FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2015
Espetáculo de dança contemporânea "Intimidade Dócil"



Quando: 25 e 26 novembro, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1672264669726923

O corpo no mundo contemporâneo. Influenciado pelos jogos de poder, pelo controle e manipulação do ser, exigência de comportamentos aceitos pela sociedade, poucos modos permitidos de existir. Um território vigiado, julgado, encarcerado, em constante observação. Este é o contexto que motivou a pesquisa das artistas Renata Roel e Bruna Spoladore para o projeto de dança contemporânea Intimidade Dócil. O espetáculo entra em cartaz no Teatro SESC Prainha, em Florianópolis, com duas apresentações gratuitas nos dias 25 e 26 de novembro, às 20h.

O estudo da dupla partiu do conceito de Panóptico defendido na obra "Vigiar e Punir" de Michel Foucault (1987), que investiga a ideia de que o olhar está alerta em toda parte e fala de uma dissociação entre ver e ser visto. Neste pensamento, há um observador privilegiado que tudo vê em oposição a alguém que é observado, mas que não observa. A dramaturgia desenrola-se a partir do corpo, nas questões respondidas até a exaustão pelas artistas, na resistência e permanência que geram um estado de sensações e compõem uma corporalidade, acompanhada por uma plateia muito próxima à cena.

O trabalho utiliza projeções de vídeo e é ritmado pela trilha sonora produzida pelo músico, compositor e sonoplasta Demian Garcia, que captou os sons provocados pelo impacto dos corpos das bailarinas em contato com o chão. A turnê foi viabilizada pelo Edital de Patrocínio dos Correios 2015 e circula por cinco cidades brasileiras: Florianópolis(SC), Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB). Em 2012 o projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, na categoria Jovens Talentosda Região Sul, estreou em Curitiba (PR) no ano seguinte e representou a cidade na Bienal SESC de Dança este ano. As bailarinas também coordenam uma oficina sobre o tema "Modos de Compor", no dia 26 de novembro, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email candidamonte@gmail.com

Sobre as bailarinas:
Bruna Spoladore é mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente integra o Núcleo Artérias, de São Paulo, que tem direção de Adriana Grechi. A bailarina Renata Roel é doutoranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Elas estudaram no Centro de Estudos em Movimento, em Portugal.

Ficha Técnica:
Criação, Concepção e Performance: Bruna Spoladore e Renata Roel
Colaboração Artística: Elke Siedler, Gladis Tridapalli e Olga Nenevê
Projeto Audiovisual: Bruna Spoladore e Renata Roel
Trilha Sonora: Demian Garcia
Figurino: Eduardo Giacomini
Arte Gráfica: Thalita Sejanes
Iluminação: Érica Mitiko
Produção Executiva: Cândida Monte e Wellignton Guitti
Espetáculo de dança contemporânea "Intimidade Dócil"


Categorias: Novembro 2015
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar