FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Udesc realiza oficinas, palestra e concerto de viola brasileira



Quando: 12, 13 e 14 de junho
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Entre 12 e 14 de junho, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o compositor e violeiro José Gustavo Julião de Camargo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). O convidado vai ministrar uma palestra e oficinas sobre a viola brasileira.

O evento é organizado pelo programa de extensão de violão Ponteio e pelas disciplinas de Prática de Conjunto Musical do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart. A programação conta com o concerto Revoredo, a palestra Poética e escrita musical para viola brasileira e oficinas sobre o instrumento. As atividades são abertas ao público e serão realizadas no auditório e na sala 3 do DMU. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Sobre José Gustavo Julião de Camargo

O violeiro graduou-se em Composição e Regência pela Unicamp. Atualmente, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Atua ainda como colaborador no Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (Nap-CIPEM) da FFCLRP-USP, como maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.

Participa também como instrumentista solista, de viola caipira, e nos grupos: Brasil Matuto Ensemble, Ensemble Mantemanuque e Nando Araujo Trio. Além disso, é produtor e apresentador do programa Revoredo, o som da Viola Caipira instrumental nas Rádios-USP Ribeirão Preto (107,9 FM) e USP São Paulo (93,7 FM).

A Palestra

Poética e escrita musical para Viola brasileira fala sobre a viola caipira e os problemas de escritura. Com a inserção da viola caipira na Universidade e o consequente surgimento de diversos métodos voltados para o ensino deste instrumento no país, bem como o adensamento de novas composições e arranjos específicos, uma questão vem se tornando recorrente: o problema de uma notação musical que possa dar conta das possibilidades deflagradas pelas novas demandas técnico-estilísticas. Geralmente o modelo utilizado é a tablatura ou a notação tradicional do violão, sendo utilizados os dois em muitos casos. A proposta da palestra, tendo em vista as peculiaridades das disposições das cordas no instrumento, consiste em organizar a notação em duas claves, na procura de uma maior fidelidade à notação das alturas.

Concerto Revoredo de Viola Brasileira
QUANDO: 12 de junho, às 12h
ONDE: Auditório DMU da Udesc Ceart
QUANTO: Gratuito

Palestra Poética e escrita musical para Viola brasileira
QUANDO: 12 de junho, às 17h
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart
QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: Não é necessário fazer inscrição para participar

Oficinas de Viola Brasileira
QUANDO: 13 e 14 de junho, das 17h às 21h
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart
QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: Não é necessário fazer inscrição para participar Udesc realiza oficinas, palestra e concerto de viola brasileira

Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Junho 2017 Workshop gratuito de Meditação Mindfulness... >> Educação / Cursos
até 24 Junho 2017 Roteiro Histórico "Floripa Imperial&q... >> Especiais / Outros
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar