FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Espetáculo "O Jardim", da Cia. Hiato



Quando: 7 e 8 de março, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$20 inteira e R$10 meia-entrada

A premiada peça "O Jardim", da Cia. Hiato, de São Paulo, entra em cartaz no Teatro Ademir Rosa, no CIC, com duas apresentações inéditas nos dias 7 e 8 de março.

Três histórias pertencentes a tempos diferentes se cruzam, se sobrepõem e se chocam para formar uma paisagem a ser contemplada pelo espectador. Ano de 1979. Duas irmãs se despedem do pai no dia do seu aniversário, antes de o levarem para viver numa instituição que cuida de pacientes com Alzheimer. Ano de 2011. Uma mulher e sua empregada tentam recuperar a casa abandonada, para isso inventam e confrontam lembranças com o que restou de suas vidas. Ano de 1938. Um casal se divorcia e é obrigado a também separar seus retratos. As três narrativas distintas desenrolam memórias e histórias em diferentes tempos sobre o mesmo gramado artificial decorado com inúmeras caixas de papelão.

A trama discorre sobre as memórias perdidas, simuladas e foi construída a partir de estudo iniciado em 2010. A companhia buscou entendimento sobre a doença de Alzheimer e também embasamento na autobiografia do neurologista ganhador do Prêmio Nobel Eric M. Kandele. Trouxe como inspiração para o trabalho trechos de obras literárias, fotografias de Philip Toledano e depoimentos colhidos em visitas a asilos e casas de repouso. Nem as recordações dos próprios atores-criadores, incluindo do diretor e dramaturgo Leonardo Moreira, foram poupadas. “Nossa ideia é dar um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas”, enfatiza Leonardo.

Em “O Jardim” o público é distribuído em três espaços diferentes, lugares na plateia que enquadram a percepção de determinada cena. Não há uma única história, mas uma rede de crônicas que se completa na memória do espectador. “O espetáculo também se apresenta como experiência pessoal, por meio do compartilhamento entre nossa história, a história que inventamos e a história do público. Essa perspectiva gera um olhar sobre o que nos dá a sensação de ‘pertencimento’ e nos conecta às nossas origens”, completa o diretor. A circulação da peça tem patrocínio da Petrobrás e realização do Ministério da Cultura.

Sob a Cia. Hiato e prêmios

O Jardim é a terceira montagem da Cia. Hiato, e teve sua estreia em 2011. Realizou temporada em São Paulo, Rio de Janeiro, passou por importantes festivais nacionais (Brasília cenacontemporânea, Festival de Curitiba, FIAC Bahia/Salvador, Festival de Teatro de Recife, Aldeia Velha / SESC Goiânia, Festival de Teatro de Londrina, Festival de teatro de Vitória, entre outros). Na cena internacional, participou de diversos festivais além de cumprir temporada em teatros de destaque: Under The Radar/Nova York, Festwochen / Viena, Kennedy Center/Washington DC, Atenas Transition II: Latin Amerika Atenas/Grécia, Santiago a Mil /Chile, Ervaar Daar Hier Festival (Turnê por 07 cidades da Holânda, entre elas, Amsterdam, Rotterdam e Utrecht), Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá/ Colômbia, HAU-Berlim/Alemanha, FRAN LAB-Mousonturm /Frankfurt e Projeto Brasil / Dresden / Alemanha.

O espetáculo apareceu em todas as listas de Melhores Espetáculos em Cartaz da imprensa paulista, foi descrito como um espetáculo “memorável”(Bravo!) e Leonardo Moreira foi descrito como “o nome mais promissor da atualidade” (Veja São Paulo). O espetáculo recebeu o Prêmio Governador do Estado; Leonardo Moreira recebeu o Prêmio APCA pela direção; foi vencedor do Prêmio Shell 2011, nas categorias Melhor Autor e Melhor Cenário; Prêmio CPT - Cooperativa Paulista de Teatro: Melhor Autor e Melhor Espetáculo; e o Prêmio Questão de Crítica: Melhor Figurino, dentre as 7 indicações Dramaturgia, Direção, Atriz Figurino, Cenário, espetáculo e elenco.

FICHA TÉCNICA
O Jardim: uma criação da Cia. Hiato

Dramaturgia e Direção: Leonardo Moreira
Elenco: Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Maria Amélia Farah, Paula Picarelli, Thiago Amaral. Ator Convidado: Edison Simão
Coordenadora de Produção/Gestão: Aura Cunha
Assistência de Direção: Amanda Lyra
Cenário: Marisa Bentivegna
Assistente de Cenografia: Ayelén Gastaldi e Cezar Renzi
Desenho de Luz: Marisa Bentivegna
Música Original: Marcelo Pellegrini
Figurinos: Theodoro Cochrane
Criação Gráfica: Cassiano Tosta – DGRAUS
Produção executiva: Yumi Ogino
Produção Geral: Elephante Produções Artísticas
Produção Local: Camila Petersen Espetáculo "O Jardim", da Cia. Hiato

Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Agosto 2017 2º Encontro de Saberes: Diálogos, Desafios... >> Cinema Gratuito
até 15 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
até 15 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 17 Agosto 2017 Inscrições para curso gratuito de Gnosis -... >> Educação / Cursos
até 19 Agosto 2017 Curso Cultivo de Orquídeas para iniciantes... >> Educação / Cursos
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar