FaceBook Instagram Twitter


Udesc realiza oficinas, palestra e concerto de viola brasileira



Quando: 12, 13 e 14 de junho
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Entre 12 e 14 de junho, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o compositor e violeiro José Gustavo Julião de Camargo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). O convidado vai ministrar uma palestra e oficinas sobre a viola brasileira.

O evento é organizado pelo programa de extensão de violão Ponteio e pelas disciplinas de Prática de Conjunto Musical do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart. A programação conta com o concerto Revoredo, a palestra Poética e escrita musical para viola brasileira e oficinas sobre o instrumento. As atividades são abertas ao público e serão realizadas no auditório e na sala 3 do DMU. Não é necessário fazer inscrição para participar.

Sobre José Gustavo Julião de Camargo

O violeiro graduou-se em Composição e Regência pela Unicamp. Atualmente, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Atua ainda como colaborador no Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (Nap-CIPEM) da FFCLRP-USP, como maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.

Participa também como instrumentista solista, de viola caipira, e nos grupos: Brasil Matuto Ensemble, Ensemble Mantemanuque e Nando Araujo Trio. Além disso, é produtor e apresentad or do programa Revoredo, o som da Viola Caipira instrumental nas Rádios-USP Ribeirão Preto (107,9 FM) e USP São Paulo (93,7 FM).

A Palestra

Poética e escrita musical para Viola brasileira fala sobre a viola caipira e os problemas de escritura. Com a inserção da viola caipira na Universidade e o consequente surgimento de diversos métodos voltados para o ensino deste instrumento no país, bem como o adensamento de novas composições e arranjos específicos, uma questão vem se tornando recorrente: o problema de uma notação musical que possa dar conta das possibilidades deflagradas pelas novas demandas técnico-estilísticas. Geralmente o modelo utilizado é a tablatura ou a notação tradicional do violão, sendo utilizados os dois em muitos casos. A proposta da palestra, tendo em vista as peculiaridades das disposições das cordas no instrumento, consiste em organizar a notação em duas claves, na procura de uma maior fidelidade à notação das alturas.

Concerto Revoredo de Viola Brasileira
QUANDO: 12 de junho, às 12h
ONDE: Auditório DMU da Udesc Ceart
QUANTO: Gratuito

Palestra Poética e escrita musical para Viola brasileira
QUANDO: 12 de junho, às 17h
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart
QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: Não é necessário fazer inscrição para participar

Oficinas de Viola Brasileira
QUANDO: 13 e 14 de junho, das 17h às 21h
ONDE: Sala 3 do DMU da Udesc Ceart
QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: Não é necessário fazer inscrição para participar
Udesc realiza oficinas, palestra e concerto de viola brasileira


Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar