FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Cine Memória exibe "Olhar de um cineasta", de Cesar Cavalcanti



Quando: 03 Outubro 2015, Sábado, às 14 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito

O Cine Memória tem como objetivo a exibição de filmes relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva de Florianópolis, proporcionando ao público acesso gratuito ao acervo da Fundação Franklin Cascaes e de instituições parceiras. A atividade visa ainda à difusão e valorização da produção audiovisual catarinense e nacional, propiciando a discussão e reflexão sobre aspectos socioculturais e artísticos que permeiam as obras divulgadas.

A iniciativa de manter a Casa da Memória aberta com exibição de filmes contribui para fortalecer o projeto de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis (Viva a Cidade), oferecendo atividades culturais todos os sábados na região central.

O filme "Olhar de um cineasta", de Cesar Cavalcanti, será exibido neste final de semana dia 3 de outubro às 14h na Casa da Memória, no Centro Histórico de Florianópolis. A programação inicia às 14 horas, com entrada franca.

O documentário "Olhar de um cineasta", de Cesar Cavalcanti, com cenas gravadas em Florianópolis, Rio e Petrópolis, fala da obra do cineasta catarinense Marcos Farias.
Depoimentos de Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Othon Bastos e Flávio Migliaccio, além de intelectuais catarinenses, dão a dimensão de quem foi e o que realizou o diretor Marcos Farias, tema do documentário "Olhar de um cineasta”, dirigido por Cesar Cavalcanti. Morto em 1985, Farias – que nasceu em 1933 em Campos Novos – participou do Grupo Sul e dirigiu, no Rio de Janeiro, um episódio de "Cinco vezes favela”, o filme que praticamente inaugurou o Cinema Novo, nos anos 60.

Com 75 minutos de duração, o filme mescla cenas das produções de Farias com depoimentos de companheiros do cinema brasileiro que com ele conviveram – além dos acima citados, aparecem Paulo Cesar Saraceni, Salim Miguel, Eglê Malheiros, Silveira de Souza, Herculano Farias e Cícero Sandroni. A atriz Ângela Leal, que atuou em dois de seus filmes, fala emocionada de sua relação profissional e da amizade com o cineasta. E Othon Bastos e Flávio Migliaccio falam de sua sensibilidade na direção de atores.

Eglê Malheiros e Salim Miguel foram parceiros de Marcos Farias nos tempos do Grupo Sul e, mais tarde, nos filmes "A cartomante” e "Fogo morto”, cujos textos originais (de Machado de Assis e José Lins do Rego, respectivamente) transformaram em roteiro cinematográfico. Participam ainda do documentário a filha Patrícia e a mulher do cineasta, Maria Clara Borges Feigenbaun, que recordam momentos da vida privada do diretor.

"Ele primava pela sutileza e delicadeza na narrativa, quando abordava questões sociais”, diz o diretor de "Olhar de um cineasta", Cesar Cavalcanti. O documentarista acredita que farias estava à frente de seu tempo, "embora tenha sido um vigoroso operário e um grande empreendedor em tudo que realizava”. Entre os longas que dirigiu e produziu estão "Cinco vezes favela” (episódio "Um favelado”), "A vingança dos 12”, "A cartomante”, "Fogo morto” e "Bububu no bobobó”.
(Texto de Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom).
Cine Memória exibe "Olhar de um cineasta", de Cesar Cavalcanti


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar