FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Espetáculo "La Mandragola" de Maquiavel



Quando: 19 Setembro 2016, Segunda-feira, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

O projeto “Teatro italiano: da história à cena” apresenta o espetáculo “La Mandragola”, de Maquiavel, no dia 19 de setembro, às 20 horas, no Teatro da UFSC. A peça, da qual participam alunos de Artes Cênicas, Letras Italiano e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, é baseada em grande parte do texto dramatúrgico de Maquiavel. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade e as senhas serão distribuídas a partir das 18h30 na bilheteria do Teatro da UFSC.

Durante cerca de 1h10min, La Mandragola traz à tona temas como o papel da mulher na sociedade, a fertilidade, corrupção e fidelidade. O elenco é formado por Arthur Dobler, Luciáh Tavares, Nilo Corrêa, Nataly Delacour, Patrícia Linhares e Ugo Garcia. A direção é de Luciáh Tavares, a operação de luz é de Amanda Moreira e o projeto conta com a coordenação do professor Sergio Romanelli.

O espetáculo faz parte da programação do II Colóquio Maquiavel e I Encontro Maquiavel: Política e Literatura, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, na UFSC, e conta com a participação de diversos estudiosos do autor. O Colóquio tem o intuito de propiciar uma discussão ampla sobre Maquiavel, tanto para o campo da filosofia política quanto para a literatura.

Sinopse

A ação se passa na Florença do ano de 1504, onde Calímaco, após viver vários anos em Paris, decide retornar a Florença com o único objetivo de conhecer Lucrécia, a mulher que lhe disseram ser a mais bela do mundo. No entanto, Lucrécia está casada há seis anos, com um homem velho e rico. A esperança de Calímaco de encontrar com a amada, apoia-se no fato de que ela ainda não tem filhos. Maquiavelicamente, Calímaco fica nas mãos de Ligúrio, que trama toda a intriga que, segundo ele, será infalível e buscará o apoio do Santo Ofício.

O Projeto

Funciona desde maio de 2015, o projeto de extensão “Teatro Italiano: da história à cena” busca aproximar os alunos do curso de Letras Italiano a um panorama da história do teatro italiano da Antiguidade ao Renascimento. Para isso realizam leituras dramáticas, com técnicas de expressão vocal, corporal e de interpretação teatral e desenvolvem espetáculos. Inicialmente tinha como objetivo encenar apenas espetáculos em língua italiana, mas ao surgir a oportunidade de fazer apresentação em Colóquio, onde o público é mais diversificado, a montagem de La Mandragola foi realizada em português. No ano passado levou à cena a montagem de Os Menecmos, de Plauto (todo encenado em Língua Italiana), na abertura da Semana de Língua italiana no mundo, da UFSC. Este ano, além de La Mandragola, o grupo está trabalhando na montagem de cenas de La Locandiera, que será apresentada em Língua Italiana. O projeto tem a coordenação do doutor e professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC Sergio Romanelli. Espetáculo "La Mandragola" de Maquiavel

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar