FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
4º Cena Emergente com apresentações teatrais, debates e oficinas gratuitas



Quando: de 5 a 11 de dezembro
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1804880743132754

Começa na segunda-feira, 5 de dezembro, o 4º Cena Emergente, um evento promovido pelo Sesc Prainha, em Florianópolis, em parceria com o programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para estimular trabalhos artísticos produzidos na graduação de Teatro da Udesc e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Evento gratuito.

Apresentações, oficinas, bate-papos e intercâmbio entre os estudantes, professores e artistas convidados ocorrem durante o evento. Quatro grupos de estudantes da Udesc foram selecionados para o Cena Emergente, que vai até dia 11 de dezembro, com apresentações teatrais e debates.

No dia 7 de dezembro, as estudantes Emeli Barossi e Isadora Lunge apresentam no Teatro Sesc Prainha, às 15h, o espetáculo Antiprincesas, que conta histórias de Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra, mulheres latino-americanas importantes e inspiradoras que não se encaixavam nos esteriótipos de gênero da época em que viveram. A peça é de Nádia Fink, com direção das próprias atrizes e tem classificação etária livre.

No dia 8, às 20h, o público vai apreciar Insones, resultado do projeto da disciplina Prática de Direção Teatral, ministrada pelo professor José Ronaldo Faleiro no curso de Teatro da Udesc. Insones é um um show performático com banda ao vivo, que traz algumas inquietações e conclusões que nasceram pelas madrugadas. O espetáculo é dirigido por Adriano Medeiros Marcírio e Gabriel Velasques. O texto é de Adriano, que também faz parte do elenco com atuação e vocal, junto com João Pereira Medeiros no teclado, João Vitor Peters no baixo e no backvocal, Gustavo Grillo na bateria e Marco Amaral no trompete.

Mhirley Lopes apresenta no dia 10, às 13h a palestra-espetáculo Desvendando Decroux – O toque, uma apresentação de números e figuras de estilo da técnica do mimo corporal e a apresentação da peça O Toque, criada por Decroux na segunda metade do século 20. Nos dias 10 e 11, das 13h às 19h, Mhirley ministrará a oficina Mimo Corporal, expondo os benefícios da técnica em performances cênicas em geral. As inscrições para a oficina devem ser feitas pela Central de Relacionamentos do Sesc Prainha.

Encerrando o Cena Emergente, Alyne Arins, sob direção de Mário Rebouças, apresenta Brain Storm, às 20h. Alyne interpreta a personagem central que assume contornos de uma escritora da contemporaneidade que propõe com sua arte uma “transvaloração de valores”.

O Cena Emergente contará também com a presença do jornalista, crítico e pensador Kil Abreu, de São Paulo, nos Debates Emergentes, após as apresentações dos espetáculos, com uma reflexão crítica sobre o processo apresentado e o contexto formativo do Cena Emergente.

Confira abaixo a programação e os selecionados do IV Cena Emergente:

PROGRAMAÇÃO IV CENA EMERGENTE

Evento: IV Cena Emergente Sesc em Florianópolis (Prainha)
Data: 05 a 11 de dezembro de 2016
Sinopse: O Cena Emergente Sesc em Florianópolis (Prainha) realiza apresentações artísticas produzidas por estudantes / artistas dos cursos de graduação de teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Evento: Debates Emergente
Data: 05 a 11 de dezembro de 2016
Sinopse: Debates sobre as apresentações artísticas realizadas no IV Cena Emergente Sesc em Florianópolis (Prainha) - Oficina com o jornalista, crítico e pensador Kil Abreu (São Paulo / SP)

Apresentação: Espetáculo: Depende da sua Perspectiva
www.facebook.com/events/664773783704783
Data: 05 de dezembro
Horário: 20h
Local: Túnel do CCE / Ufsc - Rua Defino Conti, s/n
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: O espetáculo conta a trajetória de duas personagens, Dakota e Sara, em meio uma crise existencial e pós-apocalíptica. As personagens dialogam sobre a manipulação midiática, a passagem do tempo e sobre relações abusivas. Dentro das suas loucuras e questionamentos as personagens duvidam se o tempo é uma questão de sonho ou realidade. E até aonde sua liberdade realmente é verdadeira. Qual é sua perspectiva?
Ficha técnica:
Direção: Alinne Fedrigo e Pamela Maroto
Elenco: Alinne Fedrigo e Pamela Maroto

Apresentação: Espetáculo: Causemas
www.facebook.com/events/229771584101568
Data: 06 de dezembro
Horário: 15h
Local: Teatro Sesc Prainha
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Causemas é um espetáculo irreverente repleto de humor e poesia. Representado pelo boneco Benedito matuto por excelência, traz os causos e poemas do incrível poeta Paraibano Jessier Quirino.Carregado de sotaques e gracejos tem como foco apresentar as características peculiares da região Nordestina e o seu valor cultural.
Ficha técnica:
Diretor: Bruna Machado
Elenco: Bruna Machado
Técnicos: Daniele Viola e Joelma Souza

Apresentação: Espetáculo: Antiprincesas
www.facebook.com/events/602467979961830
Data: 07 de dezembro
Horário: 15h
Local: Teatro Sesc Prainha
Classificação etária: livre
Sinopse: É um espetáculo que conta histórias de três importantes e inspiradoras mulheres latino-americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra, que já em suas épocas não se
encaixavam em estereótipos de gênero". Vivem suas vidas da forma como bem entendem e têm um amor em comum: a arte.
Ficha Técnica
Direção: Emeli Barossi e Isadora Lunge
Elenco: Emeli Barossi e Isadora Lunge
Autora: Nádia Fink
Técnicos: Iscarlat Lemes e Nicolas Ronchi

Apresentação: Espetáculo: Insones
www.facebook.com/events/914306338670770
Data: 08 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Prainha
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Enquanto o sono teima em não vir, os pensamentos não programados fervilham. Tempo, pensamentos, memórias, pensamentos, paranoias oníricas e mais pensamentos... Será possível aproveitar alguma coisa que seja dessa torrente mental que desabrocha nas madrugadas? De perto ninguém é normal, nada faz muito sentido e as semelhanças que nos unem não passam de mera ilusão.
Ficha técnica
Diretores: Adriano Medeiros Marcírio e Gabriel Velasques
Elenco:
Adriano Medeiros Marcírio (atuação e vocal)
João Pereira Medeiros (teclado e técnica de som)
João Vitor Peters (baixo e backvocal)
Henrique Goulart da Silveira (guitarra e backvocal)
Gustavo Grillo (bateria)
Marco Amaral (trompete)
Texto: Adriano Medeiros Marcirio

Apresentação: Espetáculo: Cores ao Avesso
www.facebook.com/events/395243874147832
Data: 09 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Prainha
Classificação etária: Livre
Sinopse: Cores ao Avesso é uma performance artística de dança-teatro audiovisual ao vivo que tematiza o movimento cotidiano dos sujeitos urbanos, sendo este o elemento primordial de criação.
Ficha técnica
Direção: Caroline Serafim Dias
Performers: Carol Serafim e João Peralta
Criação: Carol Serafim, João Peralta e Nicolas Haverroth
Trilha Sonora: João Peralta
Técnicos: João Peralta e Nicolas Haverroth
Mixagem e composição das imagens: Nicolas Haverroth
Criação e execução da dança: Carol Serafim

Apresentação: Palestra/espetáculo Desvendando Decroux - O toque, com Mhirley Lopes
Data: 10 de dezembro
Horário: 13h
Local: Teatro Sesc Prainha
Classificação etária: Livre
Sinopse: A palestra/espetáculo conta com a apresentação de números e as chamadas figuras de estilo que compõem a técnica do mimo corporal além da representação da peça intitulada “O toque” criada pelo próprio Decroux durante na segunda metade do século XX

Oficina: Oficina Mimo Corporal - Oficina de Mimo Corporal, com Mhirley Lopes
Data: 10 e 11 de dezembro
Horário: 13h às 19h
Local: Sala Multiuso
Classificação etária: 18 anos
Sinopse: Oficina Desvendando Decroux, com Mhirley Lopes, dedica-se à exposição dos benefícios da técnica do mimo corporal em performances cênicas em geral.
Inscrições na Central de Relacionamentos do Sesc Prainha

Apresentação: Espetáculo: Brain Storm
Data: 11 de dezembro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Prainha
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Em Brain Storm, a personagem central é um ser ficcional que assume contornos de uma escritora da contemporaneidade tal como Lispector, Virgínia Woolf, Sarah Kane entre outras, figurando como ícone de representação de uma visão artística do mundo. O interessante, portanto, não é a escritora e sua identidade, mas a “transvaloração de valores” que propõe com sua arte. Nesse sentido, extrai do cotidiano a potência para sua produção artística deixando-se guiar por um outro modo de estar no mundo. Conduzida pelo fluir espontâneo do seu pensamento, a personagem entra e sai de dentro da literatura destemida e inteiramente entregue ao êxtase da epifania, instante que se volta para a produção de mais um livro.
Ficha técnica
Diretor: Mário Rebouças
Elenco: Alyne Arins
Adaptação: Alyne Arins
Trilha sonora: Dantas Rampin
Técnicos: Cristiano Oga Savara (luz) / Luiz Otávio (som)
4º Cena Emergente com apresentações teatrais, debates e oficinas gratuitas


Categorias: Dezembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar