FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
VI Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão



Quando: de 13 a 17 de dezembro
Onde: Assembleia Legislativa de SC - Alesc
Endereço: Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/217266048726673

A VI Semana Estadual da Amizade Brasil Japão, instituída sob a Lei 15.324/2010, ocorre de 13 a 17 de dezembro, celebrando nesta edição os 121 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. EVENTO GRATUITO.

A data comemorativa foi criada com base na história da passagem dos primeiros japoneses em solo brasileiro. Há registros de que, em 1803, quatro japoneses, náufragos do barco Wakamiya-maru, salvos pelo navio de guerra russo Nadiezhda, visitaram nosso país. Fundeados nas proximidades da Ilha de Anhatomirim, desembarcaram perto do Forte Santana, na antiga cidade de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.

A cerimônia da abertura acontecerá nesta terça-feira, às 19h30 no Plenarinho da Assembleia Legislativa e contará com coquetel e participação de institutos culturais que trouxeram apresentações musicais, de artes marciais e da espada samurai.

Durante a semana, a programação conta com mais atividades como oficinas e uma exposição sobre a cultura japonesa que poderá ser visitada no Hall da Assembleia.

A programação da Semana encerra com a cerimônia Tooro Nagashi, em homenagem aos falecidos da tragédia provocada pela queda do avião da Chapecoense na Colômbia, onde serão lançados 400 barquinhos no canal da Fortaleza da Barra no dia 17/12 a partir das 19hs. O Tooro Nagashi é tradicionalmente realizado no Japão onde os participantes soltam barquinhos contendo velas acesas para homenagear as almas dos antepassados. Tooro significa lanterna de papel, Nagashi levar-se pelo vento. Ao soltarem as lanternas, os participantes da cerimônia iluminam o caminho dos espíritos e fazem pedidos de paz. Participem conosco desse evento ecumênico!

Associação Wakamiya-Maru

A Associação Wakamiya-Maru Ilha de Santa Catarina foi fundada após a aprovação da Lei 15.324/2010 e funciona como espaço de encontro entre os descendentes de japoneses no estado e como forma de manter sua cultura, numa interação com a cultura de Florianópolis. Os laços que unem a capital de Santa Catarina com a cidade de Ishinomaki, no Japão, deu-se no ano de 1803, quando os japoneses saíram de suas terras e aportaram no povoado de Nossa Senhora do Desterro.

Confira a programação da abertura:

19h30 - Abertura no Plenarinho da Assembleia Legislativa
20h15 - Apresentações Culturais no Hall da Assembléia Legislativa:
- Apresentação do Instituto Cultural Niten - A Arte da espada Samurai
- Apresentação de Aikido Grupo Kominowaza Dôjô
- Apresentação Musical Wakamiyamuru
- Após apresentações coquetel de encerramento

VI Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão
Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Agosto 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 23 Agosto 2017 Inscrições para oficinas gratuitas da Pala... >> Educação / Cursos
até 23 Agosto 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar