FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2015
Cine Memória exibe dois documentários sobre pintora, ceramista e escultora Eli Heil



Quando: 10 Outubro 2015, Sábado, às 14 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito

A pintora, ceramista e escultora Eli Heil dá vida a milhares de seres incomuns em obras que estão em galerias, museus e nos jardins de sua casa. O trabalho intenso da artista, de 86 anos, e o Museu Mundo Ovo, criado por ela para guardar seu acervo, inspiram a próxima sessão do Cine Memória. Neste sábado, 10 de outubro, serão exibidos os documentários "Coração de Eli, entre o ovo e o pássaro” e "Eli Heil, criadora e criatura”, ambos de Kátia Klock. A programação acontece na Casa da Memória, no Centro, a partir das 14 horas, com entrada franca.

Com 48 minutos, o filme "Coração de Eli” é resultado de cinco anos e meio de convívio, anotações, entrevistas e gravações feitas com a artista, que aos poucos foi abrindo o acervo e o ateliê para o projeto de pesquisa de Kátia Klock. O registro audiovisual ocorreu em paralelo à produção do livro "Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil”, lançado em 2011, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O DVD, com o documentário e dois curtas sobre a artista, foi encartado na publicação.

Palhocense de nascimento, Eli Heil passou a infância e parte da vida adulta em Santo Amaro da Imperatriz, tornando-se professora de educação física. Depois de mudar-se para Florianópolis, iniciou sua produção artística na década de 1960, desenhando animais e paisagens. Autodidata, a artista tem uma produção singular, com obras expressivas em cores, formas e sentimentos, divulgadas em várias exposições individuais e mais de 40 mostras coletivas no Brasil e no exterior.

Acervo acessível
Lançado no início de setembro, o Cine Memória tem como objetivo a exibição de filmes relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva de Florianópolis, proporcionando ao público acesso gratuito ao acervo da Fundação Franklin Cascaes e de instituições parceiras. A atividade visa à difusão e valorização da produção audiovisual catarinense e nacional, propiciando a discussão e reflexão sobre aspectos socioculturais e artísticos que permeiam as obras divulgadas.

Atualmente, o projeto divulga a temática "Obras e Artistas Locais”, com sessões no fim de semana. Na programação, já foram exibidos filmes sobre Franklin Cascaes, Luiz Henrique Rosa, Martinho e Rodrigo de Haro, Hassis e Meyer Filho. A iniciativa de manter a Casa da Memória aberta com exibição de filmes contribui para fortalecer o projeto de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis (Viva a Cidade), com atividades culturais todos os sábados na região central.

Exibição de Filmes de Kátia Klock:
"Coração de Eli, entre o ovo e o pássaro” (Doc/2011/48min/SC)
"Eli Heil, criadora e criatura” (Doc/2010/14min/SC) Cine Memória exibe dois documentários sobre pintora, ceramista e escultora Eli Heil

Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar