FaceBook Instagram Twitter


Espetáculo gratuito "Pitoresca", da Cia de teatro Nu Escuro (GO)



Quando: 9 e 10 de maio, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1399684783672408

Entre os dias 05 e 10 de maio, a Cia de teatro Nu Escuro, de Goiânia (GO) apresenta o espetáculo “Pitoresca”, a mais recente montagem do grupo, em quatro cidades catarinenses. Com direção de Hélio Fróes, o espetáculo será apresentado em Florianópolis nos dias 9 e 10 de maio às 20h no Teatro Sesc Prainha. As apresentações são gratuitas. Ingressos serão distribuídos 1h antes da apresentação - sujeito à lotação.

A peça integra a trilogia “Goyaz”, um trabalho de investigação cênica que tem como objetivo apresentar de forma crítica e poética a formação do Estado de Goiás. A peça é a terceira obra da trilogia, que conta com “Plural“ (2012) e “Gato Negro“ (2013).

A montagem traz a história de uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil há mais de 400 anos, período no qual ela presenciou a formação das identidades brasileiras. O texto da peça tem como alicerce relatos de cientistas e artistas europeus, a autobiografia de um escravo africano e diários de viagens de aventureiros que passaram pelo Brasil. Neste caleidoscópio de histórias, do período entre os séculos XV e XIX, estão visões do alvorecer da globalização e que norteiam às contradições do mundo moderno.

Entre os relatos e diários estão os de personagens como Pero Vaz de Caminha, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Gardo Baquaqua, Gobineau, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas de expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos “Relatórios de Província” que o Governo de Goiás encaminhava ao império. A peça tem o patrocínio da Petrobras.

Cia de teatro Nu Escuro

A Cia de teatro Nu Escuro, de Goiânia, Goiás, é um grupo de atores/ encenadores que trabalham juntos desde 1996, desenvolvendo uma estética própria, que tem suas vertentes mais fortes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo pelo elenco e nas construções poéticas desenvolvidas com o teatro de animação. No ano de 2013, a Cia Nu Escuro foi contemplada com o patrocínio Petrobras de manutenção de grupo (2014-2016).

Gênero: Comédia dramática
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos

Ficha técnica:
Elenco: Adriana Brito; Eliana Santos; Izabela Nascente; Lázaro Tuim; e Liomar Veloso
Direção e dramaturgia: Hélio Fróes
Coreografia: Luciana Caetano e Duda Paiva
Direção de arte e cenografia: Benedito Ferreira
Figurino: Rita Alves
Adereços e cenotécnia: Wagner Gonzalves
Iluminação: Junior de Oliveira
Bonecos: Izabela Nascente, Guilherme Oliveira e Marcos Marrom
Máscaras: Marcos Lotufo
Orientação em manipulação de bonecos: Duda Paiva e Adriano Bittar
Músicas: Cristiane Perné, Hélio Fróes, Izabela Nascente e Rui Bordalo
Narração em off: Rui Bordalo
Direção de vídeo: Benedito Ferreira
Projeção mapeada: Lina Lopes
Fotografias: Layza Vasconcelos (Oficina de Photos)
Produção: Luana Otto e Bruno Garajau (Balaio Produções)
Coordenação do projeto: Lázaro Tuim e Hélio Fróes​
Espetáculo gratuito "Pitoresca", da Cia de teatro Nu Escuro (GO)


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar