FaceBook Twitter


253ª Procissão do Senhor dos Passos



Quando: 6 e 7 de abril
Onde: Capela do Hospital de Caridade, Catedral Metropolitana - Centro
Quanto: Gratuito


Tradição entre os católicos catarinenses desde 1766, a Procissão do Senhor dos Passos celebra em 2019 sua 253ª edição. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão reúne milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis.

A edição deste ano acontecerá nos dias 6 e 7 de abril, mas a programação das celebrações começa uma semana antes, no dia 31 de março, com uma missa na Capela Menino Deus. A procissão é antecedida por outros eventos ao longo da terceira semana da Quaresma (veja a programação abaixo).

Este ano, com as obras de revitalização do Largo da Alfândega, o cortejo passará pela rua Conselheiro Mafra, trajeto original até a década de 1970, quando parte da Baía Sul foi aterrada.

O evento já é considerado a maior manifestação religiosa do Sul do país e a segunda maior do Brasil, com número crescente de participantes ano após ano. A expectativa de público é superar os 70 mil fiéis que participaram dos dois dias do evento no ano passado.

A Procissão Senhor dos Passos, de Florianópolis, foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil em setembro de 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e o título será entregue oficialmente no dia 5. Ela é a mais antiga festa religiosa da capital e relembra os momentos finais da vida de Jesus Cristo. O evento recorda a perseguição, condenação, flagelação sofrida e encontro entre mãe e filho a caminho do Cálvário.

Há 253 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha às ruas do Centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A tradição começou em 1766, dois anos depois de uma embarcação com destino à cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

Alguns momentos marcam a tradição, como as missas que iniciam 10 dias antes da tradicional Procissão, a cerimônia da Lavação da Imagem, realizada sempre na quinta-feira que antecede o evento, realizada por crianças de até 7 anos simbolizando a pureza e na sequência os adultos secam a imagem. A cerimônia prepara o Senhor Jesus dos Passos para a saída às ruas. Rito ocorre quinze dias antes da Sexta-Feira Santa. As crianças passam um pano embebido em água perfumada nos pés, rosto e mãos da imagem. Esta água perfumada e benta é distribuída entre as pessoas que a procuram para a cura de algum mal. Distribuição é feita na Capela Menino Deus. Além disso, a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, no sábado à noite, a Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores; e por fim, na tarde de domingo, a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos festejos.

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

Réplicas

Os devotos do Senhor Jesus dos Passos podem conferir réplicas fiéis à imagem original em 20 paróquias da Grande Florianópolis. O ritual de distribuição das imagens faz parte da programação da Procissão do Senhor dos Passos.

As réplicas, produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção pelo Senhor Jesus dos Passos, já estão expostas nas seguintes paróquias:

Catedral Metropolitana – N. S. do Desterro e Alexandria - Centro;
Igreja Santo Antônio – Centro;
Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São Luís - Agronômica
Igreja da Santíssima Trindade – Trindade;
Capela Militar Cristo Rei – Trindade;
Igreja de São Francisco Xavier – Monte Verde;
Capela Santa Cruz - Cacupé
Igreja Santo Antônio – Santo Antônio de Lisboa;
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe – Canasvieiras;
Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Ingleses;
Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Lagoa da Conceição;
Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus – Prainha;
Igreja da Boa Viagem – Saco dos Limões;
Santuário de Nossa Senhora de Fátima - Estreito
Igreja Nossa Senhora do Carmo – Coqueiros;
Igreja São João Batista e Santa Luzia - Capoeiras
Igreja de Ponta das Canas – Ponta das Canas
Igreja do Santinho – Santinho
Igreja do Ribeirão da Ilha – Ribeirão da Ilha
Capela São Miguel – João Paulo

Programação da Procissão Senhor dos Passos 2019:

Domingo - 31 de março
8h - Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Quarta-feira - 3 de abril
19h - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Quinta-feira - 4 de abril
9h - Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
19h - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Sexta-feira - 5 de abril
19h - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Sábado - 6 de abril
7h30 - Missa e Procissão do Carregador, da Capela do Menino Deus para a Catedral
18h - Missa na Capela Menino Deus em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h - Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana, onde ficam até à tarde de domingo, quando ocorre a cerimônia da Procissão

Domingo - 7 de abril
9h30 - Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h - Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Segunda-feira - 8 de abril
8h30 - Missa de Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade
253ª Procissão do Senhor dos Passos


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Abril 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 18 Abril 2019 Udesc abre pré-inscrições para minicurso gratuito de natação infantil
até 18 Abril 2019 IFSC abre quase 500 vagas de ensino médio técnico gratuito
até 18 Abril 2019 Cantares e Fazeres dos Açores - evento gratuito com músicos açorianos e oficina de artesanato
até 18 Abril 2019 Festival de Sapateado Floripa TAP 2019 terá cinco dias com atrações gratuitas
até 18 Abril 2019 Curso Extracurricular de Latim da UFSC aberto à comunidade


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar