FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2017
Samba de Terreiro homenageia poeta Zininho



Quando: 09 Maio 2017, Terça-feira, das 17h30 às 19h30
Onde: Escadaria do Rosário
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1888762464736542

O projeto Samba de Terreiro terá edição especial nesta terça-feira, dia 9 de maio, às 17h30, na Escadaria do Rosário, com uma homenagem ao grande compositor e poeta Claudio Alvim Barbosa, o Zininho, o "Gentleman do Samba", no mês de seu aniversário. O evento acontece no dia seguinte à data em que ele completaria 88 anos e contará com a participação especial da cantora Cláudia Barbosa, filha do artista. A participação é gratuita.

Samba de Terreiro é um evento idealizado por pesquisadores, músicos e produtores amantes do samba e acontece na segunda terça-feira de cada mês na Escadaria do Rosário, em Florianópolis – o local, construído pelos escravos, foi escolhido para demarcar também a importância simbólica do projeto que tem como objetivo valorizar a história do nosso povo, a música, a cultura e uma maneira de cantar. O samba de terreiro é o embrião das escolas de samba de Florianópolis!

Claudio Alvim Barbosa nasceu no dia 08 de maio de 1929 em três Riachos (distrito de Biguaçú), mas foi criado no Largo 13 de maio, no centro de Florianópolis. E como diz um dos sambas de Zininho:

“Foi lá que eu aprendi a sambar
Foi lá que eu aprendir a viver
Foi lá que minha cabrocha eu fui conhecer”

Já adulto, Zininho participou do bloco “Narciso e Dião”, que deu origem à escola de samba “Os Protegidos da Princesa”. São da autoria de Zininho diversos sambas compostos para a Protegidos como “Homenagem à princesa” e “Preconceito racial” ( que evidenciava a preocupação do artista com o preconceito e discriminações sofridos pela população negra).

Boêmio, Zininho circulava em Florianópolis fazendo a caixa de fósforo sua parceira nas composições. Compartilhava as mesas de bar com outros artistas da cidade e encantava a todos com a sutileza de seu humor.

Entre 1940 e 1960, compôs mais de cem músicas entre marchas ranchos, samba canção e muitos sambas que chamamos de “Linha do Estácio”.

Zininho era um poeta e um produtor de muitas facetas e ficou conhecido como “O gentleman do samba” porque esse era o nome de um programa de rádio apresentado pelo compositor. Entre suas músicas, também estão muitas marchas, sendo que a mais conhecida é “Rancho de Amor à Ilha”, que virou o hino da cidade de Florianópolis.

E o interessante que as obras dele, há mais de 40 anos, já falavam palavras e frases do cotidiano dos sambistas, dentre elas:
“Morro”;
“Cabrocha”;
“Roda de Samba”;
Ensaio de escola de samba”;
“Sambar”;
“Malandro”.
Samba de Terreiro homenageia poeta Zininho


Categorias: Maio 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Novembro 2017 Trilha Medita da Praia Secreta da Joaquina... >> Esportes
até 20 Novembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar