FaceBook Instagram Twitter


Exposição "Conexões Viscerais" e Oficina Gratuita de Criatividade



Quando: de 5 a 9 de dezembro
Onde: Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça XV de Novembro, 180 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/358655831178910
e-mail: galeria.municipal@gmail.com

De 5 a 9 de dezembro, a Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti recebe a exposição "Conexões Viscerais", das artistas Gabriela Goulart e Paula Schlindwein, e Oficina de Criatividade. Os eventos são gratuitos.

Exposição "Conexões Viscerais
Artistas: Gabriela Goulart e Paula Schlindwein

“A presença feminina ecoa e é celebrada nas obras de Gabriela Goulart e Paula Schlindwein. Não uma feminilidade presa a tabus ou aliterações. Não, em ambas a mulher se apresenta fugaz e ao mesmo tempo empoderada de sua metamorfose. A força da delicadeza líquida da aquarela serve para apresentar um conteúdo idiossincrásico, onde reações e meandros revelam subjetividades latentes. Os corpos são suportes da alma, onde marcas-rugas-rasgos revelam comprometimento. Da cor suave surge o gesto intempestivo, o risco que ao mesmo tempo que delimita rompe limites. Não se trata de personagens, antes são ações, sintonias, epifanias. Aparições de várias mulheres em uma conexão visceral, que manifestam desejos, perdas, transfigurações. Cada mulher aí desenhada é desígnio, é destino, é promessa. A costura vem premiar essa passagem, recordar que é texto, é trama, delicadamente assombração. Fio a fio, ponto a ponto, cada uma dessas mulheres possui sua voz, que mesmo calada é grito”. Silvia Teske.

Oficina: Criatividade

Três turmas.
Datas: 05, 07 e 09 de dezembro de 2016
Horário: das 14h às 18h
Inscrições facebook ou e-mail: galeria.municipal@gmail.com

Objetivo:
- Aguçar a criatividade, utilizando materiais inusitados (desapegando do bom, belo e verdadeiro). Explorando algumas técnicas como o desenho, a colagem e o bordado, vamos passear por algumas possibilidades da arte.
- Despertar o talento criativo e espírito inovador, potencializando e integrando as capacidades cognitivas, emocionais, sociais e comportamentais, que expandam e amadureçam a postura ativa e cooperativa diante da vida .
- Incentivar o questionamento de paradigmas, crenças e atitudes frente à vida, assumindo a posição de autores de seu destino.
- Dotar com ferramentas de apoio à criação e gestão inovadora e empreendedora.

Público:
A partir dos 16 anos, pessoas que desejam aumentar e estimular a sua capacidade criativa.

Programa:
- Contextualização.
- Desenho de observação com textura (colagem, pintura e bordado).
- Desenho em dupla (Atividade sensorial, coordenação motora, trabalho em equipe).
- Desenho de um traço só.
- Desenho livre.

Sobre as artistas

Gabriela Goulart - Natural de Florianópolis, Gabriela Goulart descobriu a paixão pela arte na juventude. Autodidata, não parou com os rabiscos e em 2013 surgiu a primeira coleção, intitulada “Ninfas”. Um dos desenhos da série foi parar na segunda edição do fanzine: A Carta, dando início ao processo de engajamento na arte. No segundo semestre de 2014 cursou ilustração no Senac. No mesmo ano publicou as primeiras ilustrações no Jornal Notícias do Dia. Em 2015, de forma empírica, deu início a um período de estudos, das técnicas e movimentos artísticos, trazendo o tom político da militância feminista para suas obras, o que também abriu portas para envolvimento com a arte urbana.
Em seus trabalhos, traz as marcas dos processos e do reaproveitamento de materiais: como as molduras recuperadas do lixo, as experiências com colagem ou qualquer material que lhe permita exprimir sua arte. Dentre as técnicas utilizadas estão: tinta à óleo, acrílica, guache, aquarela, caneta bic, colagem e xilogravura.
Ministrou oficina de lambe-lambe com o grupo Jornalismo Sem Machismo da Ufsc. Expos no show do Di Melo pela Whata Funk? - Ufsc, na Casinha Rio Vermelho, além de botecos, festas e feiras como a FAF - Feira de Artes de Florianópolis. Espera, um dia, não somente viver para a arte, como faz, mas também poder sobrevive r dela.

Paula Schlindwein - Natural de Urussanga, é radicada em Florianópolis desde a adolescência. Pós-graduanda em Arte e Educação, vem atuando na área de Artes visuais desde 2010. A artista cresceu em meio aos desenhos e na procura de uma identidade própria, faz de cada trabalho uma busca incessante e silenciosa pela forma, luz, cor e harmonia, denunciadas através do aprimoramento de sua técnica e da solidificação da expressão artística madura e verdadeira.
A paixão pela figura humana, particularmente por retratos femininos, existe desde o início do seu trabalho. O dom unido à necessidade psíquico-física de expressar os seus sentimentos e as suas reflexões a respeito do mundo particular e coletivo, faz com que cada uma de suas obras tenham uma elaboração especial. De um modo geral as técnicas utilizadas são: Tinta à óleo, acrílica, nanquim, aquarela, guache, colagem e bordado.
Com ateliê em Florianópolis, a Catarinense participou de quatorze exposições individuais e vinte e três exposições coletivas. Além de Feiras como a MOSQ - Feira de Artes Visuais, e a FAF - Feira de Artes de Florianópolis. Possui no currículo muitas obras no Brasil e no exterior.
Exposição "Conexões Viscerais" e Oficina Gratuita de Criatividade


Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar