FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Concerto de estreia do Grupo de Música Experimental Contemporânea



Quando: 13 Dezembro 2016, Terça-feira, às 20 horas
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1257246264337108

Na próxima terça-feira, 13 de dezembro, às 20h, o Grupo de Música Experimental Contemporânea (GMEC) apresentará suas composições em concerto de estreia no Auditório do Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Evento gratuito.

Criado no primeiro semestre de 2016, o concerto da próxima semana será o primeiro do GMEC. O grupo, coordenado pelo professor Acácio Piedade (pianista e compositor), é formado por estudantes da Udesc e artistas convidados: Benedikt Mensing (violão), Cesar Damaceno (violão), Débora Remor (violino), Gandhi Martinez (piano e composição), Érico Miranda Schmitt (violoncelo), Silvana Leal (voz e poesia) e Rodrigo Moreira (baixo e composição).

O concerto, divivido em duas partes e dedicado ao compositor Pauline Oliveros e ao poeta Ferreira Gullar, falecidos recentemente, apresentará composições do grupo, em conjunto com poemas, vídeos e performance. O evento conta com a iluminação de Ivo Godois e Priscila Costa, e sonoplastia de Jefferson Nefferkturu.

Sobre o grupo

O GMEC, criado a partir do projeto de pesquisa A poética da criação Musical: desdobramentos, pesquisa e produção em composição, tem como objetivo realizar projetos de música experimental envolvendo linguagens musicais contemporâneas, música escrita e improvisação livre, música e poesia falada, música e imagem (criação multimídia, eletrônica e tecnologia). O grupo trabalha a relação entre som, imagem e significado a partir de gestos (atos sonoros livremente improvisados associados metaforicamente a fenômenos físico-visuais ou imagens poéticas, e por roteiros (estruturas previamente criadas nas quais os gestos são concatenados no tempo da performance).

O grupo já produziu alguns trabalhos: o curta-metragem inédito Miragens do Porto, de Silvana Leal e Loli Menezes, tem a trilha sonoroa produzida pelo grupo com direção musical de Piedade. O GMEC também participou do concerto-exibição do filme Vidas Secas como parte da Jornada Música e Imagem em Movimento, organizado pela professora Tatyana Jacques, entre outros projetos.

Programa

Parte I
Lirismos Delirantes - composição: Acácio Piedade
Pequenas Ilusões - composição: Rodrigo Moreira; poemas: Silvana Leal
Ankh - composição: Gandhi Martinez; poemas: Silvana Leal

Parte II
Alinhavos - Linhagens II - composição e piano: Acácio Piedade;
poemas, vídeos e performance: Silvana Leal

Estreada em novembro de 2016 no 14º Encontro Nacional de Criatividade Sonora (ENCUN), em Porto Alegre, a performance Alinhavos - Linhagens II tem duração aproximada de vinte e cinco minutos e propõe cruzamentos e interações que alinhavam música, poesia falada e audiovisual. A ideia é alinhavar linhas da natureza, restaurar formas conhecidas, desdobrá-las, recriando-as através de música, imagem e palavra. Multiplicidade de linguagens que se interpenetram, que se estendem em um devir contínuo de traços em plasticidade móvel, que desenha o espaço visual e sonoro.

A composição faz parte de uma série de trabalhos de Silvana Leal intitulada Alinhavos. São obras plásticas, visuais, performáticas e sonoras utilizando as linhas como base de material compositivo – a linha como investigação na construção de formas e ações inusitadas. O vídeo é uma colagem de três trabalhos anteriores de Silvana que, alinhavados nesta obra, são recriados em outra concepção.

A obra musical criada pelo compositor Acácio Piedade para esta ação performática, concebida para piano e eletrônica, está baseada na obra para piano solo intitulada Linhagens II, que está em fase de escritura. Assim como Linhagens I (inédita, para orquestra), esta obra tem como ideia geradora uma tábua de dezessete grupos ordenados de acordes e os dois significados da palavra "linhagem": de um lado, a costura desses acordes por linhas internas; de outro, o parentesco com o sistema harmônico tonal pelo uso de tríades.

A parte eletrônica de Alinhavos - Linhagens II foi elaborada a partir de objetos sonoros criados com instrumentos musicais (tais como vibrafone, marimba, tímpano, bombo, pratos), sons de água, rangidos de madeira e outros materiais, alterados por manipulação e modulação digital. Concerto de estreia do Grupo de Música Experimental Contemporânea

Categorias: Dezembro 2016
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Agosto 2017 2º Encontro de Saberes: Diálogos, Desafios... >> Cinema Gratuito
até 16 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
até 16 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 17 Agosto 2017 Inscrições para curso gratuito de Gnosis -... >> Educação / Cursos
até 19 Agosto 2017 Curso Cultivo de Orquídeas para iniciantes... >> Educação / Cursos
até 19 Agosto 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar