FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Espetáculo "Ubu Rei" de Alfred Jarry



Quando: 11, 12 e 13 de novembro, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, o Teatro da UFSC será palco do espetáculo “Ubu Rei”, com direção de Carmen Fossari e elenco formado por alunos da Oficina Permanente de Teatro (OPT) do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. A peça escrita por Alfred Jarry marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França e apresenta personagens que reverberam nos dias atuais no cenário político brasileiro. A encenação conta uma linguagem interativa de mídia visual, obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. Terá início às 20h, é gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.

Nesta obra de Alfred Jarry, traduzida por Cacá Rosset e adaptada por Carmen Fossari, o público vai conhecer as aventuras e a sede de poder de Pai Ubu, um oficial de confiança do Rei da Polônia, Venceslau. Ele é instigado por sua mulher, Mãe Ubu, a assassinar o rei e assumir o trono. Depois de relutar em um primeiro momento, é convencido a levar adiante o plano de sua esposa, e passa a contar com a ajuda de Capitão Bordura. Usurpada a coroa, se torna um ditador, estúpido e burlesco.

Um espetáculo de teatro do absurdo, que mistura elementos do teatro clássico com a construção artística moderna. Com tons de comédia e política, a peça deixa uma mensagem profunda sobre a tirania do poder, a exploração do povo e os paralelos a serem feitos com a realidade política atual do País.

O Espetáculo

A peça Ubu Rei foi escrita por Alfred Jarry aos 15 anos de idade como uma brincadeira escolar para ridicularizar um professor, que inspirou a criação do personagem. Ela marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França, no início do século XX. Pai Ubu, um oficial de confiança do Rei da Polônia, é instigado por sua mulher, Mãe Ubu, a assassinar o rei e assumir o trono. Depois de relutar em um primeiro momento é convencido a levar adiante o plano de sua esposa e passa a contar com a ajuda de Capitão Bordura. Usurpada a coroa, pai Ubu tenta ganhar a simpatia das pessoas, mas logo se transforma num cruel ditador.

O processo de montagem da peça teve início com um estudo de mesa, que trouxe a compreensão detalhada da obra. Em dezembro de 2015 foi apresentada uma leitura encenada de "Ubu Rei", com Gustavo Dutra como Pai Ubu. Nesta temporada, além de contar com dois atores convidados, Marcos Willerding e Valdir Silva, a diretora Carmen Fossari optou por trazer elementos da linguagem clássica no figurino e nos slides contando com uma linguagem interativa de mídia visual, inserindo obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. São elementos indicativos de situações ou espaços servindo de cenografia virtual. Essa nova versão foi recentemente apresentada no Experimenta, que aconteceu na UFSC entre os dias 23 e 27 de outubro.

No elenco, estão os alunos da Oficina Permanente de Teatro que participaram dos cursos ministrados pelo professor Pablo Evoé (da Escola de Teatro Evoé, de Lisboa), no primeiro semestre e por Mhirley Lopes, no segundo semestre. Os alunos cursaram ainda História do Teatro, Dramaturgia Clássica e Interpretação (método Stanislavski) com Carmen Fossari.

Sobre a diretora

Carmen Fossari é doutoranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento – EGC da UFSC. Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, com opção em Teatro, é diretora de espetáculos do DAC, coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro/UFSC e diretora e fundadora do Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC.É membro da ACLA, Academia Catarinense de Letras e Artes, cadeira de Isnard Azevedo.
Recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou nos seguintes países: Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia. La Carreta” que coordena, naquele país, o ENTEPOLA (Encontro de Teatro Popular Latino Americano).

Oficina Permanente de Teatro

Com o objetivo de propor uma vivência na área das Artes Cênicas compreendendo o estudo teórico e a vivência teatral, a oficina vem sendo realizada há mais de três décadas aos interessados da comunidade acadêmica e externa. Possui uma grade disciplinar básica em que se desenvolve a metodologia “de como ser para representar outro ser”. Atua com Núcleos de Teatro de Bonecos, Teatro de Rua, Ciclo de Leituras Dramáticas e Pesquisa de Teatro de Luz Negra. A cada turma, dependendo da vocação do grupo formado, é realizado o processo de montagem seguindo a tendência natural dos alunos. Depois desta etapa, os alunos, que de fato sintonizam sua vocação, podem integrar o elenco do Grupo Pesquisa Teatro Novo da Universidade Federal de Santa Catarina. A oficina é coordenada pela diretora Carmem Fossari.

A Oficina Permanente de Teatro (OPT) integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 70 minutos

FICHA TÉCNICA:
Slides Texturizados, Iluminação e Direção Geral: Carmen Fossari
Uma encenação OPT/GPTN
Operador Slides: Ivâna Fossari
Operador de Som: Gustavo Dutra
Cenografia: Márcio Tessmann e Grupo
Sonoplastia: Carmen F. e Gustavo Dutra
Figurino: Acêrvo GPTN obras de Dé Beirão e Lou Hammad
(curadoria Carmen F.)

Elenco:
Marcos Willerding – Pai Ubu
Juliana Búrigo Sampaio – Mãe Ubu
Uziel Santana – Capitão Bordura
Sergio Borges – Rei da Polônia Financista, Camponês
Suélen Benincá – Rainha da Polônia, Camponesa, Nobre
Mark Kopp – Príncipe Bugrelau, Carrasco
Máximo Pacheco – Czar Russo, Camponês, Príncipe Polonês
Valdir Silva – Nobre, Mensageiro, Fantasma, Soldado
Heitor Daros – Soldado Pila, Nobre, Jurista
Vinicius Godim – Nobre,Fantasma, Soldado
Beth Nogueira – Princesa Polonesa, Camponesa, Soldad@
Jhonatan Costa – Soldado Cotica, Nobre, Povo Espetáculo "Ubu Rei" de Alfred Jarry

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar