FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Palestra e recital em homenagem ao compositor brasileiro Radamés Gnattali



Quando: 08 Dezembro 2016, Quinta-feira, às 20 horas
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Em homenagem aos 110 anos de nascimento do compositor brasileiro Radamés Gnattali (1906 – 1988), o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e o programa de extensão Piano em Foco, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizam nesta quinta-feira, 8 de dezembro, a palestra Mediações nos choros para piano solo de Radamés Gnattali, seguida de um recital com obras de Gnattali, Heitor Villa-Lobos e Edino Krieger. O evento, com coordenação da professora Maria Bernardete Castelan Póvoas, ocorre no Auditório do Departamento de Música (DMU), às 20h e tem entrada gratuita.

Raisa Silveira, mestra em Musicologia/Etnomusicologia pelo PPGMUS da Udesc, ministrará a palestra sobre caráter mediatório, presente nas composições de Gnattali, e seu diálogo com o impacto do desenvolvimento dos meios de comunicação massivos na transição do século 19 para o século 20 e com a concepção de identidade nacional proposta pelo crítico Roberto Schwarz em análises sobre a obra de Machado de Assis. Serão analisados os choros Manhosamente, Canhoto e Negaceando, compostos por Radamés Gnattali na década de 1940.

No recital, os graduandos em Música Elias Hardt Zanon, no violino, e David Pierri Ardigo, no piano, interpretarão Elegie, de Heitor Villa-Lobos. Arthur Bencke e Arilton Júnior, mestrandos em Música da Udesc, apresentarão a Seresta para violoncelo e piano, uma homenagem a Villa Lobos composta por Edino Krieger.

Três composições de Radamés Gnattali fecham a noite. Carinhosa será interpretada pela pianista Midiã Cabral, mestranda do PPGMUS. O pianista Lucas Silvano e o flautista Matheus Lima Alcântara apresentarão a Sonatina em Ré Maior, em três movimentos. Por fim, Rafael Friesen e Arilton Júnior, ambos pianistas e mestrandos em Música da Udesc, apresentarão Vaidosa e Manhosamente.

Sobre o compositor

Radamés Gnattali iniciou sua carreira como pianista virtuoso e sua habilidade estendia-se ao improviso. Grande parte de sua atuação profissional foi nas gravadoras e estações de rádio, onde regia as orquestras para as quais fazia arranjos. Estima-se que tenham sido cerca de 10 mil deles, além de 400 composições e 50 trilhas para cinema. Em seu trabalho transitou com grande facilidade tanto entre a linha popular quanto nas salas de concerto.

Sobre Raisa Silveira, palestrante e pianista: Bacharel em Música (Piano) pela Udesc (2014) e Mestre em Musicologia/Etnomusicologia pela mesma instituição (2016), sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Sauerbronn de Barros. Tem experiência nas áreas de teoria musical, análise, história da música e performance (piano e voz). Suas áreas de interesse atuais compreendem música brasileira e identidade nacional, jazz e história da tecnologia em música. Atua como professora de piano e teoria musical e como vocalista em duo de jazz junto ao guitarrista Fernando Bailão.

Sobre os músicos

Arílton Rodrigues Medeiros Junior, pianista: É natural da cidade de Tubarão/SC. É graduado no curso de bacharelado em piano pela Udesc, participou ativamente em masteclasses e grupos de pesquisa. Foi orientado pela Profa. Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas, e teve aulas com Prof. Dr. Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros e o Prof. Dr. Luís Claudio Barros Pereira da Silva. Atualmente, desenvolve o trabalho de pianista colaborador com cantores líricos e em coros na cidade de Florianópolis e é mestrando no programa de pós-graduação em Música na área de Interpretação e Criação Musical pela Udesc.

Arthur Bencke, violoncelista: Formado em 2015 como Bacharel em Violoncelo pela Udesc com o professor Dr. Hans Twichell. Atualmente fazendo mestrado em Musicologia na mesma universidade. Participou de grupos como a Orquestra Acadêmica Udesc, Orquestra de Cordas da Ilha e Quinteto de Cordas Catarinense. Fez masterclasses com Ângela Ferrari, Alexandre Diel, Robert Suetholz, Fábio Presgrave, Dennis Parker, Natasha Farny, Alberto Kanji, Lars Hoefs e James Fiste. Desde 2011 é professor do instrumento para adultos e crianças.

David Ardigo, pianista: É natural de Florianópolis/SC e iniciou seu estudo de piano em 2005. Obteve menção honrosa no concurso latino-americano Rosa Mística, em 2008. Atualmente cursa Bacharelado em Música – Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina orientado pela pianista Dra. Bernardete Castelan Póvoas, e é bolsista de pesquisa. Também foi aluno do pianista Dr. Maurício Zamith na mesma universidade.

Elias Zanon, violinista: É natural de Blumenau/SC e atualmente vive em Florianópolis. Iniciou sua graduação em 2012 e atualmente é estudante da última fase do curso de Bacharelado em Música – Opção: Violino na Universidade Estadual de Santa Catarina sob orientação do professor João Eduardo Titton. Foi integrante e spalla da Orquestra Acadêmica Udesc e primeiro violino do Quarteto Udesc, com os quais se apresentou por todo o estado. É músico integrante da Orquestra de Cordas da Ilha e Orquestra Unisul.

Midiã Cabral, pianista: Possui Licenciatura em Música com Habilitação em Piano pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2010). Tem experiência na área de co-repetição de instrumentistas e em prática de Música de Câmara. Desde 2011 integra a Banda de Música da Força Aérea Brasileira e, atualmente, participa regularmente de apresentações e atividades de música de câmara com alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, além de atuar como pianista convidada na Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa. É mestranda de Interpretação e Criação Musical do PPGMUS da Udesc.

Matheus Lima Alcântara, flautista: Iniciou os estudos em flauta transversal em 2010, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), através do Curso Básico de Instrumentos de Orquestra, modalidade FIC, do qual se formou em 2011. Desde então compõe a Orquestra Experimental do Instituto Federal (OEXP), projeto de mais de 15 anos, no qual participou também como solista em diversas ocasiões. Participou do Femusc nos anos de 2012, 2013 e 2015, e fez parte de projetos no âmbito da música erudita e popular.

Rafael Friesen, pianista: Bacharel em Piano e Especialista em Performance Música de Câmara pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atualmente é mestrando na Udesc, na área de Interpretação e Criação Musical. Premiado diversas vezes em concursos nacionais de piano. Atuou em diversos concertos como solista, recitalista e camerista, com especial ênfase em música nova. É professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima.

Lucas Silvano, pianista: Natural de Araranguá/SC, iniciou seus estudou no piano com a professora Juraci Vieira da Rosa. Cursou Bacharelado em Piano na Udesc (2010-2013) orientado pelo Dr. Luis Claudio Barros, bolsista de pesquisa e extensão. Em intercâmbio (2011, um semestre) na Marshall University/EUA, estudou piano com Dr. Henning Vauth, fez recitais em Huntington/West Virginia e Morehead/Kentucky e participou do festival WVMTA Mo. State Collegiate Piano/Competition. É Mestre em Práticas Interpetativas/Udesc orientado pelo Dr. Guilherme Sauerbroon.
Palestra e recital em homenagem ao compositor brasileiro Radamés Gnattali


Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar