FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2016
Procissão do Senhor dos Passos completa 250 anos em 2016



Quando: 12 e 13 de março
Onde: Capela do Hospital de Caridade, Catedral Metropolitana - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1685975501671386

Em 2016 a tradicional Procissão do Senhor dos Passos completa 250 anos como símbolo de fé e história. Edição histórica da mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina e que é considerada um das maiores do país, acontecerá nos dias 12 e 13 de março com uma programação especial para comemorar. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. Em 2015, o evento reuniu cerca de 60 mil pessoas e a expectativa para esta edição comemorativa é superar a marca de 70 mil participantes.

A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é a mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

E a Caminhada da Juventude já tem se integrado a programação da procissão nos últimos anos, que é a procissão dos jovens junto ao Senhor dos Passos, buscando manter viva no coração da juventude a tradição que já dura 250 anos.

"Se Deus quiser, é a juventude que vai garantir que a procissão complete 500 anos" disse Luiz Mário Machado, membro da Irmandade, que tem 72 anos de idade.

Além da comemoração dos 250 anos da Procissão do Senhor dos Passos, o evento fará menção ao Ano Santo da Misericórdia (convocado pelo Papa Francisco), que está mobilizando a comunidade católica ao redor do mundo.

Cerimonial

Quatro importantes momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita por crianças de até sete anos de idade na quinta-feira que antecede a Procissão, na Capela Menino Deus; a Procissão do Carregador, realizada na manhã de sábado, quando membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que serão usados à noite, na Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo, acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

Nos últimos anos, um importante trabalho de resgate dos jovens foi realizado, com o objetivo de motivá-los a participar da Ala Jovem da Procissão do Senhor dos Passos. Diversos grupos participam do cortejo no sábado, utilizando camisetas com dizeres religiosos e destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações.

Na tarde de domingo, as irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos fazem a frente da Procissão, e um coral comanda os cantos em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis. Em 2016, o tradicional Sermão do Encontro das Imagens será realizado pelo Padre Márcio Alexandre Vignoli, de Balneário Camboriú.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a procissão.

Todos os anos, poucas semanas antes do final de semana da procissão, a população pode apreciar réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos em igrejas de Florianópolis, situadas na Ilha e no Continente. As réplicas são produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor dos Passos. Após a Procissão, as réplicas são recolhidas e os fiéis podem apreciar a imagem original durante todo o ano na Capela Menino Deus, localizada anexa ao Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis.

Programação - 250ª Procissão do Senhor dos Passos

Dia 06/03/16 - Domingo
8h – Missa de Investidura dos novos membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus

Dia 09/03/16 - Quarta-feira
19h – Missa do Tríduo
Local: Capela Menino Deus

Dia 10/03/2016 - Quinta-feira
7h – Lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus
9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
Local: Capela Menino Deus
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus

Dia 11/03/16 - Sexta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus

Dia 12/03/16 - Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador.
Local: Capela Menino Deus
18h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos.
Local: Capela Menino Deus
20h – Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Dia 13/03/16 - Domingo
9h30 – Missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores | Pregador: Padre Márcio Alexandre Vignoli

Dia 14/03/16 - Segunda-feira
8h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Capela

Alterações do trânsito no Centro de Florianópolis durante a Procissão do Senhor dos Passos

Na sexta-feira, dia 11, no decorrer da noite, cones serão colocados nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes e no entorno da Praça XV de Novembro, para impedir o estacionamento de automóveis nestes locais.

No dia 12 de março, sábado, o trânsito será interrompido a partir das 8 horas nas ruas que integram o trajeto da Procissão do Carregador: ruas Menino Deus, Bulcão Viana, Tiradentes, Ilhéus e Tenente Silveira (no trecho em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis). Após o cortejo, que deve durar em torno de 45 minutos, o trânsito será liberado.

No período da tarde, a partir das 18 horas, o trânsito será interrompido novamente nas ruas que fazem parte do percurso da Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores. O trajeto é similar ao da Procissão do Carregador.

No domingo, dia 13, às 6 horas, as ruas Tiradentes e Bulcão Viana serão fechadas para que os fiéis façam a confecção dos tradicionais tapetes, decorados com motivos religiosos, alusivos à festividade. Às 14 horas, o ponto de táxi da Praça XV de Novembro será deslocado, para não prejudicar a evolução da procissão.

Transporte coletivo e estacionamentos

Os ônibus do transporte coletivo de Florianópolis vão circular com horários extras nos dias 12 e 13 de março. A medida visa beneficiar os milhares de fiéis que vão participar da 250ª edição da Procissão do Senhor dos Passos. Além da maior oferta de ônibus, alguns estacionamentos da região central (próximas às vias que integram o trajeto da Procissão), funcionarão em caráter de plantão. Procissão do Senhor dos Passos completa 250 anos em 2016

Categorias: Março 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar