FaceBook Instagram Twitter


Coronavírus em SC: Governo define volta do transporte coletivo na semana que vem



Quando: 22 Maio 2020, sexta-feira
Onde: em todas as regiões do Estado de Santa Catarina

CORONAVÍRUS - COVID-19


Durante conferência online com os prefeitos de SC nesta sexta-feira, 22 de maio, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou que na próxima semana o governo deve decidir as regras para o retorno do transporte coletivo no estado.

O impasse, segundo Moisés, é garantir a segurança para os ônibus de transporte urbano, onde existe mais dificuldade de controle e fiscalização.

Durante a conferência, coube ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), endossar o pedido dos prefeitos pela volta da atividade. Segundo ele, a suspensão dos ônibus somada à volta do comércio provocou exercício ilegal de transporte por alguns motoristas de aplicativo, por exemplo.

Moisés concordou em agilizar o processo. Segundo Moisés, o governo do Estado já tem prontos os protocolos de segurança para transporte interestadual e intermunicipal. Para liberar a atividade de um modo geral, falta definir as regras para o transporte urbano dentro dos municípios.

“O interestadual e o intermunicipal têm características exclusivas de transporte rodoviário, têm um tratamento e uma facilidade de controle maior. O controle de pessoas que acessam os veículos do transporte urbano é que são um grande desafio, disse Moisés.

Segundo o governador, o objetivo do Executivo é “adotar regras para não pr ecisar regredir” depois. Assim, quando o protocolo for definido, ficará a cargo dos prefeitos impor novas regras de restrição social, caso necessárias.

A medida vai de encontro ao que sugeriu o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos). Para ele, cada cidade tem sua demanda específica de restrição e o prefeito, junto a equipes técnicas, saberá dar o encaminhamento.

Moisés pediu mais alguns dias para elaborar os protocolos. “Esse é um tema que vai ser abordado e aí eu peço a paciência de todos para que a gente possa evoluir na semana que vem”, disse.

Mas já adiantou que o transporte deve voltar ‘em plena carga’: “A gente não deve restringir horário. Quanto mais restringe, mais aglomeração dá”, afirmou.

No encontro, o governo do Estado apresentou ainda uma plataforma de controle de dados sobre a Covid-19 em Santa Catarina que será disponibilizada aos prefeitos. Nela, constam tabelas, mapas, protocolos de defesa, entre outras ferramentas, que vão embasar tomadas de decisões regionais. A plataforma ainda está em fase de testes e passará por avaliação dos prefeitos.

Transporte coletivo na Capital

Recentemente, quando o Governo do Estado iniciou a discussão de liberação do transporte coletivo, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM) disse que não acompanharia a decisão, visto que o município pode ser mais restritivo que o Estado. Porém, com a queda no número de contaminados registrado nas últimas semanas, Loureiro mudou de ideia.

O prefeito informou que está estudando acompanhar a decisão do governo do Estado e também liberar o transporte coletivo na Capital, a partir de primeiro de junho, desde que os números de contaminação da Covid-19 sigam em queda na Capital. Caso os números de contaminação parem de cair e voltem a subir até semana que vem, esta decisão poderá ser revista.

Nesta quinta-feira (21/05), Florianópolis tinha 633 pessoas que tiveram teste positivo para a Covid-19, sendo 547 recuperados e apenas 86 com a doença em tratamento e sete óbitos. A ocupação de leitos era a seguinte: 4 pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 4 pacientes internados na enfermaria.

O prefeito bem anunciando há semanas números positivos que refletem o controle da contaminação na Capital. Mesmo com a liberação do comércio, os contágios não aumentaram.

A taxa de letalidade de Florianópolis é de 1,1%, a menor entre Capitais. Não há mortes há 14 dias e nas últimas 4 semanas, o número de recuperados tem crescido mais do que o número de novos casos, diminuindo o número de doentes.
Coronavírus em SC: Governo define volta do transporte coletivo na semana que vem


Categorias: Ano 2020
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar