FaceBook Instagram Twitter


Programação Comemorativa do 184º aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina



Quando: 29 Maio 2019, quarta-feira
Onde: em diversos locais da cidade
Quanto: Gratuito

No dia 5 de maio de 2019, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completa 184 anos de criação e vai celebrar a tão significativa data com uma série de eventos alusivos durante todo este mês de aniversário.

Os eventos foram planejados com o propósito de homenagear policiais militares e pessoas civis que trabalham e colaboraram para enaltecer o nome da PMSC, mas também para integrar a Polícia Militar de Santa Catarina com a comunidade.

Serão realizadas solenidades, apresentações musicais, missa e atividades de lazer, em diversos locais de Florianópolis. Todos estão convidados a participar e festejar mais um ano da PMSC, formada por pessoas do bem, que atuam diuturnamente para o bem das pessoas.

As comemorações começam no dia 2 de maio, quinta-feira, às 7h30, com a tradicional Alvorada Festiva realizada pela Banda de Música da PMSC fazendo uma apresentação de músicas populares no Largo da Alfândega, no centro de Florianópolis.

Na sexta-feira, 3 de maio, acontece a solenidade militar alusiva aos 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. A cerimônia, que é aberta ao público, será realizada no Centro de Ensino da PM, na Trindade, e tem início previsto para às 18h e contará com a presença de autoridades civis e militares. Está previsto também o ato de promoção de oficiais e praças da PMSC.

Policiais militares mortos em serviço receberão homenagem da Polícia Militar na terça-feira, 7 de maio, às 20h30 na Praça Getúlio Vargas, no centro de Florianópolis. Serão lidos os nomes dos policiais que faleceram no trabalho. A cerimônia acontece todos os anos na programação do aniversário da PM como simbolismo, homenagem e reconhecimento.

O tradicional evento "Dia Festivo - Vem com a PM!" (CANCELADO DEVIDO AO MAU TEMPO) acontecerá no domingo, dia 19 de maio, no Parque de Coqueiros, na região continental da cidade, com programação das 7h às 13h. Durante todo o dia, a comunidade contará com espaço para atendimentos voltados a saúde física e bucal e assistência psicológica e social. Poderá conhecer equipamentos e viaturas utilizados pela PM e seus grupos de atuação. O pessoal do canil vai estar lá fazendo apresentação com os cachorros, a cavalaria vai levar os cavalos pra criançada passear e a banda da PM vai fazer aquele show animado, tocando várias músicas populares.

No próximo dia 29 de maio, às 21h, a banda de música da Polícia Militar de Santa Catarina, O Piano Catarinense, realizará mais uma edição do tradicional concerto beneficente no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

A entrada é gratuita. Os ingressos são limitados e devem ser retirados com antecedência mediante a entrega de 1 (um) kg de alimento não perecível, que será posteriormente doado à uma instituição de caridade. Os locais de troca são exclusivamente nas lojas Daniela Rorato, localizadas no supermercados Angeloni da Beira Mar e de Capoeiras, Shopping Itaguaçu e Continente Shopping.

O tema do concerto desse ano será: “Uma Viagem pelo Brasil Através da Música”. A banda executará, juntamente com artistas convidados, obras musicais de variados estilos, para brindar o público com músicas instrumentais e vocais, convidando-o para embarcar em uma viagem pela música com ênfase nos diversos ritmos de todas as regiões do nosso país. O programa musical estará disponível na entrada do teatro via QRCODE, podendo ser acessado por qualquer celular.

A Banda de Música da PMSC teve sua origem oficial no ano de 1893. Foi criada através da Lei nº 089, de 21 de setembro de 1893. No entanto, antes de sua criação formal, no ano de 1892, já começava a ensaiar seus primeiros passos em direção a uma longa e reconhecida jornada na história musical de Santa Catarina. Sob a regência do maestro João Augusto Penedo, civil contratado com economias próprias da corporação, então chamada de Corpo Policial, comandada pelo Tenente-Coronel (1º Tenente do Exército), Brasiliano Alves do Nascimento, realizou seu primeiro concerto no dia 24 de dezembro de 1892, um sábado, acordando a velha Desterro, naquela véspera de Natal, ao som do Hino do Estado e várias outras peças, em frente ao Palácio do Governo, na Praça XV de Novembro, no Centro da capital.

A Banda de Música da PMSC é subordinada ao Comando Geral da PMSC e está ligada diretamente ao Centro de Comunicação Social. Possui atualmente uma configuração instrumental composta por instrumentos de sopro, percussão completa e instrumentos eletrônicos, além de contar com cantores policiais militares. Possui como Diretor Regente o capitão PM, Edson Foçaca de Paulo, e como maestro subtenente PM Marcos César Viana.

HISTÓRIA PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi criada em 5 de maio de 1835, por Feliciano Nunes Pires. A Força Policial, como era chamada, nascia em uma província considerada ponto estratégico militar para todas as nações que tinham interesses na América do Sul.

Posteriormente, com a eclosão da Revolução Farroupilha, em Laguna e Lages, foi exigido um aumento no contingente, diante da possibilidade da Capital também ser invadida pelas tropas gaúchas.

Ao longo do tempo, a instituição atravessou diversos momentos marcantes na história catarinense, como a participação na Guerra do Contestado, em 1912, na Revolução Federalista de 1923, nas grandes enchentes de 1984 e 2008 e, mais recentemente, nos ataques criminosos, onde carros e ônibus foram incendiados em 2013.

Cento e oitenta e quatro depois, a PMSC conta, atualmente, com um efetivo de mais de 10 mil policiais militares, distribuídos por todo o Estado.

Uma corporação modelo, que se mantém constantemente atualizada, serve como referência e age de forma diferenciada. Para isso, moderniza sua gestão, como por exemplo, a lavratura de procedimentos operacionais via PMSC Mobile, sistema pioneiro criado em 2015 pela instituição. Taís avanços visam priorizar ações de prevenção, com o propósito de estar integralmente comprometida com a proteção do povo catarinense.

Confira a programação completa:

ALVORADA FESTIVA
Data: 2 de maio, quinta-feira
Horário: 7h30
Local: Largo da Alfândega
Rua Conselheiro Mafra, Centro - Florianópolis (SC)

SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DA PMSC E PROMOÇÕES
Data: 03 de maio, sexta-feira
Horário: 18h
Local: Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM)
Avenida Madre Benvenuta, 265 - Trindade - Florianópolis (SC)

CULTO ECUMÊNICO
Transmitida ao vivo pela BAND TV
Data: 05 de maio, domingo
Horário: 07h

ANIVERSÁRIO DO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO MILITAR AMBIENTAL
Data: 06 de maio, segunda-feira
Horário: 16h
Local: Sede do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Rua Capitão Euclides de Castro, 1000 - Coqueiros - Florianópolis (SC)

LANÇAMENTO DO LIVRO "CORONEL SIDNEY CARLOS PACHECO: UMA JORNADA NOTÁVEL" DO CORONEL LUIZ ANTÔNIO CARDOSO
Data: 07 de maio, terça-feira
Horário: 18h
Local: Quartel do Comando Geral
Rua Visconde de Ouro Preto, 549 - Centro - Florianópolis (SC)

SOLENIDADE DE HOMENAGEM AOS POLÍCIAS MILITARES MORTOS EM SERVIÇO
Data: 07 de maio, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Praça Getúlio Vargas
Rua Visconde de Ouro Preto, S/N - Centro - Florianópolis (SC)

FESTIVAL EQUESTRE
Data: 08 de maio, quarta-feira
Horário: 09h
Local: Regimento de Polícia Militar Montada
Rua Emídio Francisco da Silva, s/n - Barreiros - São José (SC)

SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DO REGIMENTO DE POLÍCIA MILITAR MONTADA
Data: 09 de maio, quinta-feira
Horário: 16h
Local: Regimento de Polícia Militar Montada
Rua Emídio Francisco da Silva, s/n - Barreiros - São José (SC)

PREMIAÇÃO VALOREM ESTADUAL
Data: 14 de maio, terça-feira
Horário: 15h
Local: Quartel do Comando Geral
Rua Visconde de Ouro Preto, 549 - Centro - Florianópolis (SC)

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO 4º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
Data: 15 de maio, quarta-feira
Horário: 17h
Local: Sede do 4º Batalhão de Polícia Militar
Rua Presidente Nereu Ramos, 354, Centro - Florianópolis (SC)

SOLENIDADE ALUSIVA AO 35º ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES
Data: 17 de maio, sexta-feira
Horário: 10h
Local: Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM)
Avenida Madre Benvenuta, 265 - Trindade - Florianópolis (SC)

QUARTEL ABERTO DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS - BOPE
Data: 17 de maio, sexta-feira
Horário: 14h às 18h
Local: Batalhão de Operações Policiais Especiais
Rua Emídio Francisco da Silva, 401, Ipiranga - São José (SC)

DIA FESTIVO - VEM COM A PM! - CANCELADO DEVIDO AO MAU TEMPO
Data: 19 de maio, domingo
Horário: 07h às 13h
Local: Parque de Coqueiros
Avenida Engenheiro Max de Souza - Coqueiros - Florianópolis (SC)

VALORIZAÇÃO DOS POLICIAIS DA RESERVA
Data: 24 de maio, sexta-feira
Horário: 08h30
Local: Quartel do Comando Geral
Rua Visconde de Ouro Preto, 549 - Centro - Florianópolis (SC)

CONCERTO BENEFICENTE DA BANDA DE MÚSICA DA PMSC
Data: 29 de maio, terça-feira
Horário: 21h
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Os ingressos são limitados e devem ser retirados com antecedência mediante a entrega de 1 (um) kg de alimento não perecível. Os locais de troca são exclusivamente nas lojas Daniela Rorato, localizadas no supermercados Angeloni da Beira Mar e de Capoeiras, Shopping Itaguaçu e Continente Shopping.





Programação Comemorativa do 184º aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Julho 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 21 Julho 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres
até 06 Agosto 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar