FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
Recital e masterclass de violão gratuitos com Bruno Madeira



Quando: 18 e 20 de setembro
Onde: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Ceart, Udesc
Quanto: Gratuito

Premiado em diversos concursos brasileiros de violão, o violonista catarinense Bruno Madeira realizará em Florianópolis um recital solo e uma masterclass, ambos promovidos gratuitamente pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Ponteio.

O recital será realizado na próxima segunda-feira, 18 de setembro, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Lagoa da Conceição, com duração aproximada de uma hora. O repertório será composto pela obra Estudios Sencillos, do cubano Leo Brouwer; uma seleção de sete estudos compostos por Heitor Villa-Lobos; e Sonata III, de Manuel Ponce.

“Estudos são tradicionalmente pequenas peças destinadas ao aprimoramento técnico do instrumentista. Porém, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e o cubano Leo Brouwer vão além, escrevendo séries de estudos de grande valor artístico”, explica Bruno Madeira. No programa do recital, ainda consta a Sonata III do mexicano Manuel Ponce, uma das obras-primas do repertório violonístico do século 20.

Já a masterclass ocorre na próxima quarta, 20 de setembro, às 13h30, no Departamento de Música da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público. “Na masterclass, o aluno apresenta a peça que está estudando, como em uma situação de recital, e após a performance o professor comenta sobre conceitos referentes ao fraseado, agógica, dinâmica, articulação, acentuação e estilo. As observações do professor servem tanto ao aluno executante quanto aos que estão como público”, informa Bruno.

Sobre o músico

Bruno Madeira é bacharel, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo se destacado como melhor intérprete de Villa-Lobos no 10º Concurso Nacional Villa-Lobos e obtido primeiras colocações em diversos concursos de interpretação musical. Como solista e camerista, apresentou-se em diversas cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, além das cidades de La Plata (Argentina) e Darmstadt (Alemanha).

Tem artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance. Bruno foi professor da Udesc e atuou como tutor e professor de violão da graduação à distância da Universidade Federal de São Carlos.

Recital de violão solo, com Bruno Madeira
QUANDO: 18 de setembro, às 20h30
ONDE: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Rua Francisca Luísa Vieira, 277, Lagoa da Conceição/Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto ao público

Masterclass com Bruno Madeira
QUANDO: 20 de setembro, às 13h30.
ONDE: Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto ao público
Recital e masterclass de violão gratuitos com Bruno Madeira


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 26 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar