FaceBook Instagram Twitter


Espetáculo "La Mandragola" de Maquiavel



Quando: 19 Setembro 2016, segunda-feira, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

O projeto “Teatro italiano: da história à cena” apresenta o espetáculo “La Mandragola”, de Maquiavel, no dia 19 de setembro, às 20 horas, no Teatro da UFSC. A peça, da qual participam alunos de Artes Cênicas, Letras Italiano e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, é baseada em grande parte do texto dramatúrgico de Maquiavel. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade e as senhas serão distribuídas a partir das 18h30 na bilheteria do Teatro da UFSC.

Durante cerca de 1h10min, La Mandragola traz à tona temas como o papel da mulher na sociedade, a fertilidade, corrupção e fidelidade. O elenco é formado por Arthur Dobler, Luciáh Tavares, Nilo Corrêa, Nataly Delacour, Patrícia Linhares e Ugo Garcia. A direção é de Luciáh Tavares, a operação de luz é de Amanda Moreira e o projeto conta com a coordenação do professor Sergio Romanelli.

O espetáculo faz parte da programação do II Colóquio Maquiavel e I Encontro Maquiavel: Política e Literatura, que acontece entre os dias 19 e 21 de setembro, na UFSC, e conta com a participação de diversos estudiosos do autor. O Colóquio tem o intuito de propiciar uma discussão ampla sobre Maquiavel, tanto para o campo da filosofia política quanto para a literatura.

Sinopse

A ação se passa na Florença do ano de 1504, onde Calímaco, após viver vários anos em Paris, decide retornar a Florença com o único objetivo de conhecer Lucrécia, a mulher que lhe disseram ser a mais bela do mundo. No entanto, Lucrécia está casada há seis anos, com um homem velho e rico. A esperança de Calímaco de encontrar com a amada, apoia-se no fato de que ela ainda não tem filhos. Maquiavelicamente, Calímaco fica nas mãos de Ligúrio, que trama toda a intriga que, segundo ele, será infalível e buscará o apoio do Santo Ofício.

O Projeto

Funciona desde maio de 2015, o projeto de extensão “Teatro Italiano: da história à cena” busca aproximar os alunos do curso de Letras Italiano a um panorama da história do teatro italiano da Antiguidade ao Renascimento. Para isso realizam leituras dramáticas, com técnicas de expressão vocal, corporal e de interpretação teatral e desenvolvem espetáculos. Inicialmente tinha como objetivo encenar apenas espetáculos em língua italiana, mas ao surgir a oportunidade de fazer apresentação em Colóquio, onde o público é mais diversificado, a montagem de La Mandragola foi realizada em português. No ano passado levou à cena a montagem de Os Menecmos, de Plauto (todo encenado em Língua Italiana), na abertura da Semana de Língua italiana no mundo, da UFSC. Este ano, além de La Mandragola, o grupo está trabalhando na montagem de cenas de La Locandiera, que será apresentada em Língua Italiana. O projeto tem a coordenação do doutor e professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da UFSC Sergio Romanelli.
Espetáculo "La Mandragola" de Maquiavel


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2020 Inscrições para oficina gratuita de Linguagens em Pintura
até 21 Fevereiro 2020 Udesc abre inscrições para aulas gratuitas de musculação


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar