FaceBook Instagram Twitter


Cine Memória exibe dois documentários sobre pintora, ceramista e escultora Eli Heil



Quando: 10 Outubro 2015, sábado, às 14 horas
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito

A pintora, ceramista e escultora Eli Heil dá vida a milhares de seres incomuns em obras que estão em galerias, museus e nos jardins de sua casa. O trabalho intenso da artista, de 86 anos, e o Museu Mundo Ovo, criado por ela para guardar seu acervo, inspiram a próxima sessão do Cine Memória. Neste sábado, 10 de outubro, serão exibidos os documentários "Coração de Eli, entre o ovo e o pássaro” e "Eli Heil, criadora e criatura”, ambos de Kátia Klock. A programação acontece na Casa da Memória, no Centro, a partir das 14 horas, com entrada franca.

Com 48 minutos, o filme "Coração de Eli” é resultado de cinco anos e meio de convívio, anotações, entrevistas e gravações feitas com a artista, que aos poucos foi abrindo o acervo e o ateliê para o projeto de pesquisa de Kátia Klock. O registro audiovisual ocorreu em paralelo à produção do livro "Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil”, lançado em 2011, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O DVD, com o documentário e dois curtas sobre a artista, foi encartado na publicação.

Palhocense de nascimento, Eli Heil passou a infância e parte da vida adulta em Santo Amaro da Imperatriz, tornando-se professora de educação física. Depois de mudar-se para Florianópolis, iniciou sua produção artística na década de 1960, desenha ndo animais e paisagens. Autodidata, a artista tem uma produção singular, com obras expressivas em cores, formas e sentimentos, divulgadas em várias exposições individuais e mais de 40 mostras coletivas no Brasil e no exterior.

Acervo acessível
Lançado no início de setembro, o Cine Memória tem como objetivo a exibição de filmes relacionados às artes, cultura, história e memória afetiva de Florianópolis, proporcionando ao público acesso gratuito ao acervo da Fundação Franklin Cascaes e de instituições parceiras. A atividade visa à difusão e valorização da produção audiovisual catarinense e nacional, propiciando a discussão e reflexão sobre aspectos socioculturais e artísticos que permeiam as obras divulgadas.

Atualmente, o projeto divulga a temática "Obras e Artistas Locais”, com sessões no fim de semana. Na programação, já foram exibidos filmes sobre Franklin Cascaes, Luiz Henrique Rosa, Martinho e Rodrigo de Haro, Hassis e Meyer Filho. A iniciativa de manter a Casa da Memória aberta com exibição de filmes contribui para fortalecer o projeto de Revitalização do Centro Histórico de Florianópolis (Viva a Cidade), com atividades culturais todos os sábados na região central.

Exibição de Filmes de Kátia Klock:
"Coração de Eli, entre o ovo e o pássaro” (Doc/2011/48min/SC)
"Eli Heil, criadora e criatura” (Doc/2010/14min/SC)
Cine Memória exibe dois documentários sobre pintora, ceramista e escultora Eli Heil


Categorias: Outubro 2015
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar