FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
Cia duZEUSes apresenta comédia dramática "Isto não é uma fábula"



Quando: 2 e 3 de dezembro, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

A Cia duZEUSes apresenta a comédia dramática "Isto não é uma fábula", com direção de Lucas Lima, nos dias 2 e 3 de dezembro, às 20 horas, no palco do Teatro da UFSC (ao lado da igrejinha).

O espetáculo, que é uma adaptação de "A Raposa e as Uvas", do dramaturgo brasileiro Guilherme Figueiredo, retrata a saga de Esopo para conquistar sua liberdade sem jamais abandonar seus princípios éticos e morais.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade. Os ingressos são limitados à capacidade do teatro (108 lugares) e serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação da peça.

Apresentada por graduandos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, a peça teve estreia recente na Universidade, em novembro, quando foi apresentada no Projeto Experimenta, e agora estará no Teatro da UFSC.

Sinopse

Isto não é uma fábula se passa na cidade de Samos, na Grécia antiga. O escravo Esopo, contador de fábulas, é dado por um mercador ao filósofo Xantós. A aspiração maior de Esopo é obter sua liberdade. Para isso, ele livra seu dono de várias complicações com a promessa de que será libertado. Xantós, porém, se mostra um tirano e recusa-se a lhe dar a liberdade. Sem jamais abandonar seus princípios éticos e morais, Esopo luta por sua liberdade e confere a ela um valor inegociável.

Para os integrantes da companhia teatral, a peça evidencia questionamentos: se mesmo na Grécia antiga, berço da democracia, havia tirania e arbitrariedade, o que dizer dos acontecimentos recentes que testemunhamos, no Brasil e nos países democráticos no mundo, que não espelham uma sociedade livre na qual o direito de liberdade individual é amplamente garantido? O que nos torna escravos hoje? Até onde você iria para garantir sua liberdade?

A Companhia, o autor e a montagem

A Cia duZEUSes (corruptela de “dos deuses”) surgiu do interesse de alguns graduandos do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da UFSC (vinculado ao Departamento de Artes, do Centro de Comunicação e Expressão), em aprofundar e pôr em prática o conhecimento adquirido nas disciplinas cursadas nas fases iniciais do curso. A partir de agosto de 2016, os membros da Companhia espontaneamente iniciaram uma pesquisa sobre dramaturgos brasileiros que produziram obras que fizessem referência aos textos gregos clássicos. O resultado surpreendeu a maioria dos membros da Companhia ao tomar conhecimento do texto A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo. O inusitado está no fato do autor ser irmão do General João Baptista Figueiredo que governou o Brasil durante a ditadura militar. Guilherme de Oliveira Figueiredo foi autor, tradutor e um premiado dramaturgo na década de 1950. Suas obras geralmente retratam temas mitológicos através de uma abordagem cômica. Teve suas peças montadas por grandes companhias, diretores e atores do teatro brasileiro. Dentre suas obras dramatúrgicas, esta é a mais conhecida e premiada, tendo sido também aclamada internacionalmente.

Montagem

A montagem do espetáculo integra um projeto de extensão, sob orientação do professor Luiz Fernando Pereira (LF), que prioriza a utilização de materiais recicláveis e reaproveitáveis para a construção de cenários, figurinos e adereços. Foram feitas pesquisas a respeito da durabilidade desses materiais para que sigam fiéis ao seu propósito, no caso de um espetáculo cumprir uma longa temporada. Garrafas pet, embalagens tetra-Pack, papelão, filtros e embalagens de café, embalagens de manteiga, rolos de fitas, de tecidos, mangueiras descartadas e outros, estão na lista dos materiais utilizados pela Cia duZEUSes. O Projeto de Extensão será concluído em março de 2018 com a realização de duas oficinas para partilhar as descobertas do grupo relacionadas ao uso desses materiais, e, assim, difundir conhecimento que possa tornar mais acessível a produção de espetáculos, a custos reduzidos. Segundo os integrantes do grupo, nesse aspecto, “essa é, acreditamos, a meta de todas as Cias Artísticas acadêmicas”.

Ficha Técnica

Texto: Isto não é uma fábula (adaptação de A Raposa e as Uvas, de Guilherme Figueiredo)
Adaptação: Cia duZEUSes
Direção: Lucas Lima
Produção: Cia duZEUSes
Elenco: Arthur Dobler, Dayane Ros, Luã de Lima, Mariana Barreiros, Matheus Marques.
Orientação: Luiz Fernando Pereira (LF)
Direção de Arte: LF
Confecção de Figurinos, Cenário e Adereços: LF, Cia duZEUSes e MaLu Leite
Iluminação e Som: Cia duZEUSes
Operador de iluminação: Leonardo Engel
Servidores Técnicos: Gabriel Guedert e Rachel Teixeira
Fotos de divulgação: Mayara Souto

Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Cia duZEUSes apresenta comédia dramática "Isto não é uma fábula"


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar