FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2018
Concertos AF com Avery Ensemble em homenagem ao dia da França – La Grande Guerre



Quando: 12 Julho 2018, quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: R$20 inteira e R$10 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/1707192972701218

Em comemoração ao fim da primeira guerra mundial, que completa 100 anos em 2018, e em homenagem ao dia da França, comemorado em 14 de julho, a Aliança Francesa de Florianópolis promove um concerto especial no dia 12 de julho, quinta-feira, às 20h, no Teatro Pedro Ivo.

O projeto Concertos AF apresentará o conjunto americano de música de câmara Avery Trio, acompanhado de cameristas convidados.

O programa é composto pelo “Trio em Lá menor (1914)” de Ravel e o “Quinteto em Fá menor, Op. 34 para piano, 2 violinos, viola e violoncelo”, uma das mais importantes obras de câmara de Brahms.

No programa, o “Trio em Lá menor (1914)” de Ravel, que tem uma dupla relevância para a comemoração do dia da França, é executado pela formação original do conjunto, Annie Trèpanier (violino), Adriana Jarvis (piano) e Hans Twitchell (violoncelo). Além de ser considerado, por muitos, a melhor obra deste renomado compositor francês, este Trio possui um significado em relação à Primeira Guerra Mundial: Ravel fez o ‘acabamento final’ da obra e logo se inscreveu nas forças armadas em 1915.

Na segunda parte do programa, os cameristas convidados, João Titton (violino) e Leonardo Piermartiri (viola), juntam-se ao conjunto para a interpretação do “Quinteto em Fá menor, Op. 34 para piano, 2 violinos, viola e violoncelo”, uma das mais importantes obras de câmara de Brahms. Este quinteto teve um nascimento complicado: inicialmente escrito para quarteto de cordas, foi posteriormente reescrito numa versão para dois pianos. A transformação final em quinteto de cordas aconteceu apenas dois anos depois, por sugestão de Clara Schumann, tornando-se uma das mais poderosas obras para a formação de toda a história.

O projeto Concertos AF é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura com os patrocínios de Engie Energia Brasil e Allflex, o apoio de Iguatemi Florianópolis e Clube NSC. A Coordenação é da Marte Inovação Cultural e a realização da Aliança Francesa Florianópolis, do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Avery Ensemble

Avery Trio é a configuração original dos três membros fundadores do versátil conjunto norte-americano Avery Ensemble (veja averyensemble.org), que colabora frequentemente com cantores e instrumentistas convidados. Destacam-se seus concertos recentes na Chamber Music Society of Central Kentucky, em Lexington, Kentucky; na Rossmoor Music Association em Monroe Twp., New Jersey; na Kendal on Hudson Chamber Music Series, em Sleepy Hollow, New York; e na Meadow Ridge Concert Series, em Redding, Connecticut.

Além da sua atividade concertista, o grupo tem a sua própria série de concertos nos Estados Unidos desde o Outono de 2007. Foi premiado com o First Prize do 2016 American Prize in Chamber Music. Suas gravações incluem trios com piano de Mendelssohn e Copland (Zephyr, 2000) e quartetos com piano de Brahms, Mahler e Schnittke (Zephyr, 2007), e as gravações de estréia de Ken Steen Re: Moon in the Afternoon (CRI, 2001) e de Nolan Stoltz (Ablaze Records, 2011). Seu novo CD, Biber, Mozart, Creston e Schoenfield foi lançado em dezembro de 2017. Avery Ensemble foi o enfoque de um artigo na revista Chamber Music Magazine (Summer 2016) da organização Chamber Music America.

Classificação indicativa: Livre
Duração: 70 min

Ingressos: no Teatro Pedro Ivo, TAC, CIC e online em www.sympla.com.br
Concertos AF com Avery Ensemble em homenagem ao dia da França – La Grande Guerre


Categorias: Julho 2018
Tags: Concerto
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Julho 2018 Inscrições para minicurso gratuito de fotografia específico para jovens
até 25 Julho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 08 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar