FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2015
Cine Memória exibe filmes sobre Hassis e Meyer Filho



Quando: 26 Setembro 2015, Sábado, às 14 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito

Dois ícones das artes visuais em Santa Catarina serão homenageados neste final de semana em sessão de cinema especial na Casa da Memória, no Centro Histórico de Florianópolis. Na agenda do Cine Memória deste sábado, 26 de setembro, serão exibidos os documentários "Hassis, um autorretrato imaginado – uma autobiografia inventada” e "O mundo maravilhoso de Meyer Filho”. Após a sessão haverá uma conversa com os diretores dos filmes, Marco Martins e Chico Pereira. A programação inicia às 14 horas, com entrada franca.

O Cine Memória tem como objetivo a exibição de filmes relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva de Florianópolis, proporcionando ao público acesso gratuito ao acervo da Fundação Franklin Cascaes e de instituições parceiras. A atividade visa ainda à difusão e valorização da produção audiovisual catarinense e nacional, propiciando a discussão e reflexão sobre aspectos socioculturais e artísticos que permeiam as obras divulgadas.

Lançado no início do mês, o projeto divulga atualmente a temática "Obras e Artistas Locais”, com sessões no fim de semana. Nesse período, já foram exibidos filmes sobre Franklin Cascaes, Luiz Henrique Rosa, Martinho e Rodrigo de Haro. A iniciativa de manter a Casa da Memória aberta com exibição de filmes contribui para fortalecer o projeto de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis (Viva a Cidade), oferecendo atividades culturais todos os sábados na região central.

Obras e artistas

Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cinema (Funcine/SeCult), o documentário "Hassis, um autorretrato imaginado – uma autobiografia inventada” tem direção de Marco Martins e Ricardo Weschenfelder. Com 32 minutos, o filme transporta o espectador para o universo de Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, com uma narrativa construída a partir do acervo deixado pelo artista, incluindo filmes em película que estavam em delicado estado de conservação. O documentário retrata a vida e obra do pintor, desenhista e muralista radicado em Florianópolis.

Autodidata, Hassis foi ilustrador da Revista Sul, publicada pelo Grupo Sul, integrado por artistas e intelectuais ligados ao movimento modernista. Participou de mais de 250 exposições individuais e coletivas, além de salões de arte em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre seus trabalhos destacam-se o piso de petit pavê na Praça XV de Novembro, com figuras da cultura local. É também patrono da cadeira 28 da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA).

Com 15 minutos de duração, o documentário "O mundo maravilhoso de Meyer Filho” tem direção e roteiro assinado por Chico Pereira e direção de arte de Maurício Muniz. O filme narra a trajetória de Ernesto Meyer Filho, artista autodidata que inspira muitos trabalhos artísticos em vídeo, fotografia, artes plásticas, teatro e dança. Junto com Hassis, ele atuou no Grupo Sul e foi um dos fundadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF).

O documentário aborda o ativismo cultural do artista, que participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior, notabilizando-se pelas pinturas e desenhos que retratavam seres fantásticos, especialmente figuras de galos. Exibido pela RBS TV em 2009, o filme aborda a trajetória de Meyer Filho a partir de depoimentos de familiares e amigos que conviveram com o artista, tais como Salim Miguel, Eli Heil e Tércio da Gama, entre outros nomes.

"Hassis – Um autorretrato imaginado – Uma auto biografia inventada”
Direção de Marco Martins e Ricardo Weschenfelder.
(Doc./32’/2005/ Florianópolis)
Sinopse: propõe transportar o espectador parar o universo do Artista. A obra de Hassis revista pelos cineastas gera uma conversa entre as linguagens, imagens, formas, estruturas e pensamentos possíveis para o processo de criação do documentário.

"O Mundo Maravilhoso de Meyer Filho" (2006) RBSTV.
Direção e roteiro: Chico Pereira e Direção de arte: Mauricio Muniz.
(Doc./15'/2006/Florianópolis) Cine Memória exibe filmes sobre Hassis e Meyer Filho

Categorias: Setembro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar