FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
Cia duZEUSes apresenta comédia dramática "Isto não é uma fábula"



Quando: 2 e 3 de dezembro, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

A Cia duZEUSes apresenta a comédia dramática "Isto não é uma fábula", com direção de Lucas Lima, nos dias 2 e 3 de dezembro, às 20 horas, no palco do Teatro da UFSC (ao lado da igrejinha).

O espetáculo, que é uma adaptação de "A Raposa e as Uvas", do dramaturgo brasileiro Guilherme Figueiredo, retrata a saga de Esopo para conquistar sua liberdade sem jamais abandonar seus princípios éticos e morais.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos são limitados à capacidade do teatro (108 lugares) e serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação da peça.

Apresentada por graduandos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, a peça teve estreia recente na Universidade, em novembro, quando foi apresentada no Projeto Experimenta, e agora estará no Teatro da UFSC.

Sinopse

Isto não é uma fábula se passa na cidade de Samos, na Grécia antiga. O escravo Esopo, contador de fábulas, é dado por um mercador ao filósofo Xantós. A aspiração maior de Esopo é obter sua liberdade. Para isso, ele livra seu dono de várias complicações com a promessa de que será libertado. Xantós, porém, se mostra um tirano e recusa-se a lhe dar a liberdade. Sem jamais abandonar seus princípios éticos e morais, Esopo luta por sua liberdade e confere a ela um valor inegociável.

Para os integrantes da companhia teatral, a peça evidencia questionamentos: se mesmo na Grécia antiga, berço da democracia, havia tirania e arbitrariedade, o que dizer dos acontecimentos recentes que testemunhamos, no Brasil e nos países democráticos no mundo, que não espelham uma sociedade livre na qual o direito de liberdade individual é amplamente garantido? O que nos torna escravos hoje? Até onde você iria para garantir sua liberdade?

A Companhia, o autor e a montagem

A Cia duZEUSes (corruptela de “dos deuses”) surgiu do interesse de alguns graduandos do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC (vinculado ao Departamento de Artes, do Centro de Comunicação e Expressão), em aprofundar e pôr em prática o conhecimento adquirido nas disciplinas cursadas nas fases iniciais do curso. A partir de agosto de 2016, os membros da Companhia espontaneamente iniciaram uma pesquisa sobre dramaturgos brasileiros que produziram obras que fizessem referência aos textos gregos clássicos. O resultado surpreendeu a maioria dos membros da Companhia ao tomar conhecimento do texto A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo. O inusitado está no fato do autor ser irmão do General João Baptista Figueiredo que governou o Brasil durante a ditadura militar. Guilherme de Oliveira Figueiredo foi autor, tradutor e um premiado dramaturgo na década de 1950. Suas obras geralmente retratam temas mitológicos através de uma abordagem cômica. Teve suas peças montadas por grandes companhias, diretores e atores do teatro brasileiro. Dentre suas obras dramatúrgicas, esta é a mais conhecida e premiada, tendo sido também aclamada internacionalmente.

Montagem

A montagem do espetáculo integra um projeto de extensão, sob orientação do professor Luiz Fernando Pereira (LF), que prioriza a utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis para a construção de cenários, figurinos e adereços. Foram feitas pesquisas a respeito da durabilidade desses materiais para que sigam fiéis ao seu propósito, no caso de um espetáculo cumprir uma longa temporada. Garrafas pet, embalagens tetra-Pack, papelão, filtros e embalagens de café, embalagens de manteiga, rolos de fitas, de tecidos, mangueiras descartadas e outros, estão na lista dos materiais utilizados pela Cia duZEUSes. O Projeto de Extensão será concluído em março de 2018 com a realização de duas oficinas para partilhar as descobertas do grupo relacionadas ao uso desses materiais, e, assim, difundir conhecimento que possa tornar mais acessível a produção de espetáculos, a custos reduzidos. Segundo os integrantes do grupo, nesse aspecto, “essa é, acreditamos, a meta de todas as Cias Artísticas acadêmicas”.

Ficha Técnica

Texto: Isto não é uma fábula (adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo)
Adaptação: Cia duZEUSes
Direção: Lucas Lima
Produção: Cia duZEUSes
Elenco: Arthur Dobler, Dayane Ros, Luã de Lima, Mariana Barreiros, Matheus Marques.
Orientação: Luiz Fernando Pereira (LF)
Direção de Arte: LF
Confecção de Figurinos, Cenário e Adereços: LF, Cia duZEUSes e MaLu Leite
Iluminação e Som: Cia duZEUSes
Operador de iluminação: Leonardo Engel
Servidores Técnicos: Gabriel Guedert e Rachel Teixeira
Fotos de divulgação: Mayara Souto

Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Cia duZEUSes apresenta comédia dramática "Isto não é uma fábula"


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar