, o artista tem diversas obras plásticas espalhadas em murais na cidade, um de seus trabalhos mais vistosos orna as paredes e a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Outro é um quadro localizado na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, em homenagem a Santa Catarina de Alexandria, padroeira de Florianópolis.

Literato e dotado de grande força criativa, é uma espécie de referência segura para qualquer artista catarinense ou para quem quer fazer um estudo sério sobre a vida cultural catarinense e brasileira. Entre muitas atividades, é autor de todos os cenários do filme sobre Cruz e Sousa rodado pelo cineasta Sílvio Back, também catarinense.

Na penúltima Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, Rodrigo apresentou um enorme painel em mosaico rodeando todo o evento. Foi a única obra que ficou no local depois que a exposição acabou, por causa de sua característica de permanência. O mais importante da obra de Rodrigo de Haro, no entanto, está bem preservado no carinho, na admiração e no apreço dos catarinenses e dos muitos amigos que guarda por toda parte. Nos últimos anos, vem dividindo seu tempo entre Florianópolis e São Paulo, o que, com certeza, deve conferir mais visibilidade às múltiplas iniciativas em que sempre se envolve, emprestando seu talento não apenas às letras e às artes em geral, mas especialmente à arte do mosaico, que tem nele um realizador emérito, pelo estilo, pela força, pela surpresa de suas obras, pela extravagância do colorido e pela temática, sempre comprometida com nossa latinidade, nossa gente, nossa fé e nossa cultura.

Promoção: Diretoria de Artes
Casa da Memória
Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Secretaria Municipal de Cultura.
Prefeitura Municipal de Florianópolis. Cine Memória exibe filme "Martinho de Haro - A Cidade Reinventada" de Chico Pereira

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar